Quando você leu o termo “arquitetura minimalista”, quais as principais ideias que vieram à sua mente? Muito provavelmente a clássica frase “menos é mais” esteja entre os pensamentos, certo? E ela realmente tem tudo a ver com a arquitetura minimalista, uma tendência nos últimos anos. No entanto, é um grande desafio atingir a excelência do minimalismo na arquitetura, de modo que os ambientes sejam simples e elegantes.
Ao longo deste artigo resgatamos com mais detalhes o que envolve, de fato, a arquitetura minimalista. Também mostramos como os arquitetos e designers têm encontrado nos revestimentos naturais um excelente aliado para construir espaços minimalistas. Boa leitura!
O QUE É A ARQUITETURA MINIMALISTA
Design simples, uso de formas geométricas e o mínimo de elementos. Esses três itens resumem bem o que, geralmente, compõe a arquitetura minimalista.
Na prática, “primordial” é a palavra-chave para definir o que, de fato, deve ser em cada um dos ambientes que querem ter esse ar minimalista. Não basta ser funcional para estar lá, a ideia é que seja essencial. Mantém-se o primordial e elimina-se o restante. Isso vale para composições de mobiliário e escolhas de design.
Mesmo com o “menos é mais” em mente, uma arquitetura minimalista “de qualidade” leva em consideração algumas premissas:
– projetos aconchegantes, pessoais e exclusivos;
– elementos, materiais e linguagens articuladas, que se conectam entre si;
– uso de muita luz natural, destacando espaços e a estrutura do local.
Aplicando esses cuidados, fica visível aos olhos um ambiente sóbrio, livre e puro, que proporciona sensação de paz e leveza. Os adornos, que por vezes causam “ruídos” nos ambientes, são deixados de lado e dão espaço às cores e texturas presentes nos materiais escolhidos – mobiliário e itens de design.
REVESTIMENTOS NATURAIS E A ARQUITETURA MINIMALISTA
Arquitetos, designers e outros profissionais ligados à estrutura e decoração de imóveis comerciais e residenciais têm percebido, cada vez mais, que os revestimentos naturais têm tudo a ver com a arquitetura minimalista.
A imagem abaixo mostra uma parede revestida com a pedra Hitam. Esse tipo de revestimento natural ilustra algo bem clássico entre todos eles: a cor neutra. Essa é uma característica dos revestimentos naturais que facilita muito para criar ambientes minimalistas.
Os ambientes no interior de um imóvel minimalista apresentam pouquíssimos elementos decorativos. Nesse sentido, outro ponto positivo é que paredes revestidas com pedras naturais cumprem a função de decorar o ambiente. Isso é possível observar no espaço gourmet abaixo, todo revestido com Seixo Telado branco.
Para completar, energia e bem-estar também estão associados aos revestimentos naturais, justamente pelo fato de que são materiais extraídos da própria natureza. Por isso, caso você esteja no momento de planejar um espaço norteado pela arquitetura minimalista, aproveite para conversar com um de nossos consultores. Eles vão te mostrar projetos que podem te inspirar e ajudar a tomar as melhores decisões.