Artigos

24/03Fernando Barboza

Pedra Hijau: conheça as características, benefícios e aplicações do revestimento

A utilização de pedras naturais como revestimento é a garantia de sofisticação e exclusividade em qualquer projeto de arquitetura e decoração. Contudo, entre tantas opções, uma em especial vem ganhando a preferência tanto dos profissionais quanto dos clientes mais exigentes. Estamos falando da pedra hijau.

Suas nuances de verde-azulado encantam os olhos de qualquer um e dão textura e personalidade ao ambiente em que são aplicadas. Já sabemos, assim, que a beleza da pedra hijau é uma enorme vantagem, mas ao longo deste texto você vai conhecer outras características  do revestimento e os benefícios de usar a pedra hijau em seu projeto.

O que é pedra hijau?

Se até então você vinha se perguntando “mas, afinal, o que é a pedra hijau?”, saiba que ela também é conhecida como green bali e é um revestimento natural de origem vulcânica, que tem como procedência a Indonésia e outras regiões asiáticas. Uma das principais vantagens da hijau é a versatilidade, podendo ser utilizada como revestimento em pisos e paredes tanto em áreas externas quanto internas, além de criar um efeito maravilhoso quando usada em piscinas.

Hijau lisa e bruta: qual a diferença?

Existem dois tipos de pedra hijau: a bruta e a lisa. Elas apresentam aspectos distintos em relação à aparência. Basicamente, a hijau lisa é a versão sem saliências da pedra. Já a hijau bruta apresenta saliências e ondulações.

Leia também: Hijau lisa e hijau lisa – entenda as diferenças 

Hijau lisa

O próprio nome dá conta de ilustrar o que se pode esperar da hijau lisa. O fato dela ser “nivelada” – combinado ao cenário de que quando molhada adquire uma tonalidade semelhante ao que se vê nas águas do Caribe – faz com que a hijau lisa seja escolhida para diversos dos mais modernos projetos de piscina ao redor do mundo.

Sugestão de locais de aplicação: saunas, piscinas, espelhos d’água, cascatas e banheiros. 

Leia também: Pedra hijau em hotéis cinco estrelas pelo mundo

Hijau bruta

Já as ondulações e saliências presentes na hijau bruta são resultado do processo de produção. As peças são talhadas uma a uma com ferramentas manuais visando deixar um dos lados com aspecto rústico natural. 

Sugestão de locais de aplicação: jardins, banheiros, cascatas, espelhos d’água, muros, paredes internas e parte externa de piscina. 

Conheça seis motivos para usar a pedra hijau em seus projetos

Quer conhecer os outros benefícios de usar esse revestimento natural em seus projetos? Fique de olho em nossa lista e descubra quais são eles!

1. Oferece sofisticação em qualquer ambiente

Os revestimentos naturais sempre enriquecem a decoração, pois proporcionam a sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, de requinte. Somado a isso, podemos destacar o aspecto ecológico agregado à ideia, uma vez que essa pegada sustentável veio para ficar. Entretanto, tais impressões ficam ainda mais fortes quando se trata da pedra hijau.

Isso se deve tanto à sua origem quanto às suas características. Sua cor única e textura marcante impactam e valorizam qualquer ambiente, tornando esse revestimento uma tendência em diversos espaços sofisticados — não é à toa que a pedra hijau é utilizada nos principais hotéis 5 estrelas ao redor do mundo, bem como em spas e outros espaços exclusivos no Brasil, nos Estados Unidos, na Austrália, em Bali e em diversos outros lugares.

O resultado obtido com a aplicação dessa pedra natural é incomparável e, por transmitir um aspecto de alto padrão, muita gente acha que é impossível adicionar a ideia a projetos menores. Porém, mostraremos que isso é um mito. A pedra hijau é versátil e bastante funcional, deixando qualquer espaço elegante, sem muitos esforços.

