Artigos

17/11Fernando Barboza

Hitam bruta e Hitam lisa: entenda as diferenças

Uma pedra 100% constituída de magma vulcânico, com coloração que permeia entre tons de cinza claro e escuro, extraída de uma ilha específica na Indonésia. Essa é a pedra Hitam, também conhecida por “Batu Candi” no país de origem. Entre as principais marcas está o fato de que quando em contato com a água a pigmentação da pedra aumenta, apresentando cores ainda mais vibrantes e escuras.

Em resumo, a Hitam é comercializada de duas formas: na versão bruta e na versão lisa. Para que você conheça exatamente cada uma delas, contamos ao longo deste artigo as principais características (tanto semelhantes quanto distintas) que envolvem a Hitam bruta e Hitam lisa. 

CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES ENTRE HITAM LISA E HITAM BRUTA

Mesmo que a Hitam bruta e Hitam lisa exibam particularidades distintas envolvendo a parte estética, existem alguns aspectos semelhantes relacionados às características e cuidados necessários, entre os principais estão:  

– as duas vêm da Indonésia;
– compartilham o mesmo padrão premium (altamente resistentes e duráveis);
– as peças são resistentes aos raios UVA e UVB, isso quer dizer que não desbotam ao longo do tempo; 
– para limpeza de ambas, não se deve usar produtos e materiais de limpeza abrasivos, como por exemplo os produtos multiuso facilmente encontrados em supermercados. 

PEDRA HITAM LISA

pedra natural hitam quando molhada apresenta variacao de cor

A pedra Hitam lisa é a versão sem saliências da pedra Hitam premium Artemano. Quando molhada, as peças escurecem, apresentando tons que ficam bem próximos à cor preta. Arquitetos têm frequentemente indicado a Hitam para revestir piscinas, pois por conta da coloração o ambiente como um todo fica diferenciado, único e sofisticado. 

Duas características bem positivas ligadas à pedra Hitam lisa: é antiderrapante, reduzindo o risco de acidentes; e é atérmica, fazendo com que não esquente mesmo quando exposta por várias horas ao sol. Esses dois pontos tem tudo a ver com as recomendações de revestimentos para locais como pisos, bordas de piscina e demais áreas molhadas. 

SUGESTÕES DE APLICAÇÃO DA HITAM LISA

Hitam lisa em sala de estar

lindo painel para televisao com pedra hitam lisa artemano revestimentos naturais

Hitam lisa em lareira 

leleira revestida com pedra hitam lisa artemano revestimentos naturais

Hitam lisa em parede interna

projeto com aplicacao de hitam lisa como revestimento de parede

Hitam lisa em piscina

piscina revestina com pedra hitam lisa revestimentos naturais artemano

Hitam lisa em muro

area externa com paredes revestidas com hitam artemano revestimentos naturais

PEDRA HITAM BRUTA

pedra hitam bruta revestimentos naturais artemano

Diferente da Hitam lisa, a Hitam bruta apresenta saliências e ondulações. Para chegar a esse formato bruto, são usadas ferramentas manuais. Cada peça é talhada individualmente, tornando o revestimento algo ainda mais exclusivo e requintado. 

É mais habitual ver essa versão de revestimento aplicada em áreas externas, em locais como muros e fachadas. Há também projetos em que a Hitam bruta e a Hitam lisa são usadas em conjunto. 

SUGESTÕES DE APLICAÇÃO DA HITAM BRUTA

Hitam bruta em fachada 

fachada revestida com hitam bruta projeto com revestimentos naturais artemano

Hitam bruta em muro 

pedra hitam aplicada em muro projeto com revestimentos naturais artemano

Agora que você ficou por dentro das principais características das pedras Hitam lisa e Hitam bruta, acesse a loja online da Artemano e conheça os diferentes tamanhos disponíveis para cada uma das versões. 

Compartilhar