Artigos

03/02Fernando Barboza

Mármore travertino: tudo o que você precisa saber sobre o revestimento

Basta pesquisar por “revestimentos naturais sofisticados” e entre as principais opções listadas estará o mármore travertino. Ele tem sido constantemente escolhido para projetos de alto padrão nos mais variados ambientes – sejam eles comerciais ou residenciais. 

Se você está justamente na fase de planejar um espaço elegante, esse artigo vai te ajudar a entender porque o mármore travertino tem tudo para ser uma excelente escolha, além de ampliar suas ideias sobre as possibilidades de aplicação. 

O que é o mármore travertino?

Basicamente, o mármore travertino é uma rocha calcária que tem como origem as águas termais, composta por limonita, calcita e aragonita. É na região de Tivoli, na Itália, que se concentra a maior quantidade de travertino, mas também é possível encontrá-lo em menores quantidades no Peru, Turquia, México e, até mesmo, no Brasil, mais especificamente na Bahia.  

Tipos de mármore travertino

Existem vários tipos de mármore travertino em tons que variam do bege claro ao marrom. Outro ponto curioso é que tanto as peças mais claras quanto as mais escuras apresentam manchas na mesma tonalidade da pedra, além de pequenas fissuras que dão a impressão de desenhos de ramos e folhas.

Abaixo listamos quatro principais tipos de travertino: 

Romano Clássico: é conhecido pela alta durabilidade e resistência. Possui uma coloração que varia do bege puxado para o amarelo até a cor de palha. As fissuras são mais acentuadas na horizontal. 

Bege Bahia: também conhecido como travertino nacional, possui veios de linhas finas, além de cor mais marrom em cima de partes claras. 

Navona: aqui a característica principal é a cor mais clara, próxima ao creme, com fissuras menos evidentes que formam desenhos lembrando as ramificações de uma árvore.

Turco: é o que possui maior quantidade de calcário e apresenta um misto de cores caneladas com tonalidades que permeiam desde o bege mais escuro até o cinza mais claro.

Principais acabamentos de mármore travertino

Há também diferentes tipos de acabamento que podem diferenciar ainda mais o mármore travertino. Essa variação contribui muito para fazer com que esse revestimento seja versátil. Tanto os diferentes tipos de travertino como os diversos tipos de acabamento ampliam as possibilidades de uso, além de fazer com  que o mármore travertino combine com os mais variados espaços. 

Em relação aos acabamentos, existem três tipos: 

Resinado: uma resina da mesma cor da pedra é aplicada no mármore, fazendo com que os buracos e poros na superfície sejam tampados. 


Levigado: o mármore é lixado até ficar mais liso, deixando-o com impressão opaca. 

Bruto: não há qualquer tipo de tratamento, o travertino é usado da maneira como é extraído da natureza. 

Aplicação de mármore travertino como revestimento natural

O mármore travertino não é uma novidade do último século. Para se ter ideia, ele é uma das pedras mais usadas na história da arquitetura. Inclusive, há presença de travertino em obras icônicas como no Coliseu (Itália) e nas Pirâmides do Egito. 

Como usar o mármore travertino em sua casa? 

Seja em pisos ou paredes, o mármore travertino é capaz de deixar os ambientes mais bonitos e requintados – banheiros, cozinhas, escadas, quartos, piscinas. Separamos algumas ideias de aplicação para que você possa se inspirar. 

Banheiro: o mármore travertino combina muito bem para revestir a bancada e os nichos organizadores de produtos de higiene no cômodo. Se no banheiro houver a presença de torneiras luxuosas, principalmente as douradas, a estética do banheiro fica ainda mais incrível. 

Cozinha: a indicação aqui é bem pontual – usar no acabamento do piso ou da ilha central. Em outros locais não é indicado, pois o mármore travertino pode manchar facilmente ou ser danificado com produtos de limpeza. 

Escada: a escada toda por ser revestida com mármore travertino. 

Sala de estar: o travertino pode ser usado no acabamento da lareira e do painel da televisão, por exemplo. Também encaixa muito bem como piso. 

Quarto de casal: costuma ser usado no acabamento das paredes, combinado com uma iluminação aconchegante.

Piscina: o acabamento bruto do mármore travertino é indicado como piso ao redor da piscina. 

Visite a loja online da Artemano e confira as opções de mármore travertino 

E então, você já conhecia todas essas informações sobre o mármore travertino? Para garantir que seus projetos contem com produtos de qualidade, é bem importante estar atento à procedência do material. Nesse sentido, vale conhecer as opções de travertino comercializadas pela Artemano, uma empresa já consolidada no mercado e de referência em revestimentos naturais. 

Compartilhar