Arquitetura minimalista: como os revestimentos naturais podem ajudar

painel minimalista para televisao revestido por pedra hitam artemano

Quando você leu o termo “arquitetura minimalista”, quais as principais ideias que vieram à sua mente? Muito provavelmente a clássica frase “menos é mais” esteja entre os pensamentos, certo? E ela realmente tem tudo a ver com a arquitetura minimalista, uma tendência nos últimos anos. No entanto, é um grande desafio atingir a excelência do minimalismo na arquitetura, de modo que os ambientes sejam simples e elegantes. 

Ao longo deste artigo resgatamos com mais detalhes o que envolve, de fato, a arquitetura minimalista. Também mostramos como os arquitetos e designers têm encontrado nos revestimentos naturais um excelente aliado para construir espaços minimalistas. Boa leitura! 

O QUE É A ARQUITETURA MINIMALISTA

Design simples, uso de formas geométricas e o mínimo de elementos. Esses três itens resumem bem o que, geralmente, compõe a arquitetura minimalista. 

Na prática, “primordial” é a palavra-chave para definir o que, de fato, deve ser em cada um dos ambientes que querem ter esse ar minimalista. Não basta ser funcional para estar lá, a ideia é que seja essencial. Mantém-se o primordial e elimina-se o restante. Isso vale para composições de mobiliário e escolhas de design. 

Mesmo com o “menos é mais” em mente, uma arquitetura minimalista “de qualidade” leva em consideração algumas premissas: 

– projetos aconchegantes, pessoais e exclusivos; 
– elementos, materiais e linguagens articuladas, que se conectam entre si; 
– uso de muita luz natural, destacando espaços e a estrutura do local.

Aplicando esses cuidados, fica visível aos olhos um ambiente sóbrio, livre e puro, que proporciona sensação de paz e leveza. Os adornos, que por vezes causam “ruídos” nos ambientes, são deixados de lado e dão espaço às cores e texturas presentes nos materiais escolhidos – mobiliário e itens de design.  

REVESTIMENTOS NATURAIS  E A ARQUITETURA MINIMALISTA

Arquitetos, designers e outros profissionais ligados à estrutura e decoração de imóveis comerciais e residenciais têm percebido, cada vez mais, que os revestimentos naturais têm tudo a ver com a arquitetura minimalista. 

A imagem abaixo mostra uma parede revestida com a pedra Hitam. Esse tipo de revestimento natural ilustra algo bem clássico entre todos eles: a cor neutra. Essa é uma característica dos revestimentos naturais que facilita muito para criar ambientes minimalistas. 

parede interna revestida por pedra natural hitam contribui para um projeto de arquitetura minimalista

Os ambientes no interior de um imóvel minimalista apresentam pouquíssimos elementos decorativos. Nesse sentido, outro ponto positivo é que paredes revestidas com pedras naturais cumprem a função de decorar o ambiente. Isso é possível observar no espaço gourmet abaixo, todo revestido com Seixo Telado branco

espaco gourmet clean revestido por seixo telado branco dialogando com a  arquitetura minimalista do projeto

Para completar, energia e bem-estar também estão associados aos revestimentos naturais, justamente pelo fato de que são materiais extraídos da própria natureza. Por isso, caso você esteja no momento de planejar um espaço norteado pela arquitetura minimalista, aproveite para conversar com um de nossos consultores. Eles vão te mostrar projetos que podem te inspirar e ajudar a tomar as melhores decisões.

artemano

artemano

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também