Artigos

14/04Fernando Barboza

Varanda gourmet: inspirações e dicas para criar um ambiente exclusivo

Se você chegou a esse artigo, muito provavelmente está planejando criar uma varanda gourmet ou, então, deixar ainda mais único o espaço que já possui, certo? Esse ambiente costuma estar entre os preferidos dos moradores e, durante o último ano, em meio à pandemia, ganhou um novo significado. 

Costumeiramente, a varanda gourmet é vista como o local perfeito para relaxar, receber amigos e pessoas especiais de maneira fácil e prática. Inclusive, para muitos é visto como uma extensão da cozinha ou da sala, por exemplo.

No último ano, com a necessidade de isolamento social e crescimento do home office, a varanda também acabou sendo peça-chave para intensificar o contato com o mundo externo de maneira segura.  

Pensando nisso, separamos as principais dicas e inspirações para criar uma varanda gourmet fantástica. 

Dicas para criar uma varanda gourmet mais bela e exclusiva

Existem alguns itens que são unanimidade entre os arquitetos, paisagistas e designers de interiores e exteriores envolvendo área gourmet. Veja a seguir quais são eles.

Para criar um estilo rústico, use madeira 

A madeira é o segredo se você quiser dar um ar rústico à sua varanda gourmet. De acordo com o tamanho do ambiente, vale investir em poltronas, bancos, balcões, mesas e cadeiras. Existem também os móveis de MDF com revestimento amadeirado que podem ser uma boa alternativa. 

Faça uso de objetos decorativos

De acordo com o estilo que você quer transmitir, escolha louças, panelas e quadros estratégicos. Rústico, contemporâneo, moderno… pesquise as características e faça as melhores escolhas de objetos decorativos. 

O Pinterest é um excelente local para você se inspirar. Ao procurar por “área gourmet rústica”, por exemplo, centenas de ideias de ambientes aparecem. 

Equipamentos para cozinhar 

Não há como deixar a estrutura para cozinhar de fora da área gourmet. Analise o que é mais conveniente de acordo com o que você pretende preparar nesse espaço. Pode ser conveniente uma churrasqueira, forno de pizza ou forno convencional. Também vale pensar em uma banca para preparar os alimentos e um frigobar.       

Cultive o verde

Para trazer mais natureza para dentro de casa, dê alguns toques verdes à sua varanda gourmet. Mini jardim, estantes para apoiar vasos de plantas e horta vertical são algumas das opções. 

Leia também: Uso de materiais naturais está entre as tendências da arquitetura 

Use revestimento natural para obter mais requinte na sua varanda gourmet

Os revestimentos naturais podem te ajudar a decorar o espaço gourmet, além de dar um toque a mais de requinte e exclusividade. Eles são propícios para revestir paredes e pisos. Há opções como a Hitam BrutaHijau Bruta e Seixo Telado Verde que se encaixam bem no cenário rústico, assim como a Hijau Lisa, Mármore Travertino e o Seixo Telado Branco que passam um aspecto mais clean e moderno.  

Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, trabalhamos com peças premium, perfeitas para quem não abre mão de qualidade e sofisticação. Eles são excelentes para áreas gourmet, pois possuem algumas especificidades – são antiderrapantes, atérmicos, de alta durabilidade e de fácil limpeza. 

Para conhecer em detalhes cada uma das opções de revestimentos naturais premium, acesse o eBook de Revestimentos. Ele está disponível para download gratuito. 

Aproveite também para conhecer a loja online da Artemano. Se você tiver dúvidas sobre a quantidade de revestimento necessária para sua varanda, acesse nossa calculadora e descubra facilmente.

Compartilhar