2. É um revestimento natural extremamente versátil

É possível encontrar no mercado dois tipos de pedra hijau: a bruta e a lisa. O formato irregular da versão bruta dá um ar mais rústico ao ambiente. Por sua vez, a pedra lisa se encaixa com perfeição em propostas mais modernas. Contudo, tanto uma quanto outra oferecem uma extensa lista de possibilidades de aplicação.

Em ambientes externos, por exemplo, as pedras valorizam o paisagismo, compõem projetos incríveis de espelhos ou quedas d’água, ou, ainda, destacam a fachada de uma casa. Nos ambientes internos, podem formar os pilares que dividem ambientes, delinear a moldura de uma lareira, dar elegância a um banheiro sofisticado e ser o plano de fundo perfeito para um jardim de inverno.

3. Tem propriedades terapêuticas e purificadoras

Outra grande vantagem da pedra hijau é sua função terapêutica, que proporciona um bem-estar inigualável. O zeolito é um dos minerais presentes na pedra e responsável por esse benefício. Ele retira os metais pesados do corpo humano e neutraliza os radicais livres, resultando em mais saúde e melhor qualidade de vida.

Além disso, essa substância presente na pedra também funciona como um agente purificador, filtrando a água e deixando-a mais limpa e livre de bactérias, amônia e outras toxinas.

Leia também: Conheça as propriedades terapêuticas e purificadoras da pedra hijau

4. Promove altíssima qualidade aos projetos arquitetônicos

Além da beleza e das propriedades terapêuticas citadas no item anterior, a pedra hijau conta com mais características que assegurarão excelência e qualidade nos projetos. Em primeiro lugar, é um revestimento atérmico, ou seja, não libera nem absorve calor, o que proporciona total conforto no ambiente.

Além disso, espaços que recebem esse acabamento diferenciado também ganham alta resistência à umidade e abrasão, contando também com a proteção aos raios solares UVA e UVB — motivo pelo qual não desbota com o tempo, como ocorre com outros revestimentos.

5. Confere cores simples e cristalinas aos espaços

A pedra hijau é muito utilizada no revestimento de piscinas e áreas de lazer aquáticas. Um dos maiores motivos é a sua cor, que fica mais vibrante em contato com a água e se assemelha ao tom das águas do Caribe, por exemplo. Ainda, quando fica sob o efeito de luzes submersas, cria um verdadeiro espetáculo visual, encantando a todos que utilizam o espaço.

Importada da Indonésia, como mencionamos, essa pedra promove um aspecto estético único e traz para qualquer ambiente um ar natural asiático, principalmente quando molhada ou em contato com a incidência de luz. É como se você estivesse, de fato, em uma piscina natural!

Nessas situações, a tonalidade da pedra hijau fica ainda mais verde azulada e deixa não só piscinas, mas outros espaços externos ou até mesmo banheiros com uma cara de natureza — e com aquele aspecto rústico, luxuoso e incomparável.

6. Reduz os riscos de acidentes

Por sua alta resistência e durabilidade, a pedra hijau também colabora para projetos mais seguros e que otimizam a qualidade de vida dos usuários dos ambientes. Isso porque esse revestimento natural é termicamente estável, não absorvendo calor facilmente.

Porém, o que muita gente não sabe é que essa pedra também previne acidentes, por não ser escorregadia. Muitos arquitetos e clientes, inclusive, escolhem o material em sua versão mais rústica, garantindo um acabamento bastante natural e, ao mesmo tempo, seguro em relação a tombos, escorregões e outros problemas do tipo. Assim, as áreas podem ser usadas por todos com mais segurança.

Leia também: Pedra hijau vale a pena?

Conheça as pedras hijau bruta e lisa comercializadas pela Artemano

Como você viu, esse revestimento oferece diversas opções de aplicação e fica perfeito em qualquer estilo de decoração e arquitetura. Então, solte a sua criatividade! Transforme ambientes comuns em espaços exclusivos, sofisticados e com valor agregado.

Se, ao chegar até aqui, você se convenceu de que esse revestimento vale a pena, acesse a loja online da Artemano e conheça todas as opções disponíveis. 

Acessar opções de hijau bruta
Acessar opções de hijau lisa

Compartilhar