Arquitetura sustentável: a relação dos revestimentos naturais com o meio ambiente

as pedras naturais sao revestimentos ideais para aplicacao em um projeto de o seixo e uma materia prima de origem natural sendo ideal para a arquitetura sustentavel

Antes mesmo da pandemia de Covid-19, que chegou em meados de 2020 no Brasil, já se observava uma tendência de pessoas procurando formas de trazer mais da natureza para dentro de casa, visando maximizar a sensação de bem-estar que esses elementos são capazes de proporcionar.

Indo mais além, também nos últimos anos há um movimento crescente de pessoas que, ao reformar ou planejar um novo ambiente (residencial ou comercial), priorizam materiais e alternativas envolvendo paisagismo e arquitetura sustentável. Nesse sentido, os revestimentos naturais vêm se mostrando como uma alternativa perfeita, que alia consciência ecológica e sofisticação. Saiba mais ao longo deste artigo. 

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM POUCAS LINHAS

Antes de ir direto ao ponto sobre a relação entre arquitetura sustentável e os revestimentos naturais, vale relembrar sucintamente o que é este conceito de arquitetura sustentável, também conhecido como arquitetura verde. A essência central envolve reduzir os impactos ambientais, promovendo uma construção sustentável, com eficiência energética e hídrica. 

Entre os itens considerados pela arquitetura sustentável estão: sistemas de automação, energia solar e materiais sustentáveis. Nesse último item se encaixam os revestimentos naturais, que apresentam uma série de características bem positivas envolvendo sustentabilidade. 

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DOS REVESTIMENTOS NATURAIS 

o seixo e uma materia prima de origem natural sendo ideal para a arquitetura sustentavel

Existem três principais pontos que fazem com que os revestimentos naturais tenham tudo a ver com a arquitetura sustentável. 

Origem: como o próprio nome já adianta, os revestimentos naturais são extraídos da própria natureza e vêm de fontes renováveis. Entre os exemplos temos a pedra Hitam e a pedra Hijau, que são extraídas a partir de magma vulcânico (matéria não poluente); e também as pedras Seixo, em que as pedras são provenientes de rios. 

Durabilidade: construções históricas, como as pirâmides do Egito, têm como matéria-prima os revestimentos naturais. Isso dá dimensão do quanto um produto como esse pode durar por séculos, fazendo com que a necessidade de troca seja minimizada, reduzindo o estímulo ao consumo e o impacto ambiental a curto, médio e longo prazo. 

Manutenção: depois de aplicados, os revestimentos naturais apresentam processos simples para manutenção. Em áreas internas, é suficiente um pano úmido ou aspirador de pó para limpar as peças. Em áreas externas, se houver sujidades acumuladas, pode ser necessário usar uma lavadora de alta pressão com jato aberto. 

CERTIFIQUE-SE SOBRE A QUALIDADE DOS REVESTIMENTOS

É imprescindível que os materiais utilizados em um projeto ligado à arquitetura sustentável tenham alto padrão de qualidade. Caso contrário, os itens positivos citados acima (origem, durabilidade e manutenção) deixam de existir, pois exigirão reposição e ajustes mais frequentes. 

Revestimentos naturais de baixa qualidade tornam a obra mais cara, geram retrabalho, prejuízos desnecessários e impactam negativamente o meio ambiente. No momento de escolher o fornecedor de revestimentos, questione sobre a origem dos materiais, peça para ver cases de projetos e converse sobre todos os detalhes técnicos. 

Agora que você conhece todo o potencial dos revestimentos naturais para a arquitetura sustentável, aproveite para visitar a loja online da Artemano e conferir todas as opções de produtos.

webshare

webshare

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também