Como fazer decoração com plantas naturais? Listamos 4 dicas incríveis para inspirar você

decoração com plantas naturais

A decoração com plantas naturais tem ganhado cada vez mais destaque na arquitetura e design de interiores. E não estamos falando apenas do paisagismo em sua área externa, mas sim de deixar o interior do seu lar com mais vida, leveza e tranquilidade por meio da presença de flores e folhagens. É justamente esse o conceito de urban jungle: trazer a natureza para dentro da sua casa.

Além de embelezar, as plantas ajudam na sensação de bem-estar, receptividade e relaxamento. Quer ficar por dentro dessa tendência? Acompanhe 4 ideias incríveis que separamos para inspirar você a decorar seu lar!

1. Protagonistas da sala de estar

Utilizar plantas para decorar a sala não é uma novidade. No entanto, é preciso atentar para alguns detalhes. Aposte em variedades mais volumosas e imponentes para que as plantas ganhem destaque no ambiente. Como geralmente esse é um cômodo mais aberto, com boa iluminação e ventilação, é um lugar excelente para flores e folhagens.

Seu apartamento é compacto? Então, invista em vasos pendentes para otimizar espaço e opte por folhagens como Suculenta Dedo de Moça, Jiboia, Peperônia e as samambaias, que, por sinal, estão super em alta. Para dar mais cor, escolha as com flores, como Flor de Maio e Flor de Cera.

Todas elas podem ser fixadas na parede, colocadas em prateleiras altas, no painel da TV e suspensas com correntes ou cordas presas no teto. Se você tem espaço, escolha vasos grandes e bonitos para plantas como Palmeira Leque, Palmeira Areca, Calatheas e Costela de Adão.

2. Funcionais na cozinha

O segredo para fazer uma bela decoração com plantas naturais na cozinha é escolher variedades que se desenvolvam bem em ambientes menores e com iluminação limitada. Também, é fundamental manter os vasos longe do forno e do fogão, pois o calor prejudicará o crescimento das plantas, podendo, inclusive, matá-las.

Que tal criar uma hortinha nesse ambiente? Assim, além de deixar sua cozinha ou sua área gourmet ainda mais charmosa, você terá ingredientes fresquinhos à mão para preparar suas receitas. Faça pequenos vasos com salsinha, manjericão, cebolinha, tomilho, alecrim, orégano, hortelã e outros temperos. Se faltar espaço, coloque-os em um suporte na parede para criar uma horta vertical.

3. Delicadeza no banheiro

Com certeza as plantinhas dão um toque especial na decoração do banheiro. Entretanto, não é qualquer espécie que consegue sobreviver à umidade e ao vapor. Desse modo, prefira deixar seus vasinhos o mais longe possível do chuveiro e, de preferência, perto de alguma janela, para garantir a ventilação.

As plantas com cores suaves, delicadas e com aromas agradáveis são as mais indicadas. Violetas, bálsamo, asplênio, cactos, suculentas, bromélia, avenca e orquídea são boas escolhas.

4. Aconchegantes no quarto

Muitas pessoas ainda têm receio de fazer uma decoração com plantas naturais no quarto, pois acreditam que faz mal. Na verdade, esse é um grande mito. Aliás, muitas espécies melhoram a qualidade do ar, ajudam na saúde e tornam o sono mais relaxante enquanto embelezam o ambiente.

O Bambu Palmeira, por exemplo, é um umidificador natural e é ideal para quem tem problemas respiratórios. Como é uma planta volumosa, cuide para que fique harmoniosa em seu quarto. O jasmim e a lavanda têm efeito calmante. Desse modo, reduzem a ansiedade e melhoram a qualidade do sono, além de perfumar o cômodo com seu aroma marcante.

Como você viu, não é difícil fazer uma linda decoração com plantas naturais. Além de deixar qualquer ambiente mais bonito e com personalidade, as flores e folhagens trazem mais aconchego e vitalidade aos cômodos. Não esqueça de escolher as mais adequadas à iluminação, ventilação e espaço da sua casa. Ainda, inclua outros elementos naturais na decoração, como pedras e madeiras.

Gostou das dicas? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então, não deixe de descobrir quais são as 4 tendências de decoração de casas modernas!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também