Os revestimentos naturais de qualidade premium são capazes de durar por séculos. Então, se você já tomou o cuidado de adquirir esses produtos de um fornecedor de confiança, como a Artemano Revestimentos Naturais, o passo seguinte para garantir que as peças se mantenham esteticamente belas e inteiras vai depender apenas dos cuidados que você adota.
É normal que, com o passar do tempo, as pedras que revestem principalmente os espaços externos de um imóvel acumulem sujeira – óleos vegetais e minerais, gorduras, fuligens. Nesse sentido, existem práticas e produtos comuns utilizados para limpar azulejos que jamais devem ser usados, caso você queira estender o máximo possível a durabilidade dos revestimentos naturais.
Ao longo deste artigo você descobrirá sete principais práticas ruins, bem como medidas que vão ao encontro do ideal para a manutenção dos revestimentos.
AS 7 PRÁTICAS RUINS
Primeiramente, desmistifique a ideia de que basta seguir as orientações clássicas da limpeza doméstica. Há uma série de produtos, equipamentos e práticas não indicados, entre as mais significativas estão estas sete:
1) usar escovas de limpeza;
2) usar jatos abrasivos;
3) usar palha de aço;
4) usar objetos duros ou pontiagudos;
5) usar produtos abrasivos ou com princípio ativo forte – sapólio, água sanitária, amoníaco, hipoclorito de sódio, soda cáustica, querosene, ácidos cítrico;
6) usar vinagre ou álcool;
7) não fazer manutenção preventiva de rotina.
Ao adotar qualquer uma das ações acima, você coloca em risco a integridade das peças. Pode ser que momentaneamente você não perceba diferença, mas a médio e longo prazo há comprometimento da qualidade.
AS BOAS PRÁTICAS
E se você está se perguntando: “mas o que eu posso fazer para garantir a limpeza e, ao mesmo tempo, a durabilidade dos revestimentos naturais?”, saiba que existem algumas práticas simples e eficazes:
- usar sabāo em pedra, de preferência neutro;
- usar alvejante neutro;
- usar detergente neutro;
- uma lavadora de pressão em conjunto com o sabão neutro;
- não deixar o sabão ou detergente secar na pedra;
- cumprir o prazo da manutenção preventiva.
Para descobrir mais dicas sobre como manter os seus revestimentos naturais como novos, leia também “Como fazer a limpeza correta de um ambiente com revestimento natural?“.
E então, qual das recomendações listadas aqui é nova para você? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco.
Se você está na fase de escolher qual o melhor revestimento natural para o seu projeto, cadastre-se para receber uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas.