Artigos

14/07Fernando Barboza

Pedra Hitam: conheça as vantagens e aplicações

A pedra Hitam tem sido aplicado como alternativa por quem prefere dar um toque mais natural e sustentável à decoração, sem deixar a sofisticação de lado. Desde a tonalidade acinzentada até nuances mais escuras, a pedra confere muita personalidade, além de valor estético a qualquer ambiente.

Sua forma, textura e variações de cores contribuem para realçar a área onde é aplicada. Além disso, esse tipo de pedra requer menos manutenção e garante maior durabilidade ao seu projeto graças às propriedades vulcânicas. 

A Hitam pode absorver a água, além de mudar de tom dependendo da incidência de luz. Quer saber mais sobre esse revestimento natural, bem como seus benefícios e aplicações? Continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes dessa pedra decorativa, desde a sua origem até os formatos disponíveis para aplicação. 

Qual é a origem da pedra Hitam?

Talvez você não conheça pelo nome, mas já deve ter visto projetos com o revestimento Hitam na hora de buscar inspirações. A pedra tem origem em uma das mais de 17,5 mil ilhas que formam a Indonésia. A área em que é extraída possui muitos vulcões ativos, o que atribui algumas propriedades particulares a esse material.

Sua coloração natural varia entre tons de cinza e o preto. É muito comum encontrá-la em templos budistas espalhados pelo país, já que proporcionam um visual colorido intenso e bonito. Por lá, a Hitam é conhecida pelo nome de “Batu Candi”. 

Aqui na Artemano, por exemplo, cada pedra é coletada em pedaços, de forma artesanal, e encaminhada à nossa base de corte. A partir daí, selecionamos uma a uma para, somente então, repassarmos aos clientes as peças premium. Um trabalho totalmente manual e artesanal para garantir a qualidade premium do material.

Quais são as características desse tipo de revestimento?

Por ser de origem vulcânica, resultado da sedimentação de lava em altas temperaturas, a pedra Hitam tem propriedades atérmicas. Isso significa que ela não absorve nem transfere calor. Também é resistente aos raios UVA e UVB e, por isso, não desbota ao longo do tempo, mantendo suas cores sempre no auge. 

Não é por acaso que uma das aplicações mais utilizadas é na beira de piscinas, como forma de complementar o paisagismo. Quando em contato com a água, a pigmentação aumenta, deixando a Hitam com cores mais vibrantes e escuras. Sua textura rústica é a combinação perfeita para dar um ar elegante e ao mesmo tempo natural.

Além disso, o revestimento é antiderrapante, anticorrosivo e tem elevada resistência à umidade e abrasivos. Essas características tornam a pedra uma ótima opção também para projetos em áreas úmidas, como cozinhas e banheiros. 

Quais são as vantagens do revestimento Hitam?

Por se tratar de um revestimento de pedras naturais, a Hitam já mostra seu primeiro benefício. Por ser um material sustentável, tem tudo a ver com o movimento verde conduzido por pessoas cada vez mais conscientes e preocupadas com os impactos causados à natureza. Além de agregar valor estético, a pedra decorativa tem menor impacto ambiental.

Afinal, é importante lembrar que a Hitam é proveniente da lava de vulcão, uma matéria-prima não poluente. Além do mais, a pedra não produz resíduo durante a aplicação, manutenção ou utilização.

O aspecto natural da Hitam também contribui para colocar os moradores mais em contato com a natureza dentro de suas próprias casas. Isso, por si só, aumenta a sensação de bem-estar, conforto e aconchego, incrementando as experiências sensoriais. Entre outras vantagens desse revestimento, podemos incluir:

  • fácil instalação por meio de argamassa, o que proporciona maior flexibilidade ao processo de dilatação, bem como mais resistência às intempéries do tempo;
  • a aparência natural e as cores neutras possibilitam combinações ecléticas com outros revestimentos naturais ou estilos de decoração;
  • manutenção descomplicada com um pano úmido ou aspirador de pó em ambientes internos e uma lavadora de alta pressão com jato para áreas externas.

Quais as aplicações mais comuns na decoração? 

Revestimentos naturais ajudam a criar um ar contemporâneo, elegante e minimalista. Aliás, esses são os estilos que mais combinam com a pedra Hitam, embora possa ser utilizada em arranjos mais ecléticos, dependendo de cada projeto.

Áreas externas

Entre as aplicações mais comuns da pedra Hitam, você vai encontrar inspirações em áreas externas como piscinas, espelhos d’água e outros ambientes molhados. Tanto o piso ao redor quanto o próprio revestimento da piscina podem ganhar a textura da pedra para criar um visual bonito, sofisticado e único. 

Para compor o paisagismo, o projeto também pode incluir uma das paredes do jardim ou até uma cascata, encontrada em piscinas mais sofisticadas. Lembrando das propriedades antiderrapantes, atérmicas e resistentes à umidade.

Outra aplicação bem procurada é a pedra Hitam bruta para revestir muros. Ela dá um ar imponente para fachada e de requinte, como é possível ver na imagem abaixo.

Ambientes internos

Áreas molhadas como cozinhas, banheiros e saunas (secas ou úmidas) são as preferidas para entrar em projetos com a pedra Hitam. Vale tanto no revestimento de paredes inteiras ou apenas uma parte para destacar, quanto a área do box, por exemplo, para realçar o décor. 

A fim de evidenciar esse contato com a natureza dentro da casa ou apartamento, o material pode ser aplicado também em paredes e pisos de salas, quartos, escritórios e jardins de inverno. Além do aspecto natural, a pedra cria ambientes com mais harmonia, aconchego e um toque de elegância.

Por que buscar empresas especializadas em revestimentos naturais?

Por fim, para que o projeto seja um sucesso e conquiste seus clientes, é essencial contar com um fornecedor especializado em revestimentos naturais. Diferente de outros materiais mais comuns, as pedras exigem um conhecimento maior desde o processo de produção até a instalação. Dessa forma, é possível alcançar um acabamento melhor e com todo o suporte necessário para chegar ao visual desejado.

Na Artemano, você encontra peças únicas e artesanais, consultoria com uma equipe com mais de 10 anos de experiência no mercado, atendimento exclusivo desde a pré-venda até a pós-venda e todo o know-how que você precisa para tirar seu projeto do papel. 

A pedra Hitam traz elegância e sustentabilidade à decoração, além de se diferenciar das opções tradicionais encontradas no mercado. Sem contar que é um material duradouro, resistente e sofisticado.

Formatos de pedra Hitam na Artemano

Você sabia que a pedra requer uma espessura específica para cada tipo de acabamento e aplicação? Por isso, é importante contar com ajuda de especialistas para não errar na escolha e surpreender. 

A Artemano possui uma série de formatos distintos, o que facilita para que arquitetos, decoradores, designers e clientes finais encontrem qual das opções melhor se adéqua a cada projeto. 

Há variações tanto de pedra Hitam bruta quanto de pedra Hitam lisa. Abaixo separamos todas as opções disponíveis. 

Hitam lisa 10 x 10cm 

Hitam lisa 20 x 20cm

Hitam lisa 23 x 7,5cm 

Hitam lisa 40 x 20cm

Hitam lisa hexagon 15 x 15cm

Hitam bruta 10 x 10cm 

Hitam bruta 23 x 7,5cm

Está começando um projeto? Entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.


Compartilhar