Uso de materiais naturais está entre as tendências da arquitetura

tendencias arquitetura

Em meio à pandemia de coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitas foram as pessoas que procuraram formas de trazer mais natureza para dentro de casa usando de algumas alternativas específicas. 

Inclusive, mais de 6 milhões de publicações no Instagram usam a #urbanjugle. Essa hashtag caracteriza uma tendência de decoração, que envolve bastante verde e o máximo de contato com a natureza. 

Quem trabalha projetando espaços percebe que o uso de materiais naturais está entre as tendências da arquitetura e do design de interiores. E se você está justamente buscando inspirações relacionadas a esse tema, continue atento a este artigo. Listamos alguns dos principais materiais sustentáveis usados e as vantagens relacionadas a eles. 

Sofisticação e sustentabilidade

Uma das grandes vantagens do uso de materiais está no fato de incorporar matérias-primas sustentáveis a ambientes requintados e exclusivos. 

É possível unir facilmente estas duas frentes – sofisticação e sustentabilidade –  por meio da escolha dos materiais corretos para o projeto. Existem alternativas capazes de reduzir os impactos ambientais, minimizar a geração de resíduos e, de quebra, criar ambientes exclusivos. Entre as principais opções estão: 

Revestimentos naturais: eles são extraídos da própria natureza, tendo como origem fontes renováveis. Entre os mais conhecidos e procurados para projetos de alto padrão estão a pedra Hitam, Hijau, Mármore Travertino e Água-marinha

Madeira: muito tem se falado sobre o uso de madeira de reflorestamento certificada, que tem como origem a extração sem a exploração de mão de obra e desmatamento. Ela pode traz sofisticação e personalidade aos ambientes, podendo ser usada, por exemplo, para dar vida a murais e painéis decorativos.

Bambu: ele está disponível em grandes quantidades na natureza e é altamente resistente. O bambu pode ser usado para estruturas, vedação e até mesmo cobertura de construções.

Tijolo ecológico: diferente dos tijolos comuns, que são queimados em um forno e geram gases poluentes, os tijolos ecológicos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica. O material é resistente e apresenta ótimo isolamento acústimo e térmico. 

Leia também: Como realizar construções sustentáveis? Conheça as melhores práticas

Porque usar materiais sustentáveis no seu projeto?

Como você pode perceber, há uma série de alternativas que inspiram a incorporar as tendências da arquitetura tendo como base os materiais naturais. Além do mais, existem alguns bônus bem significativos que você pode considerar. 

Para obter um design consciente

Quando falamos em promover um design consciente, ele envolve sustentabilidade, decoração minimalista e peças reutilizáveis. Um bom exemplo de item que ajuda a ampliar as ideias são os pallets – eles podem se tornar base de cama, cabeceira, sofá, estante, painel de televisão, jardim vertical, mesa. 

Para elaborar projetos customizados

Ter uma casa que passe a essência de quem mora lá é um dos principais desafios dos profissionais que trabalham com arquitetura e design de interiores. Nesse sentido, os materiais naturais são peça-chave para ajudar na customização e criação de ambientes exclusivos, que levam em consideração as experiências dos clientes. 

Revestimentos naturais Artemano: mais naturalidade para os seus projetos

Como mencionamos anteriormente, entre as tendências da arquitetura estão os revestimentos naturais, eles são capazes de trazer mais leveza e dar um ar de naturalidade aos espaços. Aproveite para conhecer a loja online da Artemano Revestimentos Naturais e identifique as opções premium que melhor se adequam ao que você está projetando. 

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também