Pedra Água-Marinha: o que é e por que usar na sua piscina?
Se você está entre os apreciadores de piscinas diferenciadas, muito provavelmente já ouviu falar no termo pedra Água-Marinha, também conhecida como Aquamarine. Diz respeito a um revestimento que está corriqueiramente presente em projetos de alto padrão. Ele têm sido a escolha preferida de diversos arquitetos, paisagistas e designers de exteriores devido a algumas características bem específicas e exclusivas.
Por isso, caso você esteja projetando cenários que envolvam ambientes molhados, sejam eles piscinas, cascatas, banheiros ou espelhos d’água, fique atento a este artigo. Separamos as principais informações e curiosidades envolvendo a pedra Água-marinha.
Principais características da pedra Água-Marinha
A pedra Água-Marinha ela é uma variedade do mineral berilo, mais precisamente a versão azul do berilo. Grande parte dos cristais de Água-Marinha são provenientes de depósitos geológicos de rocha pegmatito, sendo que muitos deles estão presentes no Brasil.
Inclusive, a maior Pedra de Água-Marinha encontrada no mundo é brasileira. Extraída em 1980, ela foi lapidada em uma joia de dois quilos e hoje está exposta no Museu de História Natural de Washington.
De todas as características positivas desse revestimento natural, três são as que chamam mais atenção:
– coloração: quanto mais profundidade, mais a Pedra Água-marinha fica azulada; quanto mais raso o local, mais próxima à cor branca. Em espelhos d’água, por exemplo, é possível dar vida a um degradê que vai do branco ao azul;
– atérmica: ela é termicamente estável, ou seja, não absorve calor com facilidade;
– não desliza: a Água-marinha é antiderrapante, algo bem importante para garantir mais segurança em áreas molhadas.
Por que usar a Pedra Água-marinha na sua piscina?
Além dos três aspectos bem significativos citados no tópico anterior (coloração diferenciada, ser atérmica e antiderrapante), a pedra Água-Marinha possui durabilidade maior em comparação a outros elementos usados no revestimentos de piscinas como, por exemplo, os azulejos.
Outro ponto bastante citado por profissionais da área de arquitetura, é o fato desse revestimento funcionar muito com LED RGB para iluminação, de forma que as cores ficam mais precisas e intensas.
Partindo para os campos envolvendo emoção e espírito, a pedra Água-marinha está relacionada à paz de espírito e à redução do estresse, pois possui propriedades calmantes. Dizem que, há tempos, os marinheiros utilizavam essa pedra como amuleto da sorte, acreditando que ela possuía o poder de tranquilizar ambientes, dando coragem para seguir com as viagens.
Uso da pedra Água-Marinha Artemano em outros ambientes
O formato da pedra Água-Marinha Artemano é 10x10cm, liso e polido, com aspecto elegante e refinado. Essas características têm feito com que ela seja escolhida também para revestir paredes de ambientes internos, como banheiros e locais em que o objetivo é gerar um aspecto mais clean.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a pedra Água-Marinha? É claro que, para desfrutar de cada um desses atributos e benefícios, é fundamental encontrar um fornecedor confiável, que comercialize peças verdadeiramente premium e com origem certificada.
Aqui, na Artemano, comercializamos revestimentos naturais desde 2008 e somos reconhecidos pelo alto padrão – do atendimento à entrega. Caso você queria conversar sobre seu projeto com pedra Água-Marinha, entre em contato com nossos consultores. Eles estão disponíveis para tirar todas as dúvidas – Whatsapp, Instagram, Facebook e Email.
Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.