Quem mora em regiões em que as altas temperaturas são frequentes, principalmente no verão, precisa estar atento a uma característica bem importante na hora de escolher revestimentos que serão usados para revestir pisos externos e bordas de piscina: se o material é atérmico. Isso é essencial para manter o conforto térmico em áreas externas.
Separamos quatro opções de pisos atérmicos para que você identifique qual se adequa melhor ao espaço que está projetando.
O QUE É O PISO ATÉRMICO
Se você já pisou descalço em um piso quente, sabe muito bem o desconforto que essa experiência gera, além do risco de ter queimaduras nos pés. Isso pode ser completamente evitado ao contar com pisos atérmicos. Eles apresentam baixa absorção de calor e umidade, sendo resistentes a altas temperaturas, ou seja, garantem o conforto térmico do ambiente revestido.
Existem vários revestimentos naturais que cumprem exatamente essa função e têm sido usados para revestir áreas externas, inclusive bordas de piscina. Arquitetos e designers de exteriores indicam para os mais diversos tipos de imóveis – residenciais, comerciais e condominiais.
Quais as vantagens do piso atérmico?
O piso atérmico é uma das melhores opções para manter a casa aquecida, especialmente no inverno. Como o nome sugere, esse tipo de piso não transmite calor, mantendo a temperatura do ambiente estável. Além de ser uma das formas mais eficientes de aquecimento, o piso atérmico também é uma opção mais segura, pois não há risco de queimaduras.
Como é feito o piso atérmico?
Os pisos atérmicos são construídos de forma a minimizar a transmissão de calor através do piso. Isto é conseguido através do uso de materiais isolantes, que podem ser tanto naturais como sintéticos. A espessura do piso atérmico também é um fator importante, quanto mais espessa for a camada de isolamento, melhor será a sua capacidade de minimizar a transmissão de calor.
4 SUGESTÕES DE REVESTIMENTOS NATURAIS ATÉRMICOS
Há várias opções de pedras naturais que são atérmicas, fato que facilita bastante para encontrar a que melhor cai bem com cada estilo arquitetônico de projeto. Esses produtos costumam ser antiderrapantes (mais um importante item de segurança), além de apresentar prática manutenção, bastando utilizar uma lavadora de pressão em conjunto com detergente neutro ou alcalino para fazer a limpeza em áreas externas.
MICRO SEIXOS
Observe com atenção, os Micro Seixos parecem um maravilhoso tapete de pedras, não é? Esse revestimento tem em sua composição resinas e granulados de pedras naturais. Tem como característica principal ser 97% drenante, o que ajuda no escoamento da água da chuva.
Os Micro Seixos são indicados tanto para revestir pisos quanto bordas de piscina, conforme é possível ver nos dois projetos abaixo.
MÁRMORE TRAVERTINO
O Mármore Travertino Nacional também se apresenta como uma excelente opção para revestir áreas externas. Ele é “tão atérmico” que na imagem de capa desta publicação é possível ver que o revestimento foi escolhido para protagonizar o ambiente externo como um todo, inclusive nos locais em que as pessoas usam para sentar. O Travertino também se encaixa bem em áreas em volta da piscina (imagem número dois).
HITAM
Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, participamos de alguns projetos em que a Hitam foi escolhida para estar nas bordas de piscinas – é o caso dos projetos abaixo.
Na imagem número dois, observe o quanto o contraste com a pedra Hijau (que reveste a parte interna da piscina) dá um ar ainda mais diferenciado e sofisticado ao ambiente.
HIJAU
Para fechar a lista que separamos de piso atérmico em áreas externas, temos a Hijau revestindo a borda da piscina. A beleza desse revestimento pode muito bem estar presente no piso como um todo.
E então, qual das opções que apresentamos chamou mais a sua atenção? Você pode conferir todos os detalhes sobre cada um desses revestimentos, inclusive os preços, na loja online da Artemano. Se precisar de ajuda para escolher qual será seu piso atérmico, converse com um de nossos consultores via Whatsapp.