Como melhorar o relacionamento com fornecedores? Veja 4 dicas!

melhorar-o-relacionamento-com-fornecedores

O sucesso de um profissional de arquitetura ou design de interiores depende de diversos fatores. Um deles é a relação com os fornecedores.

Se houver algum problema nesse sentido, poderá comprometer seriamente a qualidade e o prazo do resultado final, e as reclamações sempre recaem sobre o profissional que elaborou o projeto, não é mesmo? Por esse motivo, é fundamental melhorar o relacionamento com fornecedores.

Assim, você poderá ficar tranquilo e ter a certeza de que entregará um trabalho de excelência ao seu cliente. Além disso, ganhará destaque no seu ramo. Então, fique de olho nas dicas que separamos neste post!

1. Estabeleça uma comunicação clara

Ao negociar com um fornecedor, é imprescindível que ambos deixem bem claras todas as condições. O ideal é estipular compensações caso uma das partes cometa algum erro. Isto é, algumas situações e as devidas formas de resolução já devem estar previstas no acordo. Isso evita discussões e problemas posteriores.

Procure não deixar dúvidas no ar. Para isso, elabore um contrato bem detalhado, faça pedidos de maneira bem específica e certifique-se de todas as condições envolvidas, desde prazo, modalidades de entrega e preço, assim como a até a forma de pagamento. Lembre-se de que a clareza na negociação faz com que haja uma confiança recíproca entre as partes.

2. Selecione fornecedores similares em preço e qualidade

Não dependa de apenas um ou de poucos fornecedores. Tenha sempre outros à sua disposição. Afinal, fornecedores podem sofrer imprevistos que impactam diretamente em seu trabalho. Imagine o transtorno caso você necessite de determinado material e o seu fornecedor não possa entregá-lo no prazo desejado ou, ainda, tenha subido significativamente o preço.

Contar com outros fornecedores evitará que haja falta de produtos para a realização do seu projeto. Outro ponto positivo é a possibilidade de aproveitar a concorrência saudável para a negociação de preços e prazos.

3. Crie uma relação de parceria

Tenha em mente que os fornecedores são fortes aliados. Sendo assim, manter uma relação de parceria é essencial para aumentar a qualidade dos serviços, diminuir os riscos e ampliar as colaborações. Então, demonstre aos seus fornecedores de que forma eles se beneficiarão com a divulgação dos produtos deles em seus trabalhos e, ainda, mostre que o crescimento de ambos é a principal vantagem dessa parceria.

Faça uso de recursos tecnológicos para melhorar o relacionamento com fornecedores e facilitar a comunicação. Utilize e-mail e WhatsApp e siga os perfis nas redes sociais para estreitar a relação entre vocês.

4. Valorize os bons fornecedores

Todos nós gostamos de ser reconhecidos quando executamos um bom trabalho, não é mesmo? Isso dá mais motivação, segurança e confiança e fortalece os laços entre as partes de uma negociação.

Desse modo, valorize o esforço dos fornecedores que suprem as expectativas. Isso pode ser feito por meio de indicações, novos contratos ou, até mesmo, premiações. Certamente, eles se esforçarão ainda mais para realizar um trabalho cada vez melhor.

Enfim, melhorar o relacionamento com fornecedores é simples: mantenha um diálogo respeitoso e bastante claro, invista em relações duradouras, valorize o bom trabalho realizado e acompanhe frequentemente o desempenho de cada um. Dessa maneira, você os transformará em fortes aliados do seu negócio e ambos ganharão com isso.

Quer saber mais sobre o assunto e as tendências do mercado de arquitetura e design de interiores? Então, acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro dos melhores conteúdos!


artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também