Artigos

04/07 Fernando Barboza

Ideias de decoração para área gourmet

Só quem tem um espaço específico para preparar refeições e receber bem os amigos sabe o quanto isso faz diferença. Isso explica por que a área gourmet tem sido um pedido cada vez mais frequente em projetos de casas e apartamentos. Se você ainda não tinha pensado sobre isso ou, então, está justamente na fase de projetar um ambiente assim, este artigo vai te ajudar. Listamos os principais pontos que envolvem decoração para área gourmet. 

Avisamos de antemão que muito provavelmente você vai querer contar o quanto antes com esse este espaço tão especial. 

Por que ter uma área gourmet em casa? 

O formato tradicional de ter dois ambientes distintos – um para a cozinha e outro para a sala de jantar – tem caído em desuso. A ideia de contar com um espaço integrado, onde é possível preparar receitas e, ao mesmo tempo, interagir com os convidados é uma tendência. Entre os principais benefícios de uma área gourmet estão: 

– permanecer em meio aos amigos e familiares enquanto prepara uma refeição; 
– aproveitar melhor os espaços da casa ou apartamento; 
– trazer mais funcionalidade para o dia a dia; 
– criar um ambiente particular para celebrar bons momentos; 
– envolver-se pensando na decoração para área gourmet. 

Onde fazer minha área gourmet? 

Não há uma regra em relação ao lugar mais adequado para dar vida a uma área gourmet. Há quem tenha uma varanda ampla e opte por fazer lá, afinal, geralmente há uma churrasqueira disponível no local. Há também quem prefira integrar a cozinha e a sala de jantar para aproveitar melhor esses espaços. 

No fim das contas, não há certo e errado, tudo depende dos ambientes que estão disponíveis e podem ser usados como decoração para área gourmet. 

5 inspirações de decoração para área gourmet

Se você já está convencido com a ideia de criar um espaço diferenciado e que estimula confraternizações, as ideias que listamos abaixo envolvendo decoração para área gourmet vão te deixar ainda mais animado. 

1) Horta vertical: essa é uma alternativa de decoração para área gourmet que deixa o ambiente mais funcional com um toque maravilhoso de natureza. Outro ponto bem positivo é que os temperinhos orgânicos podem ser utilizados para dar um sabor especial aos pratos. 

2) Bancada anexada ao balcão de cozinha: uma ideia para integrar ainda mais o cozinheiro com as demais pessoas, é anexar uma bancada ao balcão de cozinha. Assim os convidados podem se acomodar confortavelmente, observar o que está sendo preparado e conversar com o chef a todo momento. 

3) Revestimentos naturais: há uma série de opções perfeitas de revestimentos naturais que dão um toque elegante e diferenciado à área gourmet. Eles podem ser usadas no piso e nas paredes, por exemplo. Entre as mais adequadas e procuradas estão Hijau bruta, Hijau lisa, San Thomas, Seixos e Rust

4) Pufes confortáveis na altura da bancada: em vez das clássicas banquetas que fazem conjunto com a bancada, é possível trazer um pouco mais de conforto ao projetar pufes exclusivos que ficam à altura da bancada. 

5) Papel lousa: ele pode ser posicionado em uma das paredes e terá como principal finalidade compartilhar receitas e frases inspiradoras. 

E então, você já tinha pensado em todas essas ideias de decoração para área gourmet? Ficou com vontade de ter um espaço assim na sua casa ou apartamento? Acredito que você também possa se interessar pela entrevista com o arquiteto Pablo Witek, que fala sobre mudar ambientes usando revestimentos naturais. 

Compartilhar