Olhe com atenção para a piscina presente na capa deste artigo. Nela temos um tipo de revestimento, a pedra Hijau, sendo utilizada em dois formatos: versão Hijau lisa, na parte interna da piscina, e Hijau bruta, na parte externa da piscina.
A Hijau é uma pedra natural, ou seja, tem como origem a própria natureza. As pedras naturais são consideradas verdadeiras joias, sendo um dos materiais de construção e ornamentos mais antigos do mundo. Há registros de que elas são utilizadas em projetos arquitetônicos há mais de 4 mil anos. Povos Sumérios e Egípcios usavam rochas calcárias na construção de pirâmides e monumentos.
Além das pedras naturais como a Hijau, temos também opções industrializadas, como o porcelanato e o mármore. Se você está se perguntando “no dia a dia, quais as principais diferenças e pontos em comum entre pedras naturais e pedras industrializadas?”, separamos cinco informações importantes que vão te ajudar na hora de tomar a decisão. Confira!
Composição
A composição é o principal diferencial entre as pedras naturais e pedras industrializadas. Enquanto as pedras naturais são formadas a partir de processos naturais, como o próprio nome deixa evidente, e constituídas somente de elementos encontrados na natureza, as pedras industrializadas contêm elementos artificiais na composição, entre eles, cristais de vidro e poliéster.
Nesse sentido, pedras naturais estão totalmente atreladas à sustentabilidade.
Exclusividade
Lembre-se que quando falamos de pedras industrializadas, como o porcelanato, estamos falando de algo produzido em larga escala, de maneira que todas as peças são iguais, pois industrialmente é possível seguir um padrão exato de coloração, por exemplo.
Já um revestimento natural é produzido de forma manual, com matéria-prima natural, tornando-o um produto extremamente exclusivo, pois cada lote tem uma característica particular que muda de acordo com as características da rocha onde a peça foi extraída.
As peças podem ser semelhantes, mas dificilmente serão iguais, nem por isso a combinação deixa de ser harmônica. Cada ambiente revestido com pedra natural ganha um ar de exclusividade, paz e harmonia. Sentimentos protagonizados pela natureza.
Resistência
Tanto os materiais naturais quanto os industrializados, de maneira geral, apresentam um alto grau de resistência nos mais diferentes tipos de instalação. O segredo principal para contar com isso é não abrir mão de ter por perto fornecedores de qualidade.
Devido ao fator natureza, pode-se dizer que as pedras naturais são menos propensas a sofrer algum tipo de dano, garantindo que elas mantenham a mesma qualidade independente das intempéries que ocorrem ao longo dos anos.
Durabilidade
Quando falamos em durabilidade, estamos nos referindo à capacidade que um produto tem em preservar as suas características funcionais sem necessitar de manutenções ou reparações excessivas.
Pedras naturais e pedras industrializadas são extremamente duráveis e podem se manter intactas por muitas décadas. Apresentar maior ou menor durabilidade depende muito da utilização do produto ideal em cada instalação. Inclusive, há situações em que revestimentos naturais e revestimentos industrializados são usados em conjunto.
Lembre-se: para fazer a escolha certa, vale contar com o auxílio de um especialista.
Porosidade
A porosidade é um item que precisa estar no radar de quem está escolhendo qual material usar. Quanto mais porosa uma pedra, maior a capacidade da rocha em reter líquidos. Pedras naturais, como Hijau e Hitam, por exemplo, são superindicadas para áreas molhadas, justamente pelo fato de apresentarem alta porosidade.
No fim das contas, independentemente de qual é o seu projeto, há opções de pedra natural ou de pedra industrializada para que você consiga aplicar de forma segura.
Caso você esteja no momento de fazer a escolha, conte com a consultoria especializada e gratuita da Artemano para te ajudar a definir qual revestimento utilizar.