Artigos

16/01Fernando Barboza

4 tendências de decoração de casas modernas

Criar espaços práticos, elegantes e com muito estilo é o objetivo principal da decoração moderna, que valoriza os imóveis compactos e mostra sua força nos mais amplos. Com ênfase em linhas retas, materiais e revestimentos naturais e cores neutras, a decoração de casas modernas une a funcionalidade e a estética.

Outra característica fundamental do estilo é estar atento ao que é tendência. Desse modo, o décor transmite a personalidade dos moradores, que são pessoas atualizadas com o que está em voga. Pensando nisso, listamos o que está em alta na decoração moderna para que você saiba quais elementos escolher para uma composição harmônica e atual. Confira!

1. Mobiliário funcional

Uma das tendências na decoração de casas modernas é o minimalismo, isto é, a ideia de que menos é mais. Sendo assim, o ideal é investir em móveis de linhas retas, simples e que não tenham muito volume. Também tenha apenas peças que realmente utiliza no seu dia a dia. A ideia é destacar e valorizar o que realmente é essencial para você.

Móveis versáteis e multifuncionais são uma excelente alternativa para otimizar o espaço e não fugir da proposta da decoração. Uma das grandes vantagens é a organização. Cada objeto tem seu lugar certo dentro do lar e, por haver poucos itens, é mais fácil manter tudo em ordem.

2. Formas geométricas

Geometria tem tudo a ver com o moderno. As formas geométricas podem estar nas estampas de tapete, nas cortinas, nas almofadas, nos quadros, nos objetos decorativos e no revestimento de pisos ou paredes. Aliás, como a decoração de casas modernas requer materiais naturais, é possível aliar esses dois conceitos ao utilizar pedras naturais com corte exclusivo hexagonal, por exemplo.

Contudo, as pedras devem ter tons neutros, como a San Thomas (também chamada de São Tomé), que apresenta nuances de bege. Esse tipo de material confere sofisticação e personalidade ao ambiente, reforçando a proposta moderna.

3. Plantas grandes

Decorar com plantas sempre traz mais vida ao ambiente. A tendência é apostar em folhagens grandes e arrojadas. Desse modo, haverá poucas plantas na decoração, mas que se destacam pela presença.

Algumas espécies que combinam perfeitamente são: Espada de São Jorge, Palmeira Areca, Calatheas, Costela de Adão e, se quiser acrescentar cores, Cróton, que oferece as mais variadas cores em suas folhas, como laranja, amarelo, branco, roxo, vermelho e rosa.

Essas plantas ganham ainda mais destaque quando colocadas frente a uma parede revestida de pedras e com luzes direcionadas aos arranjos.

4. Tetos decorados

Em geral, não se dá muita atenção ao teto em projetos de decoração. Entretanto, ele está em alta no momento. Transforme-o em um belo ponto focal adicionando vigas em madeira, sancas iluminadas, acabamentos em gesso e estampas geométricas ou pintando-o com um tom diferente do utilizado nas paredes.

Enfim, a decoração de casas modernas é bastante simples de ser reproduzida em qualquer projeto. O estilo atual agrada a muitas pessoas e pode ser facilmente adaptado para qualquer tamanho de imóvel. Basta seguir as características principais do estilo e acrescentar elementos que são tendência na arquitetura e no design de interiores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir nosso post sobre como escolher o melhor revestimento para parede externa!

Compartilhar