Como fazer decoração com plantas naturais? Listamos 4 dicas incríveis para inspirar você

decoração com plantas naturais

A decoração com plantas naturais tem ganhado cada vez mais destaque na arquitetura e design de interiores. E não estamos falando apenas do paisagismo em sua área externa, mas sim de deixar o interior do seu lar com mais vida, leveza e tranquilidade por meio da presença de flores e folhagens. É justamente esse o conceito de urban jungle: trazer a natureza para dentro da sua casa.

Além de embelezar, as plantas ajudam na sensação de bem-estar, receptividade e relaxamento. Quer ficar por dentro dessa tendência? Acompanhe 4 ideias incríveis que separamos para inspirar você a decorar seu lar!

1. Protagonistas da sala de estar

Utilizar plantas para decorar a sala não é uma novidade. No entanto, é preciso atentar para alguns detalhes. Aposte em variedades mais volumosas e imponentes para que as plantas ganhem destaque no ambiente. Como geralmente esse é um cômodo mais aberto, com boa iluminação e ventilação, é um lugar excelente para flores e folhagens.

Seu apartamento é compacto? Então, invista em vasos pendentes para otimizar espaço e opte por folhagens como Suculenta Dedo de Moça, Jiboia, Peperônia e as samambaias, que, por sinal, estão super em alta. Para dar mais cor, escolha as com flores, como Flor de Maio e Flor de Cera.

Todas elas podem ser fixadas na parede, colocadas em prateleiras altas, no painel da TV e suspensas com correntes ou cordas presas no teto. Se você tem espaço, escolha vasos grandes e bonitos para plantas como Palmeira Leque, Palmeira Areca, Calatheas e Costela de Adão.

2. Funcionais na cozinha

O segredo para fazer uma bela decoração com plantas naturais na cozinha é escolher variedades que se desenvolvam bem em ambientes menores e com iluminação limitada. Também, é fundamental manter os vasos longe do forno e do fogão, pois o calor prejudicará o crescimento das plantas, podendo, inclusive, matá-las.

Que tal criar uma hortinha nesse ambiente? Assim, além de deixar sua cozinha ou sua área gourmet ainda mais charmosa, você terá ingredientes fresquinhos à mão para preparar suas receitas. Faça pequenos vasos com salsinha, manjericão, cebolinha, tomilho, alecrim, orégano, hortelã e outros temperos. Se faltar espaço, coloque-os em um suporte na parede para criar uma horta vertical.

3. Delicadeza no banheiro

Com certeza as plantinhas dão um toque especial na decoração do banheiro. Entretanto, não é qualquer espécie que consegue sobreviver à umidade e ao vapor. Desse modo, prefira deixar seus vasinhos o mais longe possível do chuveiro e, de preferência, perto de alguma janela, para garantir a ventilação.

As plantas com cores suaves, delicadas e com aromas agradáveis são as mais indicadas. Violetas, bálsamo, asplênio, cactos, suculentas, bromélia, avenca e orquídea são boas escolhas.

4. Aconchegantes no quarto

Muitas pessoas ainda têm receio de fazer uma decoração com plantas naturais no quarto, pois acreditam que faz mal. Na verdade, esse é um grande mito. Aliás, muitas espécies melhoram a qualidade do ar, ajudam na saúde e tornam o sono mais relaxante enquanto embelezam o ambiente.

O Bambu Palmeira, por exemplo, é um umidificador natural e é ideal para quem tem problemas respiratórios. Como é uma planta volumosa, cuide para que fique harmoniosa em seu quarto. O jasmim e a lavanda têm efeito calmante. Desse modo, reduzem a ansiedade e melhoram a qualidade do sono, além de perfumar o cômodo com seu aroma marcante.

Como você viu, não é difícil fazer uma linda decoração com plantas naturais. Além de deixar qualquer ambiente mais bonito e com personalidade, as flores e folhagens trazem mais aconchego e vitalidade aos cômodos. Não esqueça de escolher as mais adequadas à iluminação, ventilação e espaço da sua casa. Ainda, inclua outros elementos naturais na decoração, como pedras e madeiras.

Gostou das dicas? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então, não deixe de descobrir quais são as 4 tendências de decoração de casas modernas!

webshare

webshare

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também