Artigos

17/03Fernando Barboza

Conheça as aplicações do revestimento seixos

Existem muitos tipos de revestimentos disponíveis no mercado. Neste artigo, porém, vamos falar de um tipo especialmente charmoso e muito utilizado para decorar ambientes externos, mas está se tornando cada vez mais popular por ser muito versátil e se adaptar a diversos espaços: vamos falar sobre o revestimento seixos.

O revestimento seixos são peças individuais que, após a montagem, criam o efeito de mosaico. Em geral, são pedras naturalmente arredondadas pelas águas dos rios e de superfície lisas, com algumas sendo moldadas de forma artificial, com o uso de máquinas. E essas pedrinhas formosas deixam as paredes muito mais elegantes.

Quer saber mais sobre esse revestimento? Continue a leitura que iremos citar algumas formas de aplicação tanto em áreas externas quanto internas, além de como escolher e como deixar o espaço com a sua cara usando o revestimento seixo!

Experimente usar o revestimento seixos nos banheiros

Você sabia que a pedra seixo pode ser usada em banheiros? Sim, ele fica muito bonito nesse espaço da casa!

E para que a decoração fique perfeita, sugerimos que você escolha a cor de acordo com o seu objetivo para o ambiente. Caso deseje transmitir equilíbrio, escolha sempre cores mais claras para proporcionar tranquilidade sem perder a sofisticação que o material oferece.

Outra ideia que este tipo de revestimento permite aplicar é personalizar o ambiente com imagens ou até mesmo palavras escritas com as pedras em cores diferentes, esse truque oferece muita personalidade e estilo para o cômodo.

Use o revestimento nas áreas externas da casa

Muito versátil, essa nova tendência também é indicada para o uso nos ambientes externos, garantindo um ar mais rústico ao ambiente. O revestimento seixos é muito usado nas paredes das áreas externas e nas mais diferentes formas.

Além disso, apesar de possuir diversas cores diferentes no mercado, é importante ressaltar que, por se tratarem de pedras naturais, elas podem variar seus tons. Outra coisa importante é saber que tons mais claros são os mais valorizados no mercado, enquanto os mais escuros possuem um valor mais baixo.

Outra opção, mas não tão usual, é fazer uso do seixo como piso. Nesse caso, prefira usá-lo em áreas menores, uma vez que são muito irregulares e, por esse motivo, podem trazer dificuldade na locomoção das pessoas ou até mesmo causar algum acidente por ser uma pedra com a superfície lisa e não possuir propriedades antiderrapantes.

Uma ideia para solucionar esse problema e tornar o piso mais seguro é intercalar as pedrinhas de seixo com outro material semelhante, mas que ofereça mais firmeza ao caminhar sobre elas.

Aprenda como escolher o seu revestimento seixos

Na hora de escolher o seu revestimento, o ideal é dar preferência para as pedras encontradas na sua região, já que serão mais compatíveis com o clima do local e, por esse motivo, tendem a harmonizar melhor com a paisagem.

Saiba ainda que as pedras maiores e mais escuras, por exemplo, retém mais calor e, portanto, mantém mais a temperatura, podendo ser usadas para a criação de jardins tropicais em climas mais frios. 

Uma opção quase desconhecida para aplicação do revestimento seixos é usá-los para nivelar terrenos com declives ou irregularidades. Dessa maneira, além de proporcionar mais charme ao jardim, essa forma de utilização torna-se prática e econômica.

Outra sugestão interessante é utilizar os seixos coloridos ou até mesmo pintar alguns, caso a proposta seja levar mais cor e alegria ao seu jardim.

Conheça as vantagens desse tipo de material

Dentre tantas opções e finalidades, uma delas é delimitar as áreas do seu jardim, protegendo a vegetação. Além de protegerem o solo, essas pedras decorativas também auxiliam a drenagem da água, impedindo o seu acúmulo e, consequentemente, protegendo a vegetação. 

Se você tem crianças em casa, outra ideia é usar a área demarcada e decorá-la com almofadas e outros acessórios infantis para o jardim.

Como os seixos são naturais, também podem ser usados em áreas úmidas como fontes em jardins, cascatas, espelhos d’água e muito mais. Aproveite a versatilidade desse revestimento e use a abuse da imaginação.

Outra dica importante é sobre um cuidado essencial na hora da decoração: evite usar o seixo em mais de uma parede, pois o ambiente ficará pesado e incômodo. A dica é aplicá-lo somente em uma parede para que ele torne o espaço aconchegante na medida certa.

Entenda como fazer a aplicação e manutenção desse revestimento

Na aplicação do revestimento seixos é importante que a massa seja bem calçada, evitando que a peça não se solte com facilidade. Vale dizer ainda que o seixo pode ser aplicado individualmente, o que torna o serviço mais minucioso, ou aplicado em peças teladas, o que facilita e agiliza o processo de instalação. Em alguns casos, somente é possível a colocação individual.

A limpeza desse tipo de revestimento é bem simples. Uma vez que se trata de um material que não tem porosidade, a sujeira não se aloja no interior das pedras, o que permite uma limpeza fácil. E a grande notícia é que o procedimento é feito somente com água.

Em locais que acumulam mais sujeira, como a cozinha, o ideal é fazer uso de um sabão neutro e de uma esponja para garantir a higiene correta do material.

A manutenção também é feita pouquíssimas vezes, tornando o seixo uma excelente opção para quem procura beleza e praticidade.

E aí? Gostou de conhecer o revestimento seixos? Esse material é uma excelente opção para todos os gostos. Além de charmosos e elegantes, são próprios para proteger a vegetação e ajudam a regular a temperatura e a drenagem da água nas áreas verdes, além de auxiliar na demarcação de áreas de circulação de pessoas.

Agora que você está por dentro de todos os detalhes do revestimento seixos, está pronto para garantir o requinte e a exclusividade que o seu ambiente merece.

Com mais de 10 anos de mercado, a Artemano é especialista em revestimentos naturais, com pedras importadas e de alto padrão. Entre em contato conosco agora e saiba mais sobre nossa consultoria!


Compartilhar