Artigos

02/06Fernando Barboza

Microsseixos: conheça o “tapete de pedras” 97% drenante

Projetos com estilo decorativo vintage, contemporâneo, rústico ou moderno… enfim, nas mais variadas propostas é possível observar um aumento na escolha por revestimentos naturais entre os materiais. Essa tendência está muito ligada ao fato de apresentarem alta durabilidade, beleza diferenciada e, ainda por cima, estarem associados à sustentabilidade. 

No mercado, há uma série de pedras naturais, entre elas Hitam, Hijau, Água-marinha, Seixo Telado e Mármore Travertino. Mas tem outro tipo que vem conquistando a preferência de clientes e profissionais do setor: os microsseixos.

Você já ouviu falar deles? Ao longo deste artigo vamos abordar os detalhes sobre os microsseixos que, inclusive, são novidade no catálogo da Artemano Revestimentos Naturais.

O que são os microsseixos?

Muito provavelmente você já ouviu falar no revestimento chamado seixo telado, certo? De todo modo, a imagem abaixo vai te ajudar a relembrar: 

Os microsseixos lembram muito o seixo telado, mas, como o próprio nome já diz, eles são pequeninos. A formação envolve resinas e granulados de pedras naturais. Além disso, não apresentam emendas na superfície (diferente do seixo telado), como é possível conferir no projeto abaixo: 

Características dos microsseixos

O efeito estético é algo que chama atenção instantaneamente, mas nos “bastidores” dos microsseixos estão também outras três características bem significativas: 

– são 97% drenante: o que ajuda no escoamento da água da chuva de maneira ecológica e sustentável;

– são antiderrapantes: algo importante para manter a segurança em locais que possam ficar molhados, como pisos; 

– são atérmicos: não esquentam ou esfriam mesmo em meio às variações de temperatura. 

Em relação à tonalidade, existem diversas cores de microsseixos. Na Artemano Revestimentos Naturais, por exemplo, trabalhamos com opções em cor natural, preto, cinza, vermelho, azul e verde. 

Como usar a pedra natural?

Os microsseixos podem ser usados tanto internamente quanto externamente. Se misturados com colantes especiais, é possível aplicá-los em pisos e paredes.

Projetos externos 

Em áreas externas, os locais mais comuns são muros, calçadas, áreas próximas à piscina e escadas. 

Projetos internos

Em áreas internas, os locais mais comuns de uso dos microsseixos são banheiros, cozinhas, salas de estar e espaços gourmet. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os microsseixos? Temos um eBook gratuito que traz um compilado de projetos envolvendo esse revestimento e pode te inspirar ainda mais. 

Compartilhar