Artigos

21/11Fernando Barboza

Conheça 4 tendências em paisagismo para 2020

Não há como negar a importância de os profissionais se manterem atualizados sobre o que ocorre em sua área de atuação. Isso é ainda mais relevante para arquitetos e designers de interiores, pois há sempre um conceito, uma cor ou um estilo em evidência. Pensando nisso, listamos as 4 principais tendências em paisagismo para 2020.

Então, fique de olho nas ideias que separamos, inclua-as em seus projetos e consiga melhores oportunidades e destaque no seu ramo.

1. Jardins verticais

Nesse tipo de paisagismo, as plantas são dispostas verticalmente com a ajuda de uma estrutura especial. Desse modo, é possível montar um ambiente cheio de vida e muito verde mesmo em espaços pequenos, como é o caso de apartamentos. Não há regras para fazer um jardim vertical.

No entanto, é fundamental escolher tipos de plantas que sejam adequadas ao lugar onde o jardim será montado. Por exemplo, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, liríope e singônio são espécies muito utilizadas em jardins que recebem bastante sol. Se o local escolhido tiver sombra, o ideal é optar por cactos, suculentas, samambaias, orquídeas e bromélias.

2. Espaços funcionais

Uma das grandes tendências em paisagismo é utilizar as plantas não somente para compor um ambiente bonito e agradável, mas também para agregar funcionalidade ao lugar. Desse modo, os espaços bem decorados com plantas podem (e devem!) ser também utilizados para outras funções, como cozinhar, receber convidados ou apenas relaxar.

Incluir pergolados, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e puffes em um jardim bonito é uma maneira excelente de aliar a beleza das plantas ao aumento da metragem quadrada útil de uma casa. Uma ideia muito boa é fazer um belo projeto de paisagismo em uma área gourmet. Assim, é viável associar duas grandes tendências.

3. Materiais naturais

O paisagismo perfeito não se faz apenas com plantas. É preciso inserir outros elementos, como pedras, estátuas, estruturas (como pergolados para jardim vertical), entre outros. Utilizar materiais naturais para isso é uma forma de ressaltar ainda mais a vida do ambiente.

Caminhos com pedras pelo jardim, revestimentos em pedras naturais para o piso e as paredes, pergolados em madeira, vasos em barro ou cerâmica, cascas de árvores para delimitar o espaço das plantas e estruturas para jardim vertical em madeira, sisal, bambu e vime são apenas alguns exemplos do que você pode utilizar para valorizar o paisagismo e seguir a tendência.

4. Acabamentos metálicos

O estilo industrial continua em alta e também pode ser incluído no projeto paisagístico. Aliás, misturar materiais é outra tendência forte para 2020. Além dos elementos naturais, utilize acabamentos metálicos. Para o jardim vertical, utilize uma treliça em metal como estrutura.

Mesas e cadeiras em madeira e metal ficarão lindas na área externa, trazendo contemporaneidade e estilo. Vasos em concreto com suporte metálico também darão um charme a mais na composição.

Também vale destacar que as texturas e as cores são pontos fundamentais do paisagismo. Assim, escolha folhagens em vários tons de verde e, inclusive, as que contam com tonalidades diferentes, como coléus, marantas, calateias, alocasias e ceropegias.

O mesmo vale para as flores e, ainda, para os outros itens que compõem o projeto. A mescla de cores e texturas é bem marcante para a tendência 2020. No entanto, é preciso que todos os elementos estejam em perfeita harmonia visual e estética.

Agora que você já conhece as principais tendências em paisagismo para o próximo ano, coloque sua criatividade em prática para elaborar seus projetos, encantar seus clientes e conquistar outros.

Gostou das ideias que listamos neste post? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as tendências!

Compartilhar