4 ideias perfeitas para decorar apartamentos compactos

apartamentos compactos

Um dos maiores desafios encontrados na hora de realizar um projeto arquitetônico é quando o local a ser trabalhado contempla um espaço compacto. O mercado imobiliário tem preferido investir em empreendimentos bem localizados, mas ainda sim, com a metragem reduzida.

Nesses casos, é preciso que o projeto seja muito bem pensado para que os detalhes criem uma bela composição e, ainda, priorizem a funcionalidade dos ambientes. Sabendo dessa dificuldade, nós listamos 4 ideias para inspirar seus projetos. Confira!

1. Opte pela integração de ambientes

Unir cômodos, como cozinha, sala de estar e sala de jantar é uma forma muito eficaz de aproveitar o espaço de apartamentos compactos. Por não haver paredes separando os ambientes, há a sensação de um espaço maior. Aproveite que cozinhas americanas e em conceito aberto estão em alta e inclua essa ideia em seus projetos.

Se houver uma varanda, ela também pode ser integrada ao cômodo ao lado e funcionar como uma extensão. Se ela for anexa a uma sala ou cozinha, pode servir perfeitamente como uma área gourmet. Para isso, sua decoração precisa harmonizar com a do espaço ao lado, criando uma continuação para dar a impressão de unidade.

2. Aposte em móveis planejados e multifuncionais

O mobiliário planejado é ideal para decorar apartamentos compactos porque permitem aproveitar ao máximo o espaço disponível. Os armários não são as únicas peças a serem feitas sob medida. Camas, beliches, sofás e mesas também devem ser feitos do tamanho adequado ao ambiente.

Para dar ainda mais funcionalidade e espaço aos cômodos, escolha armários embutidos e peças multifuncionais, como Recamier, baú, caixas, sapateira, ilha na cozinha com portas ou prateleiras na base.

3. Prefira a decoração minimalista

Aderir ao minimalismo como estilo de decoração garante mais espaço, praticidade e requinte ao projeto. A extravagância e o excesso de objetos decorativos são substituídos por poucas peças que são escolhidas a dedo pela beleza, sofisticação e funcionalidade.

A premissa do estilo é de que menos é mais, valorizando o que é essencial ao dia a dia e conferindo extremo conforto ao ambiente. Quando há muitos elementos em um espaço, a sensação passada é de que está sobrecarregado e que é menor. E é justamente o inverso disso que os apartamentos compactos necessitam, concorda?

4. Priorize os tons claros

Os tons claros e neutros devem ser prioridade nas paredes e no chão, pois garantem a sensação de amplitude. Para dar mais estilo às paredes e sair da mesmice de ter a mesma cor e textura, opte por revestimentos em determinadas áreas. Sabendo escolher o acabamento certo, o seu projeto ficará ainda mais rico e personalizado.

Não há revestimento mais impactante e sofisticado que as pedras naturais. A San Thomas (também conhecida por São Tomé) por exemplo, combina muito bem com inúmeras cores claras, pois suas tonalidades incluem branco, amarelo, rosa, cinza e verde. Utilizar essa pedra em um corte hexagonal para revestir uma das paredes de um cômodo valoriza qualquer projeto.

A hijau é outra pedra indicada para apartamentos compactos. Seu tom azul esverdeado é claro e ganha um destaque incrível onde quer que seja aplicada. Para ambientes mais clean, a acqua marine é uma excelente opção. Por ser quase branca, propaga bem a luz, dando a impressão de um lugar mais espaçoso.

Com essas ideias ficou mais fácil fazer projetos de decoração para apartamentos compactos, não é mesmo? Como você viu, é perfeitamente possível dar a sensação de amplitude, organização e funcionalidade e aliar à sofisticação que todos desejam para o lar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler nosso outro artigo para conhecer as melhores opções de revestimento do mercado para o seu projeto!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também