7 tipos de revestimento para cozinha para você escolher

tipos de revestimento para cozinha

O acabamento é uma das fases mais importantes da decoração. Afinal, é ele que vai renovar o visual do ambiente e dar aquele toque mais especial, imprimindo o estilo dos moradores em cada detalhe. Já parou para pensar nos tipos de revestimento para cozinha? Esse é um dos cômodos que mais se destaca quando falamos desse arremate final. 

Existem várias opções no mercado, desde os clássicos azulejos e pastilhas de vidro até ladrilhos hidráulicos e materiais como madeira ou pedra. Além de refletir o estilo que você busca e toda a estética do ambiente, o revestimento precisa ser resistente, impermeável e funcional.

Uma cozinha bem decorada é um convite para quem gosta de receber a família e os amigos, não é mesmo? Imagine, então, criar um visual com design exclusivo, cheio de requinte e detalhes talhados pela natureza. Conheça, a seguir, 6 tipos de revestimento de pedras naturais.

A elegância dos revestimentos em pedras naturais

Existem vários tipos de revestimento para cozinha e, para quem gosta de criar ambientes diferenciados, há os acabamentos em pedras naturais. Esse é um detalhe que pode dar um toque mais moderno, sofisticado e atual ao ambiente ao mesmo tempo em que deixa o contraste entre uma cozinha elegante e com características mais rústicas.

Revestimentos que replicam o que temos de mais bonito na natureza para dentro de casa é uma alternativa para quem quer fugir dos acabamentos tradicionais. Por isso, vamos ver 6 tipos de pedras naturais para compor o décor da cozinha.

1. San Thomas

Este revestimento natural tem origem brasileira e também recebe o nome de pedra São Tomé. Com o recorte de hexágonos e em cores suaves para combinar com qualquer ambiente, as peças se encaixam, criando um efeito 3D na parede. Pode ser encontrado em outros formatos, como filetes, retalhos irregulares ou mosaicos.

A aplicação da pedra San Thomas é ideal para áreas específicas que pedem arranjos capazes de transmitir a personalidade de seus moradores. É uma boa opção para as cozinhas, já que retém umidade e protege a parede dos resquícios de gorduras ou alimentos, que podem respingar depois do preparo das refeições.

2. Aqua Marine

Se você busca um aspecto mais clean, elegante e refinado, outra opção de revestimento para cozinha é a pedra Aqua Marine. Graças à cor branca, ela ajuda a criar mais profundidade no ambiente, além de aumentar a incidência de luz. Em contato com a água, sua cor ganha tons azulados, criando um paisagismo único ao ambiente.

A Aqua Marine também pode ser utilizada em áreas externas, no caso de uma cozinha gourmet agregada ao jardim, por exemplo. O revestimento é resistente aos raios UVA e UVB do sol, sem contar a elevada resistência à umidade e as propriedades antiderrapante e anticorrosiva. Não é por acaso que muitos arquitetos utilizam a Aqua Marine como acabamento na beira de piscinas.

3. Rust

Quem busca um ar ainda mais exclusivo, pode apostar no revestimento com a pedra Rust. Também conhecida como pedra ferro, ela tem tonalidades mescladas que podem variar desde o cinza escuro ou marrom até o laranja e o amarelo. 

Quando uma composição é criada em uma área ou em toda a parede, o efeito 3D é incrível. As nuances de diferentes cores se destacam quando a parede é molhada ou iluminada. Assim como a pedra San Thomas, o design da Rust é hexagonal e proporciona um acabamento sombreado rústico, sofisticado e elegante.

4. Hijau (bruta e lisa)

Tanto a versão bruta quanto a lisa da pedra Hijau traz um aspecto natural ao ambiente. Sua forma irregular e cores, que lembram as tonalidades do mar do Caribe, com uma mescla de azul com verde, dão um ar de realce à parede da cozinha.

Além do design, o revestimento tem maior durabilidade e baixa manutenção. Importado da Indonésia, tem forte resistência à formação de lodos e bolores e possui as mesmas propriedades da Aqua Marine. Por isso, é recomendado para áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, e ambientes externos, como piscinas e espelhos d’água.

5. Hitam

Um dos tipos de revestimento para cozinha que confere um ar cheio de personalidade ao ambiente é a pedra Hitam. De origem vulcânica e importada da Indonésia, ela se encaixa na parede, formando painéis texturizados. 

Com suas variações, que mesclam tons de cinza até um preto mais intenso, a pedra causa um grande impacto na decoração. Então, se o objetivo é chamar a atenção de uma forma elegante, luxuosa e natural, a pedra Hitam pode ser uma ótima opção. Sem contar sua durabilidade e resistência, reforçadas por ser um produto de origem natural.

6. Seixos

Fácil de encontrar e de aplicar, além de versátil para revestir paredes internas e externas, o acabamento com seixos é um dos queridinhos da decoração. Proveniente de ilhas da Sumatra, ele é comercializado em pequenos blocos de pedras desprendidas de rochas que, ao serem utilizados em conjunto, garantem um charme extra ao ambiente. 

Para atingirem o formato redondo e liso, essas pedras são lixadas pelas forças da natureza e das águas dos rios durante anos. E é essa energia vibrante que é levada para dentro da cozinha, criando uma área de destaque no décor. O revestimento pode ser encontrado nas cores verde, bege, preto e branco.

7. Mármore Travertino

Outro revestimento que combina muito bem com cozinhas é o mármore travertino, isso porque as cores das peças variam do bege claro ao marrom, o que facilita muito para combinar com a decoração dos mais variados tipos de cozinhas. 

Algo bem importante: a indicação é para que ele seja usado somente no acabamento do piso ou da ilha central da cozinha. Em outras partes não é oportuno pelo fato de que o mármore travertino pode manchar com facilidade, assim como ser danificado com produtos de limpeza.

A importância de escolher materiais de qualidade

A fim de chegar ao efeito desejado, combinando estilo, personalidade e sofisticação para criar a cozinha dos seus sonhos, é essencial investir em revestimentos de qualidade. Escolher bons fornecedores também pode fazer toda a diferença no acabamento final. É por isso que existem empresas especializadas em revestimentos naturais.

Aqui na Artemano, trabalhamos com peças únicas e artesanais, customizadas de acordo com os gostos e as necessidades de cada um dos nossos clientes. Com mais de 10 anos de experiência, temos know-how em produzir, importar e comercializar revestimentos e pedras naturais mais duradouras, resistentes e elegantes para criar um ambiente de alto padrão. 

Agora que você já conhece os principais tipos de revestimento para cozinha, produzidos a partir de pedras naturais, vem a melhor parte: escolher o seu preferido. Leve em conta o estilo que você quer imprimir e o visual que quer transmitir na hora de receber amigos e família na sua casa.

Já tem o seu revestimento preferido? Confira nosso catálogo completo e entre em contato com a nossa equipe para renovar o visual da sua cozinha agora mesmo.


artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também