APLICAÇÃO DE REVESTIMENTO NATURAL: CUIDADOS E DICAS

aplicação de revestimento natural artemano

Os revestimentos naturais estão cada vez mais presentes em projetos que prezam pela exclusividade e sofisticação. A variedade de cores, tamanhos e espessuras facilitam para que eles sejam aplicados nos mais diversos ambientes – salas, cozinhas, banheiros, piscinas, muros, áreas externas em geral. No entanto, para conseguir um resultado perfeito, é bem importante estar atento à aplicação correta do revestimento  de pedra natural.

Ao longo deste artigo você vai conferir os cuidados mais significativos a que se deve estar atento. Boa leitura!

Principais cuidados na hora de aplicar revestimentos naturais

Primeiro cuidado: preparação do espaço

Pode-se dizer que as pedras naturais são artesanais, por isso uma peça não costuma ser igual a outra, há certa variação em relação à tonalidade e também pode ocorrer no tamanho. Por isso, é bem importante que antes do assentamento seja feita uma simulação com as peças para entender como ficará o piso ou parede. 

Caso nesse momento seja percebida diferença significativa no tamanho das peças, o profissional que fará o assentamento pode ajustar as pedras usando um equipamento especializado. 

Segundo cuidado: assentamento das peças 

projeto comercial com aplicacao de revestimento natural artemano

O próximo passo envolve o assentamento, para isso é essencial que a superfície assentada esteja totalmente limpa, sem resquícios de gordura, pó ou outras partículas. A área também precisa estar nivelada. Esses cuidados são essenciais para prevenir problemas.

Por exemplo: os revestimentos aplicados com cola, se não forem instalados corretamente, as peças podem se descolar com o tempo.

Veja como evitar alguns desses problemas:

  • Para eliminar qualquer resquício de pó ou sujeira nos revestimentos, é importante molhá-los antes de fazer o assentamento. 
  • Fazer uso de argamassa colante seguindo as instruções sinalizadas pelo fabricante na embalagem do produto. A argamassa deve ser aplicada com a parte lisa da desempenadeira, sendo espalhada de forma uniforme pela superfície. 
  • Também é preciso aplicar o produto na parte traseira dos revestimentos. 
  • Feito os passos acima, basta posicionar cada peça de revestimento sobre a cola e, então, ajustar e fixar pressionando.

Terceiro cuidado: junta seca 

piscina com aplicação de revestimento natural artemano

Se a intenção é usar a pedra natural como revestimento em áreas submersas, como no caso de piscinas, é aconselhável que o assentamento seja realizado em junta seca, ou seja, sem rejunte. Mas, caso a intenção seja rejuntar, é bem importante proteger a face da peça que ficará exposta para evitar o risco do rejunte manchar o revestimento de pedra natural

Boas práticas que devem ser adotadas durante e após o assentamento

  • Ter cautela para que nenhum material ou ferramenta encoste na face dos revestimentos. Pequenos descuidos podem sujar e manchar as peças. 
  • Respeitar o período determinado pelo fabricante para, então, fazer a limpeza dos ambientes pós-obra. 
  • Na limpeza, fazer uso de detergente neutro ou alcalino. Eles são eficientes para remover sujidades e não agridem os revestimentos naturais. Jamais se deve usar produtos ácidos. 

Respeite as características de cada produto

Vale lembrar que cada tipo de pedra natural exige cuidados específicos, e isso deve ser levado em consideração para obter os efeitos desejados nos ambientes. No site da Artemano você confere a lista completa de todos os revestimentos premium comercializados. Veja também o nosso e-book Top 5 Revestimentos de Alto Padrão

e book artemano revestimentos naturais

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também