Veja como planejar uma reforma de apartamento da melhor maneira

reforma de apartamento

A família aumentou, as necessidades agora são outras, a estrutura e a decoração não agradam mais. Seja qual for o motivo para a reforma de um apartamento, é fundamental fazer um bom planejamento para evitar transtornos e conquistar um resultado final satisfatório, além de economizar com a construção.

Afinal, o entulho, a bagunça, o barulho e os possíveis imprevistos nos dias de obra causam um verdadeiro caos na vida de qualquer um. Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a planejar a reforma e poder curtir sua casa nova com muito conforto. Acompanhe!

Defina o que será reformado

O primeiro passo é decidir quais cômodos serão reformados e o que será feito em cada um deles. Isso precisa estar bem definido, pois fazer mudanças durante as obras pode ser um grande desastre. Além de demorar mais para a conclusão, certamente haverá mais gastos.

Por esse motivo, seja bastante detalhista nas mudanças que deseja para cada ambiente, listando-as por prioridade. É a partir disso que serão definidos a elaboração do orçamento, compra de materiais, cronograma, contratação de mão de obra, entre outros fatores.

Planeje onde ficar durante a reforma do apartamento

Outro ponto importante a se pensar é que, dependendo do tamanho da reforma, será preciso desocupar o imóvel até que tudo esteja pronto. Isso porque, mesmo que as obras sejam feitas em um cômodo por vez, a bagunça e a sujeira se espalham por todo o apartamento.

Ao ficar em outro lugar, você ficará mais tranquilo e os profissionais poderão trabalhar melhor. Caso fique em um hotel ou alugue outro espaço, inclua esses gastos no orçamento da reforma.

Contrate profissionais especializados

Seja qual for a extensão da reforma no apartamento, é preciso contar com um arquiteto de sua confiança. Ele consegue aliar funcionalidade à estética para as instalações dos ambientes, incluindo todos os detalhes da obra, como ventilação, iluminação, materiais utilizados, acabamentos, disposição do mobiliário, entre outros.

Explique exatamente como você deseja o resultado final, mas não deixe de levar em consideração a opinião do profissional. Afinal, ele tem todo o conhecimento para propor soluções criativas aos clientes.

Elabore um cronograma

Essa é uma ferramenta indispensável para organizar a sua reforma. Com a ajuda do arquiteto, faça um cronograma com todas as etapas da obra. Isso ajuda a otimizar o tempo, melhora a produtividade da equipe e permite um controle maior sobre os gastos. É bastante comum que imprevistos surjam no decorrer de uma reforma, no entanto, tome o cuidado de seguir o cronograma o máximo possível.

Capriche na escolha dos materiais

O arquiteto também pode dar uma enorme ajuda na escolha dos materiais. Com tantas opções, ficamos ainda mais em dúvida sobre o que queremos e o que de fato fica adequado ao ambiente. Por exemplo, é melhor um piso claro ou um piso escuro para o seu apartamento? Que cor e tipo de tinta são os corretos para a proposta de decoração escolhida? Para essas e tantas outras dúvidas, contar com o arquiteto será a garantia de um resultado impecável.

De qualquer modo, ao escolher os materiais, leve sempre em consideração a qualidade dos produtos. Caso contrário, será necessário fazer reparos e substituições em um prazo bastante curto.

Agora que você já sabe como planejar a reforma de apartamento, ficará mais fácil renovar seu lar e deixá-lo como deseja, reduzindo os transtornos comuns de toda obra. No entanto, se você não quer fazer uma reforma tão grande e, ao mesmo tempo, quer uma grande mudança, troque os revestimentos. Como eles ocupam uma grande área, darão a impressão de uma enorme transformação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas publicações no Facebook e no Instagram e fique por dentro dos melhores conteúdos!


artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também