Futuro da arquitetura: 3 assuntos que devem estar no seu radar 

bela area externa com vista para praia e piscina revestida por pedras naturais artemano

Com a pandemia de Covid-19 no Brasil, que chegou com tudo em meados de 2020, ficou ainda mais evidente que o futuro da arquitetura está totalmente atrelado às mudanças de hábitos da população e às tendências. É preciso um olhar atento do arquiteto, além de rápida adaptação, para as necessidades, preocupações e prioridades que as pessoas (potenciais clientes) têm demonstrado. 

Um exemplo é o fato de que nos grandes centros urbanos as pessoas vinham priorizando morar em imóveis menores, desde que facilitasse o deslocamento para o local de trabalho. Esse cenário mudou durante a pandemia, justamente por conta do isolamento a procura por casas e apartamentos maiores cresceu. 

Para ter ideia, uma notícia publicada no G1 apontou que, segundo uma plataforma digital que anuncia imóveis em 30 cidades localizadas em regiões metropolitanas, a busca por casas e apartamentos com quatro quartos aumentou 58% em 2020, já em relação a dois quartos a procura caiu 22%. 

As informações anteriores são para evidenciar a necessidade de se estar vigilante às tendências. Nesse sentido, há três assuntos que saltam aos olhos quando se fala no futuro da arquitetura e que precisam ser considerados nos projetos, inclusive para agora. 

1) ESPAÇOS INTELIGENTES

Em 2021, o Google recebeu cerca de 12.100 buscas mensais pelo termo “casa inteligente”, em 2020 esse número era em média de 9 mil buscas mensais, um crescimento de mais de 30% entre um ano e outro. O que isso significa? Que é um assunto que tem despertado interesse das pessoas e precisa estar no radar de profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores. 

Soluções tecnológicas para espaços residenciais e comerciais têm surgido diariamente. Por isso, o conhecimento sobre tecnologia precisa invadir a rotina dos profissionais. Entre as funcionalidades mais disseminadas hoje em dia estão: 

  • abrir portas e janelas diretamente pelo celular; 
  • programar horário de liga e desliga do ar condicionado mesmo não estando no ambiente;  
  • fazer uso de lâmpadas inteligentes e ajustar a luz do ambiente via app no celular; 
  • acionar cafeteira e aspirador de pó sem estar perto desses eletrodomésticos; 
  • receber alertas no celular caso ocorra vazamento de gás ou fumaça.  

2) MÓVEIS E OBJETOS MULTIFUNCIONAIS  

As palavras minimalismo e multifunção estão cada vez mais presentes no vocabulário das pessoas que estão prestes a construir um ambiente novo ou reformar algo que já está estruturado. Nesse sentido, móveis e objetos multifuncionais e que se adequem a diversas tarefas são estratégicos. Inclusive, há quem esteja de olho em móveis que possam ser usados tanto para o trabalho quanto para lazer, como mesas retráteis ou ajustáveis. 

Outro exemplo de móvel multifuncional são as estantes: 

  • no escritório, elas podem servir como espaço do café, livreiro e organizador; 
  • no quarto, podem ser usadas como sapateira; 
  • na cozinha, caem muito bem como um aparador com a louça, inclusive para expor louças mais elaboradas. 

3) SUSTENTABILIDADE 

projeto paisagistico integrado a casa com faxada revestida por pedra hitam artemano representa o futuro da arquitetura

Um assunto muito presente hoje em dia (e que se manterá no futuro da arquitetura) é a sustentabilidade. Em meio a um universo que tem cada vez mais concreto e poluição, projetos que incluem soluções sustentáveis surgem como estratégia para minimizar os impactos ao meio ambiente. 

Há um público sedento por materiais e alternativas envolvendo paisagismo e arquitetura sustentável. Entre os pontos que são geralmente observados nesse sentido estão: 

  • considerar o local da construção, aproveitando o perfil natural do terreno; 
  • entender a origem dos materiais que estarão presentes na obra. No caso dos revestimentos naturais, por exemplo, há uma série de opções que vêm de fontes renováveis e geram o mínimo de impacto ambiental na produção e instalação; 
  • propor soluções sustentáveis, como sistemas de energia solar, que vão impactar positivamente a curto, médio e longo prazo tanto no imóvel quanto no mundo. 

E então, qual desses assuntos que têm tudo a ver com o futuro da arquitetura já está presente nos seus projetos e discussões do dia a dia? Use o espaço dos comentários para compartilhar conosco?

Aproveite também para acessar o eBook Gratuito “Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura” e confira dicas de ouro exclusivas, baseadas no trabalho de excelência do arquiteto de sucesso Leandro Sumar.

Fernando Barboza

Fernando Barboza

Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também