Artigos

05/05Fernando Barboza

Saiba como calcular o metro quadrado de uma casa

Se você chegou a este artigo, muito provavelmente está planejando construir ou reformar um imóvel, certo? É bem provável que você já tenha percebido que um dos pontos que impacta diretamente quando se está comprando materiais é conseguir identificar o tamanho exato de cada ambiente, para garantir que não falte itens ou, então, que não ocorram exageros durante a compra. 

Os revestimentos, como as pedras naturais, estão entre os itens que, durante a compra, necessitam que se tenha em mãos o cálculo do metro quadrado da casa, terreno ou de um ambiente específico. 

Para você entender previamente, o conceito de metro quadrado parte da ideia de um quadrado com 1 metro de lado, assim, ao multiplicar um lado pelo outro, você obterá a área de 1 m². Os terrenos e imóveis são medidos assim, por isso, é tão importante compreender como a medida funciona. 

Confira ao longo dos próximos parágrafos como calcular o metro quadrado de sua casa ou terreno.E veja também como descobrir a quantidade de revestimento necessária para o seu projeto.

Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares

O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados.

Exemplos:

  • Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento

A= lado x comprimento

A= 15 x 25 = 375 m²

  • Um terreno quadrado com 20 metros de lado

A= lado x lado

A= 20 x 20 = 400 m²

Fácil não é? Assim fica mais tranquilo entender como calcular o metro quadrado!

Cálculo da área de terrenos irregulares

E quando o terreno é mais estreito na frente, ou no fundo?

Vamos imaginar a seguinte situação: um terreno com 6 metros de frente, 20 metros de comprimento e 8 metros de fundos. Neste caso, apenas as laterais do terreno serão iguais, o cálculo poderá ser feito de duas maneiras!

Opção 1

Primeiro faça o cálculo da área considerando apenas a frente do terreno

A= 6 x 20 = 120 m²

Depois faça o cálculo da área considerando apenas o fundo do terreno

A= 8 x 20 = 160 m²

Some as duas áreas obtidas

A = 120 + 160 = 280 m²

Divida o valor por 2

A= 140 m²

Portanto, a área final do terreno será de 140 m².

Opção 2

Vamos considerar os mesmos valores do cálculo anterior.

Some o valor da frente e dos fundos do terreno e divida por 2

(6 + 8) / 2 = 7 m

Multiplique o valor obtido pelo comprimento do terreno

A= 7 x 20 = 140 m²

Como pudemos conferir, os valores obtidos são iguais, portanto, escolha a maneira mais fácil para você!

Cálculo de áreas de casas

Quando falamos em casas, o cálculo é um pouco diferente, sabe por quê? A área útil da edificação é diferente da área total. Isso significa que as paredes também são consideradas no cômputo das áreas, mas não são áreas úteis da residência, por isso, a área útil sempre será menor que a área total da casa.

Como medir um ambiente

A primeira etapa para calcular a área de um ambiente é pegar uma trena, medir o comprimento e a largura. Lembre que os centímetros são muito importantes para o cálculo da área total!

Por exemplo, se você medir um quarto com uma parede que tenha dois metros e cinco centímetros, no cálculo de área o valor entrará também em metros, portanto, a lateral terá 2,05 metros. Usando essa mesma parede de referência vamos calcular a área útil de um quarto que mede 2,05 metros por 4,50 metros.

A = 2,05 * 4,50 = 9,225 m² de área

Agora vamos imaginar o cenário de um cômodo com área irregular, por exemplo, uma sala no formato em L. Considere uma lateral do ambiente medindo 6 metros e 3 metros de largura. A outra parte do L medirá 5 metros por 2 metros, podemos fazer o cálculo da seguinte forma:

Divida a área em dois retângulos e calcule a área de cada um

A1= 6*3 = 18 m²

A2= 5*2 = 10 m²

Somando a área dos dois retângulos, a área final da sala será 28 m².

Conheça a calculadora de revestimentos naturais da Artemano 

E então, você conseguiu entender como fazer o cálculo do metro quadrado? Esse passo é importantíssimo para minimizar prejuízos financeiros e otimizar o seu tempo. 

Agora é hora de saber a quantidade de revestimento que o seu ambiente necessita. E para facilitar a sua vida, construímos uma calculadora gratuita que identifica a quantidade de revestimentos naturais necessária para o seu projeto. 

A ferramenta é online e bem prática, mas para que ela traga informações exatas, é importante realizar as medidas dos ambientes corretamente.

Compartilhar