Artigos

04/11Fernando Barboza

Como fazer a limpeza correta de um ambiente com revestimento natural?

Quem conhece o universo dos revestimentos naturais sabe muito bem o quanto eles conseguem transmitir exclusividade, sofisticação e alto padrão. Além disso, são conhecidos pela resistência diferenciada. No entanto, para que as pedras se mantenham belas e “saudáveis” mesmo com o passar do tempo, é bem importante estar atento à limpeza do revestimento natural. 

Ao longo deste artigo você vai conferir por que a higienização das peças  é tão importante e como ela deve ser feita. Boa leitura!

Importância da limpeza dos revestimentos naturais 

A limpeza de revestimento natural feita de forma simples deve ser feita periodicamente para evitar que os locais revestidos fiquem com aspecto encardido ou manchado. Não há uma frequência exata, o número de vezes vai depender do acúmulo de sujeira. 

Dica: sabe-se que quando o clima está mais úmido, a sujeira costuma fixar menos. Portanto, em épocas de clima mais seco, vale dobrar a atenção e limpar os ambientes com mais regularidade. 

Como fazer a limpeza correta dos revestimentos naturais da sua casa

A limpeza dos revestimentos naturais possui particularidades e cuidados especiais para evitar que as peças sejam danificadas. Seguindo as orientações abaixo, a vida útil dos revestimentos naturais tende a aumentar. 

O que pode ser feito?

Usar detergente neutro ou alcalino: ele deve ser específico para higienizar pedras naturais. Saiba que muitos dos produtos de limpeza comercializados no supermercado contém ácido, substância que pode degradar o revestimento natural com o passar do tempo. 

Seguir as recomendações dos fabricantes: além de adquirir os produtos adequados, é essencial olhar atentamente as instruções dadas pelo fabricante. Geralmente, elas estão presentes na parte ´superior da embalagem. 

Limpar derramamentos rapidamente: sempre que líquidos e alimentos caírem na superfície dos revestimentos naturais, vale limpar o mais brevemente, evitando que eles sequem na peça e causem manchas. 

O que não fazer?

Usar materiais de limpeza abrasivos: mesmo ao identificar manchas, não se deve utilizar produtos abrasivos (cloro, sapólio, alvejante), pois eles podem fazer com que as camadas finas do revestimento soltem.

Deixar o detergente secar sobre o revestimento natural: pois ele pode causar manchas nas peças. 

Tem dúvida, não faça: se no momento da limpeza do revestimento natural você ficar com qualquer dúvida “se pode ou não fazer” determinado procedimento ou inserir determinado produto, não faça. Pesquise primeiro e evite ter uma atitude que degrade a peça para sempre. 

Artemano oferece uma linha de produtos exclusivos e de qualidade

Agora você já sabe sobre os principais detalhes envolvendo a limpeza de revestimento natural, uma dica é  reunir mais de um tipo de produto para dar vida a um ambiente único e diferenciado. 

Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, comercializamos dezenas de opções de pedras naturais que podem ser usadas individualmente ou “casando” mais de uma opção, mantendo o equilíbrio e a harmonia nos mais variados projetos.

Acesse nosso catálogo de produtos e confira todas as opções disponíveis.

Compartilhar