Artigos

17/10 Fernando Barboza

Conheça 6 arquitetos famosos no Brasil

Os arquitetos famosos do Brasil influenciam a linguagem utilizada em projeto e são referências como tendências arquitetônicas de seu período e das décadas seguintes. Os jovens profissionais do mercado buscam referências nesses arquitetos de renome.

Os profissionais premiados e com reconhecimento internacional podem estimular a criatividade de quem atua no segmento e ser fontes de inspiração para ousar nos projetos. Se você está procurando inspirações e fontes de conteúdos, confira, aqui, 6 arquitetos famosos para adotar como referência! Boa leitura!

1. Márcio Kogan

O arquiteto é uma referência da arquitetura contemporânea e foi ganhador de diversos prêmios, tendo obras espalhadas nos mais diversos países do mundo. Filho de engenheiro e com uma forte veia artística, o arquiteto expressa sua arte também por meio da cinematografia.

As obras de Kogan são destaque em muitos países e em mostras de arquitetura. Suas produções com linhas retas e grandes balanços nas estruturas são encantadoras!

2. Isay Weinfeld

Suas obras são ligadas à liberdade criativa, característica marcante do arquiteto que atua também como cineasta e professor. Seus projetos são marcantes e com assinatura perceptível.

São marcados por linhas esbeltas e traços definidos. O arquiteto não gosta de rótulos e opta por caracterizar seu trabalho como livre. Vale lembrar que Isay tem obras em diversos países e já recebeu vários prêmios internacionais.

3. Rosa Kliass

Rosa é pioneira do paisagismo no Brasil, de modo que a arquiteta e paisagista é referência na área. Autora de diversos projetos de intervenção paisagística no cenário urbano, a arquiteta é também fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

A profissional adota linhas orgânicas e mescla, em seus projetos, elementos construídos com plantas.

4. Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto integrante da escola paulistana de arquitetura, Paulo fez de suas obras experimentos. Sua própria casa tornou-se referência arquitetônica, vindo a ser objeto de estudo para muitos profissionais.

Os traços adotados pelo arquiteto podem ser classificados como modernistas. Paulo gosta de integrar questões ambientais e sociais a seus projetos.

5. Roberto Burle Marx

O artista plástico talvez seja a maior referência quando falamos em paisagismo. Suas obras demonstram a fluidez e a leveza da natureza. O profissional usou linhas orgânicas em suas composições. A ligação entre áreas verdes e urbanizadas é marca de seus projetos.

Burle Marx teve algumas obras tombadas como patrimônio histórico, então, vale a pena conferir os trabalhos!

6. Felipe Diniz

O arquiteto e administrador prioriza o conceito de “menos é mais”, e seus projetos têm como marcas o conforto, a funcionalidade e o uso apenas dos itens necessários. Ele internacionalizou seu trabalho no ano de 2017, ao abrir um escritório em Nova Iorque.

Seus projetos são marcados por linhas clássicas e que remetem muito ao aconchego. Seu escritório realiza concepções para obras residenciais, comerciais e também de design de interiores.

O Brasil tem uma gama enorme de arquitetos reconhecidos em âmbito mundial. Se você tiver oportunidade, viaje para conhecer as edificações mais de perto. Visitar as obras permite observar com mais atenção os detalhes e os elementos construtivos.

Gostou de conhecer mais sobre arquitetos famosos e suas obras? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais! Seus amigos também gostarão de saber mais!

Compartilhar