Conheça 4 tendências em paisagismo para 2022

Paisagismo em área externa

Não há como negar a importância de os profissionais se manterem atualizados sobre o que ocorre em sua área de atuação. Isso é ainda mais relevante para arquitetos e designers de interiores, pois há sempre um conceito, uma cor ou um estilo em evidência. Pensando nisso, listamos as 4 principais tendências em paisagismo para 2022.

Então, fique de olho nas ideias que separamos, inclua-as em seus projetos e consiga melhores oportunidades e destaque no seu ramo.

Paisagismo: o que é

O paisagismo é mais do que criar um jardim, é uma técnica de criar paisagens usando os elementos da natureza.

Veja a seguir as 4 tendências de paisagismo em alta em 2022:

1. Jardins verticais

Nesse tipo de paisagismo, as plantas são dispostas verticalmente com a ajuda de uma estrutura especial. Desse modo, é possível montar um ambiente cheio de vida e muito verde mesmo em espaços pequenos, como é o caso de apartamentos. Não há regras para fazer um jardim vertical.

No entanto, é fundamental escolher tipos de plantas que sejam adequadas ao lugar onde o jardim será montado. Por exemplo, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, liríope e singônio são espécies muito utilizadas em jardins que recebem bastante sol. Se o local escolhido tiver sombra, o ideal é optar por cactos, suculentas, samambaias, orquídeas e bromélias.

2. Espaços funcionais

Uma das grandes tendências em paisagismo é utilizar as plantas não somente para compor um ambiente bonito e agradável, mas também para agregar funcionalidade ao lugar. Desse modo, os espaços bem decorados com plantas podem (e devem!) ser também utilizados para outras funções, como cozinhar, receber convidados ou apenas relaxar.

Incluir pergolados, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e puffes em um jardim bonito é uma maneira excelente de aliar a beleza das plantas ao aumento da metragem quadrada útil de uma casa. Uma ideia muito boa é fazer um belo projeto de paisagismo em uma área gourmet. Assim, é viável associar duas grandes tendências.

3. Materiais naturais

O paisagismo perfeito não se faz apenas com plantas. É preciso inserir outros elementos, como pedras, estátuas, estruturas (como pergolados para jardim vertical), entre outros. Utilizar materiais naturais para isso é uma forma de ressaltar ainda mais a vida do ambiente.

Caminhos com pedras pelo jardim, revestimentos em pedras naturais para o piso e as paredes, pergolados em madeira, vasos em barro ou cerâmica, cascas de árvores para delimitar o espaço das plantas e estruturas para jardim vertical em madeira, sisal, bambu e vime são apenas alguns exemplos do que você pode utilizar para valorizar o paisagismo e seguir a tendência.

4. Acabamentos metálicos

O estilo industrial continua em alta e também pode ser incluído no projeto paisagístico. Aliás, misturar materiais é outra tendência forte para 2022. Além dos elementos naturais, utilize acabamentos metálicos. Para o jardim vertical, utilize uma treliça em metal como estrutura.

Mesas e cadeiras em madeira e metal ficarão lindas na área externa, trazendo contemporaneidade e estilo. Vasos em concreto com suporte metálico também darão um charme a mais na composição.

Também vale destacar que as texturas e as cores são pontos fundamentais do paisagismo. Assim, escolha folhagens em vários tons de verde e, inclusive, as que contam com tonalidades diferentes, como coléus, marantas, calateias, alocasias e ceropegias.

O mesmo vale para as flores e, ainda, para os outros itens que compõem o projeto. A mescla de cores e texturas é bem marcante para a tendência 2022. No entanto, é preciso que todos os elementos estejam em perfeita harmonia visual e estética.

Tendência de Paisagismo Em 2022

As tendências em paisagismo para 2022 estão seguindo o mesmo caminho das tendências de design de interiores, com um foco maior em elementos naturais e materiais sustentáveis.

Os paisagistas estão cada vez mais usando plantas nativas em seus projetos, pois elas são mais fáceis de manter e requerem menos água do que as plantas exóticas. Além disso, as plantas nativas também são mais resistentes a doenças e pragas, o que é importante para um jardim saudável.

Outra tendência é o uso de materiais sustentáveis, como bambu e madeira certificada. Esses materiais são mais amigáveis ao meio ambiente e ajudam a reduzir o impacto ambiental do seu jardim.

Também está em alta o uso de pedras e rochas em jardins e paisagens. As pedras podem ser usadas para criar caminhos, bordas e até mesmo como elementos decorativos. Elas também são ótimas para a drenagem, o que é importante em áreas com muita chuva.

Por fim, as tendências em paisagismo para 2022 também estão incluindo mais iluminação natural e solar. Isso é importante para criar um ambiente aconchegante e seguro para todos.

Agora que você já conhece as principais tendências em paisagismo para o próximo ano, coloque sua criatividade em prática para elaborar seus projetos, encantar seus clientes e conquistar outros.

Gostou das ideias que listamos neste post? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as tendências!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também