Artigos

21/03 Fernando Barboza

Hijau lisa e Hijau bruta: entenda as diferenças

Ao longo da última década, um revestimento natural tem ganhado cada vez mais o carinho dos arquitetos: a pedra hijau, também conhecida como green bali. Ela é de origem vulcânica e tem como procedência a Indonésia e outras regiões da Ásia. Entre as principais marcas da hijau está o belo aspecto natural, o qual lembra muito tons do mar e outros elementos da natureza. É um misto de azul esverdeado e verde azulado que encanta.

Basicamente, a hijau é comercializada de duas formas – bruta e lisa. Para facilitar o seu entendimento, listamos ao longo deste artigo as principais características (tanto semelhantes quanto distintas) que envolvem as pedras hijau lisa e hijau bruta.

Características semelhantes entre hijau lisa e hijau bruta

Embora a hijau lisa e hijau bruta apresentem aspectos distintos em relação à aparência, existem alguns pontos em comum ligados às características e cuidados, entre os principais estão:  

– possuem a mesma origem (região asiática);
– apresentam o mesmo padrão de qualidade (alta resistência mecânica e durabilidade);
– quando utilizadas em um projeto que não preveja que elas fiquem submersas à água, é aconselhável após a aplicação o uso de verniz resinado específico para pedras naturais. Ele auxilia na proteção às intempéries climáticas e é decisivo para dar mais intensidade às cores da hijau, deixando-as mais vivas;
– procedimentos equivocados durante a instalação e manutenção são capazes de danificar a qualidade da hijau lisa e hijau bruta.

Pedra Hijau lisa

A pedra hijau lisa é a versão sem saliências da pedra hijau premium Artemano. Quando molhada adquire uma tonalidade semelhante ao que se vê nas águas do caribe, variando conforme a incidência da luz. Essa característica explica por que ela está presente em vários dos mais modernos projetos de piscina ao redor do mundo.

Além das cores marcantes, outro ponto bem importante no caso da piscina é o fato da pedra hijau conter zeólite, um mineral capaz de purificar a água, pois remove metais pesados, contaminantes e maus odores. Basicamente, a hijau acaba atuando também como um filtro natural.

Sugestões de aplicação da hijau lisa

Banheiros

Cascatas

Espelhos d’água

Piscina

Sauna

Leia também: Pedra hijau lisa – 3 inspirações de aplicação

Pedra hijau bruta

Diferente da hijau lisa, a hijau bruta possui saliências e ondulações. Para chegar a esse resultado, o processo de produção da pedra hijau bruta se torna distinto logo após o corte. Com auxílio de ferramentas manuais, elas såo talhadas uma a uma para deixar um dos lados com aspecto rústico natural. Algo verdadeiramente artesanal, refletindo em um revestimento rústico e exclusivo.

Sugestões de aplicação da hijau bruta


Jardins

Banheiros

Cascatas

Espelhos d’água

Muros

Paredes internas

Revestimento externo de piscina

Leia também: Pedra hijau bruta – 3 projetos perfeitos para usá-la

Agora que você sabe quais são as principais características das pedras hijau lisa e hijau bruta, aproveite para conferir nossa seção de inspirações. É bem provável que algum dos projetos te encante, então, os consultores da Artemano podem te ajudar a colocá-lo em prática.

Compartilhar