Futuro da arquitetura: 3 assuntos que devem estar no seu radar 

bela area externa com vista para praia e piscina revestida por pedras naturais artemano

Com a pandemia de Covid-19 no Brasil, que chegou com tudo em meados de 2020, ficou ainda mais evidente que o futuro da arquitetura está totalmente atrelado às mudanças de hábitos da população e às tendências. É preciso um olhar atento do arquiteto, além de rápida adaptação, para as necessidades, preocupações e prioridades que as pessoas (potenciais clientes) têm demonstrado. 

Um exemplo é o fato de que nos grandes centros urbanos as pessoas vinham priorizando morar em imóveis menores, desde que facilitasse o deslocamento para o local de trabalho. Esse cenário mudou durante a pandemia, justamente por conta do isolamento a procura por casas e apartamentos maiores cresceu. 

Para ter ideia, uma notícia publicada no G1 apontou que, segundo uma plataforma digital que anuncia imóveis em 30 cidades localizadas em regiões metropolitanas, a busca por casas e apartamentos com quatro quartos aumentou 58% em 2020, já em relação a dois quartos a procura caiu 22%. 

As informações anteriores são para evidenciar a necessidade de se estar vigilante às tendências. Nesse sentido, há três assuntos que saltam aos olhos quando se fala no futuro da arquitetura e que precisam ser considerados nos projetos, inclusive para agora. 

1) ESPAÇOS INTELIGENTES

Em 2021, o Google recebeu cerca de 12.100 buscas mensais pelo termo “casa inteligente”, em 2020 esse número era em média de 9 mil buscas mensais, um crescimento de mais de 30% entre um ano e outro. O que isso significa? Que é um assunto que tem despertado interesse das pessoas e precisa estar no radar de profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores. 

Soluções tecnológicas para espaços residenciais e comerciais têm surgido diariamente. Por isso, o conhecimento sobre tecnologia precisa invadir a rotina dos profissionais. Entre as funcionalidades mais disseminadas hoje em dia estão: 

  • abrir portas e janelas diretamente pelo celular; 
  • programar horário de liga e desliga do ar condicionado mesmo não estando no ambiente;  
  • fazer uso de lâmpadas inteligentes e ajustar a luz do ambiente via app no celular; 
  • acionar cafeteira e aspirador de pó sem estar perto desses eletrodomésticos; 
  • receber alertas no celular caso ocorra vazamento de gás ou fumaça.  

2) MÓVEIS E OBJETOS MULTIFUNCIONAIS  

As palavras minimalismo e multifunção estão cada vez mais presentes no vocabulário das pessoas que estão prestes a construir um ambiente novo ou reformar algo que já está estruturado. Nesse sentido, móveis e objetos multifuncionais e que se adequem a diversas tarefas são estratégicos. Inclusive, há quem esteja de olho em móveis que possam ser usados tanto para o trabalho quanto para lazer, como mesas retráteis ou ajustáveis. 

Outro exemplo de móvel multifuncional são as estantes: 

  • no escritório, elas podem servir como espaço do café, livreiro e organizador; 
  • no quarto, podem ser usadas como sapateira; 
  • na cozinha, caem muito bem como um aparador com a louça, inclusive para expor louças mais elaboradas. 

3) SUSTENTABILIDADE 

projeto paisagistico integrado a casa com faxada revestida por pedra hitam artemano representa o futuro da arquitetura

Um assunto muito presente hoje em dia (e que se manterá no futuro da arquitetura) é a sustentabilidade. Em meio a um universo que tem cada vez mais concreto e poluição, projetos que incluem soluções sustentáveis surgem como estratégia para minimizar os impactos ao meio ambiente. 

Há um público sedento por materiais e alternativas envolvendo paisagismo e arquitetura sustentável. Entre os pontos que são geralmente observados nesse sentido estão: 

  • considerar o local da construção, aproveitando o perfil natural do terreno; 
  • entender a origem dos materiais que estarão presentes na obra. No caso dos revestimentos naturais, por exemplo, há uma série de opções que vêm de fontes renováveis e geram o mínimo de impacto ambiental na produção e instalação; 
  • propor soluções sustentáveis, como sistemas de energia solar, que vão impactar positivamente a curto, médio e longo prazo tanto no imóvel quanto no mundo. 

E então, qual desses assuntos que têm tudo a ver com o futuro da arquitetura já está presente nos seus projetos e discussões do dia a dia? Use o espaço dos comentários para compartilhar conosco?

Aproveite também para acessar o eBook Gratuito “Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura” e confira dicas de ouro exclusivas, baseadas no trabalho de excelência do arquiteto de sucesso Leandro Sumar.

Fernando Barboza

Fernando Barboza

Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também