Se você está entre os apreciadores de piscinas diferenciadas, provavelmente já ouviu falar no termo pedra água-marinha, também conhecida como pedra aquamarine. Esse é um tipo de revestimento que está corriqueiramente presente em projetos de alto padrão.
A pedra água-marinha é a escolha preferida de diversos arquitetos, paisagistas e designers de exteriores, devido a algumas características bem específicas e exclusivas. Por isso, caso você esteja projetando cenários que envolvam ambientes molhados, sejam eles piscinas, cascatas, banheiros ou espelhos d’água, fique atento a este artigo.
Separamos as principais características da pedra Aquamarine, além dos benefícios, aplicações e curiosidades. Leia este artigo até o final que eu tenho certeza que esse artigo vai ajudar você.
O QUE É PEDRA ÁGUA-MARINHA?
A água-marinha ou aquamarine pedra é uma variedade do mineral berilo, mais precisamente a sua versão azul muito semelhante a uma esmeralda.
Além de ser utilizada para revestir espaços, também é possível encontrar pessoas que a usam em jóias, como brincos e pingentes, já que ela também é considerada uma pedra preciosa.
ORIGEM DA PEDRA AQUAMARINE
A origem do nome da pedra água-marinha vem do latim, que significa “água do mar”, pois faz referência a sua cor levemente azul turquesa/esverdeada.
Grande parte dos cristais de água-marinha são provenientes de depósitos geológicos de rocha pegmatito, sendo que muitos deles estão presentes no Brasil, principalmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
Inclusive, a maior pedra água-marinha verdadeira encontrada no mundo é brasileira. Extraída de forma bruta em 1980, ela foi lapidada em uma joia de dois quilos e hoje está exposta no Museu de História Natural de Washington.
Em relação às crenças místicas, diz-se que Netuno deu a pedra aquamarine de presente às sereias e animais do mar, por ser considerada um símbolo da felicidade e da juventude eterna.
3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PEDRA ÁGUA-MARINHA
Agora vamos falar das 3 principais características positivas desse revestimento natural para piscinas, ou seja, iremos abordar o diferencial desta pedra:
- Coloração
Quanto mais profundidade, mais a pedra água-marinha fica azulada; quanto mais raso o local, mais próxima à cor branca. Em espelhos d’água, por exemplo, é possível dar vida a um degradê que vai do branco ao azul.
- Atérmica
Ela é termicamente estável, ou seja, não absorve calor com facilidade.
- Antiderrapande
O revestimento Aquamarine não desliza, algo bastante importante para garantir mais segurança em áreas molhadas, principalmente com idosos e crianças.
Veja também
Vantagens dos revestimentos naturais na arquitetura sustentável
Pisos de pedras naturais reduzem o risco de acidentes: entenda por quê
Pedra natural para piso externo: qual o melhor tipo?
Pedra de rio: o que é e como usá-la para decorar ambientes
Revestimentos naturais: uma escolha perfeita para imóveis de alto padrão
POR QUE VOCÊ DEVE USAR PEDRA AQUAMARINE NO SEU PROJETO
Além dos três aspectos bem significativos citados no tópico anterior (coloração diferenciada, ser atérmica e antiderrapante), a pedra água-marinha apresenta outros motivos complementares (e não menos importantes) que estão entre os principais para que profissionais da área a coloquem na lista de preferências.
POSSUI EXCELENTE DURABILIDADE
Hoje em dia, diversos tipos de rocha têm sido utilizados para revestir ambientes internos e externos, justamente por causa da maior durabilidade em comparação a outros materiais, como azulejos, por exemplo.
A pedra aquamarine está na lista daquelas que, mesmo com o passar do tempo e as intempéries que ocorrem, não perde a tonalidade. Esse ponto positivo se deve ao aspecto ecológico da pedra, que costuma preservar as características naturais.
CORES MAIS PRECISAS E INTENSAS
Outro ponto bastante citado por profissionais da área de arquitetura, é o fato desse revestimento funcionar muito com LED RGB para iluminação, de forma que as cores ficam mais precisas e intensas.
POSSUI PROPRIEDADES CALMANTES
Partindo para os campos envolvendo emoção e espírito, a pedra água-marinha está relacionada à paz de espírito e à redução do estresse, pois possui propriedades calmantes.
Dizem que, há tempos, os marinheiros utilizavam essa pedra como amuleto da sorte, acreditando que ela possuía o poder de tranquilizar ambientes, dando coragem para seguir com as viagens.
PROMOVE QUALIDADE AOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS
A água-marinha é o elemento chave para trazer mais sofisticação e requinte a qualquer projeto, justamente por conta de todas as exclusividades relacionadas aos aspectos estéticos.
REDUZ OS RISCOS DE ACIDENTE
Você sabia que grande parte dos pisos cerâmicos não é antiderrapante? Com a pedra água-marinha, que é um revestimento natural, ocorre o oposto. E isso é uma qualidade fundamental em ambientes com maior risco de acidentes – piscinas, calçada e outros espaços em que há lavação frequente com água.
Conheça a pedra água-marinha comercializada pela Artemano
O formato da pedra água-marinha Artemano é 10x10cm, liso e polido, com aspecto elegante e refinado. Essas características têm feito com que ela seja escolhida também para revestir paredes de ambientes internos, como banheiros e locais em que o objetivo é gerar um aspecto mais clean.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a pedra aquamarine? É claro que, para desfrutar de cada um desses atributos e benefícios, é fundamental encontrar um fornecedor confiável, que comercialize peças verdadeiramente premium e com origem certificada.
Aqui, na Artemano, comercializamos revestimentos naturais desde 2008 e somos reconhecidos pelo alto padrão – do atendimento à entrega. Caso você queria conversar sobre seu projeto com pedra água-marinha, entre em contato com nossos consultores. Eles estão disponíveis para tirar todas as dúvidas em nossos canais WhatsApp, Instagram, Facebook e e-mail.