Artigos

30/06Fernando Barboza

Revestimento Pedra Ferro (Rust): conheça todos os detalhes

Tem um revestimento natural que está sendo cada vez mais considerado em projetos modernos, elegantes e com toque rústico: a Pedra Ferro, também conhecida como Rust. Ela possui um visual único, devido à origem vulcânica. 

Durante a formação desse revestimento ocorre um processo de oxidação bem particular, fazendo com que as pedras tenham texturas e cores variadas, as quais permeiam entre ferrugem e grafite. 

Ao longo deste artigo listamos as principais características e recomendações de aplicação do revestimento Pedra Ferro. Acompanhe!

O que é Pedra Ferro?

Duas características respondem muito bem à pergunta “o que é Pedra Ferro?”: 

  • É uma rocha de origem vulcânica e é superresistente a impactos e agentes corrosivos;
  • O fato de ser um revestimento natural faz com que nenhuma peça seja igual a outra, algo bem importante para quem está buscando formas de criar uma decoração personalizada e única para os mais diversos espaços em casas, apartamentos e escritórios. 

Principais características da Pedra Ferro (Rust)

Além das características estéticas positivas, existem alguns pontos técnicos que fazem com que o revestimento de pedra ferro esteja entre as principais opções de arquitetos, designers de interiores, decoradores e clientes em geral. 

É absorvente: isso quer dizer que o revestimento de pedra ferro absorve rapidamente a água que cai sobre ele, reduzindo consideravelmente o risco do local ficar escorregadio. Essa característica é bem importante quando existe interesse de usá-lo em piso externo geral ou em volta da piscina. 

É super-resistente: outro ponto que marca muito esse material é a dureza da pedra. E sabe o que isso significa? Maior durabilidade e resistência frente a atritos. Por isso o revestimento de Pedra Ferro costuma ser indicado para calçamentos, calçadas, garagens, fachadas e áreas do imóvel que sofrem com as oscilações do tempo. 

É praticamente antiderrapante: a Pedra Ferro não é exatamente um piso antiderrapante, mas ela cumpre muito bem o papel de não ser escorregadia. A superfície não é lisa como um piso, ela é um pouco áspera, mais uma característica positiva quando a ideia é revestir o entorno da piscina com essa opção. 

É atérmica: isso significa que mesmo quando o sol está intenso, ela absorve pouco calor. Ponto bem significativo e que deve ser levado em consideração toda vez que estiver escolhendo um revestimento que estará presente em piso de áreas externas. 

Importante: para higienizar um ambiente revestido com Pedra Ferro basta usar água e sabão neutro. Isso porque produtos polidos podem deteriorar e, até mesmo, manchar a pedra. 

Aplicações da Pedra Ferro

Grande parte dos projetos envolvendo Pedra Ferro dizem respeito a espaços ao ar livre, mas tem crescido exponencialmente o número de clientes que buscam esse revestimento para acabamentos em áreas internas. Isso porque a Pedra Ferro é capaz de dar um toque rústico diferenciado e contribui para dar vida a espaços aconchegantes, autênticos e charmosos. Se houver boa iluminação, consegue também de aumentar a sensação de amplitude do ambiente e trazer sensação de frescor. 

Basta se deparar com um projeto bem estruturado para ver que o revestimento Pedra Ferro cai bem tanto em uma casa de campo quanto em um apartamento localizado em uma metrópole. O segredo principal é pensar em cada um dos itens de um ambiente lembrando que eles devem formar um conjunto – revestimento, móveis, objetos decorativos e paisagismo. 

Em relação à aplicação em espaços que ficam fora de casa, o fato desse revestimento ser superresistente acaba contribuindo muito. É possível encontrar projetos em que a Pedra Ferro foi aplicada em pisos, fachadas e paredes externas em geral.  

Decoração com pedra ferro

Existem diferentes formatos de acabamento de Pedra Ferro, o que facilita muito para encaixar nas mais variadas ideias projetadas. 

Pedra ferro serrada: ela é cortada em quadrados de diferentes tamanhos. Assim, as paredes ou muros revestidos ganham um desenho com quadrados de tamanhos e espessuras distintas. 

Mosaico de pedra ferro: diz respeito aos projetos que utilizam peças de formatos e tamanhos variados, com o intuito de criar um desenho de mosaico na parede.

Filete de pedra ferro: os filetes nada mais são que pequenas tiras da pedra. No entanto, essas tiras têm largura e comprimento variados, proporcionando um visual irregular aos lugares revestidos. 

Manutenção da Pedra Ferro

Como mencionamos anteriormente, a Pedra Ferro é altamente resistente. Para garantir o máximo dessa característica, vale realizar o processo de impermeabilização depois da aplicação no ambiente. Esse processo contribui para proteger a aparência do revestimento, mantendo a qualidade da cor e os aspectos naturais por mais tempo. 

Já no dia a dia, basta o uso de água e vassoura ou de uma lavadora de alta pressão para manter as pedras limpas.

Pedra Ferro (Rust) comercializada pela Artemano Revestimentos Naturais 

Aqui na Artemano Revestimentos Naturais trabalhamos com um formato que é exclusividade no Brasil: o formato hexagonal. Ele possui efeito sombreado devido à variação de espessura. Temos à pronta-entrega e enviamos Pedra Ferro para todo o país. 

Especificações técnicas

– Formato hexagonal 
– 20cm x 20cm (1cm de espessura)
– 15cm x 15cm (2,5cm de espessura)

Agora que você já está por dentro das principais características sobre revestimento Pedra Ferro, aproveite para conferir nosso catálogo de produtos e ver o restante das opções de revestimentos naturais que comercializamos. Há projetos que ficam ainda mais especiais quando há uma combinação de revestimentos integrando os espaços. 

E se precisar de ajuda, entre em contato conosco, atendemos por vários canais – Whatsapp, Instagram, Facebook e Email

Compartilhar