TERRENO EM DECLIVE: COMO SE DIFERENCIAR NA HORA DE CRIAR UM PROJETO ARQUITETÔNICO

como se diferenciar ao criar um projeto arquitetonico em terreno em declive

Terreno em declive, problema ou oportunidade? Tudo depende de como desenvolver o projeto. O arquiteto pode utilizar os obstáculos do terreno de forma favorável. As diferentes alturas podem ser avaliadas como parte da composição.

Normalmente, ao olhar um terreno com desnível, nosso primeiro pensamento é movimentar a terra para planificar, mas será que essa é a melhor alternativa? Um bom projeto arquitetônico pode reduzir o impacto dos cortes e aterros.

A movimentação de terra exige cuidados específicos e maiores investimentos. Quer saber como usar essa possível adversidade a seu favor? Confira dicas para diferenciação nos projetos arquitetônicos em terrenos com declive.

Nivelamento do terreno

O terreno ideal para qualquer projeto é aquele nivelado, correto? Nem sempre! O terreno em declive pode ser aproveitado para composições e para lindos efeitos em suas obras.

Em muitos casos, nossa primeira opção é a de nivelar o terreno, seja para compensar as áreas com muita ou pouca terra. Para áreas com declividades muito acentuadas, o corte e aterro pode servir para reduzir a diferença de alturas.

Ao considerar qualquer movimentação de terra recomenda-se tomar cuidado com algumas situações, veja:

  • ao retirar solo, as camadas laterais ficarão mais instáveis;
  • ao aterrar a área, deve-se considerar projetos de muros de arrimo para contenção;
  • as fundações deverão alcançar a camada resistente de solo;
  • considere o impacto financeiro para seu cliente, pois a movimentação de terra e as estruturas auxiliares podem onerar o projeto;
  • verifique as condições de vizinhança do terreno, pois o impacto gerado pela obra também deverá ser preocupação do profissional responsável.

Como utilizar o desnível nos projetos

E se você não achar viável realizar cortes e aterros? Outra opção é aproveitar os níveis diferenciados como estratégia arquitetônica para construir em um terreno com declive. As composições podem explorar múltiplos andares e aproveitamento das áreas desniveladas. Pensando nisso, temos algumas sugestões para você!

Otimize o espaço

A parte baixa do desnível pode ser aproveitada como andar inferior da edificação. Os usos podem ser os mais diversos, como:

  • aproveite a área para ampliar o número de garagens;
  • utilize a área baixa como depósito da edificação;
  • crie um espaço de adega;
  • projete uma área para ateliê.

Todas as ideias dependerão dos hábitos do proprietário da obra e da finalidade da edificação, mas como vimos, são tantas as possibilidades para usufruir dos desníveis.

Crie uma área de lazer

Ter uma casa em um terreno com declive pode ser muito vantajoso para as áreas de lazer também! Aproveite para investir em um lindo paisagismo, com piscina, decks, vegetação e áreas de convivência. Projetar esses espaços em níveis inferiores do terreno resultará em maior privacidade para os usuários.

Idealize projetos escalonados

As escadas de acessos internos e externos não precisam ser apenas um detalhe da edificação. A construção como um todo pode ser feita em diferentes níveis. Os projetos escalonados podem ser pensados para aproveitar as diferentes vistas do terreno e reduzir os gastos com corte, aterro e estruturas complementares.

Como vimos, essa pode ser uma oportunidade incrível para desenvolver lindos projetos em terrenos com declives. Explore sua criatividade para chegar a lindas composições!

Gostou das nossas dicas sobre terreno em declive? Comente na publicação e compartilhe suas ideias!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também