Artigos

27/02Fernando Barboza

Como realizar construções sustentáveis? Veja as melhores práticas!

Já pensou na importância de o arquiteto realizar construções sustentáveis como uma maneira de se diferenciar da concorrência? Caso nunca tenha parado para refletir sobre esse assunto, é bom saber que cada vez mais as construções sustentáveis se firmam como uma tendência no universo da arquitetura.

Pensando em ajudar nessa missão, vamos apresentar a você as melhores práticas para saber exatamente como realizar construções sustentáveis. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Faça um planejamento eficiente

Já que estamos falando de uma prática com a qual não há muita familiaridade, é indicado que se faça um planejamento detalhado para estabelecer as etapas do projeto e as maneiras de como torná-lo, de fato, uma construção sustentável.

Tenha em mente que uma construção sustentável é aquela que se preocupa com os impactos ambientais ao longo de todo o projeto, tanto na obra em si, quanto na construção que fica.

Algumas questões que precisam ser consideradas na hora de um planejamento realmente eficiente são:

  • Definição acerca da gestão e eliminação dos resíduos;
  • Busca por fornecedores de materiais sustentáveis;
  • Formas de conscientizar os envolvidos na obra;
  • Comunicação clara e eficaz para implementar as metodologias de sustentabilidade;
  • Sinalização objetiva sobre os materiais que serão descartados;
  • Atenção com a poluição gerada no canteiro de obras.

Priorize a qualidade dos materiais

Um dos pilares da sustentabilidade é o econômico. Logo, faz parte desse conceito a ideia de desenvolver construções sustentáveis que se preocupem com a qualidade dos materiais a fim de não tornar a obra onerosa.

Talvez esse entendimento não seja tão evidente em um primeiro momento, mas com um pouco de reflexão é possível compreender que obras que utilizam itens de baixa qualidade acabam se tornando mais caras, uma vez que resultam em retrabalho, perda de tempo e prejuízos desnecessários.

Diminua a quantidade de resíduos

Os resíduos de um canteiro de obras precisam ser diminuídos e descartados corretamente a fim de que essa questão não gere um impacto ambiental durante e depois da construção.

Por essa razão, é interessante implementar a separação dos entulhos de modo que alguns itens possam ser reaproveitados e, o que não puder servir para novas obras, descartado com responsabilidade e critério, levando essa nova mentalidade até todos os trabalhadores e contribuindo, até mesmo, para a economia de materiais.

Busque por soluções sustentáveis

Para realizar construções sustentáveis de verdade é preciso implementar algumas soluções de extrema importância para o meio ambiente. Alguns exemplos disso são:

  • prioridade para uso da luz natural;
  • prioridade para a ventilação natural;
  • construção de um sistema de reaproveitamento de água;
  • estratégias para reduzir consumo de água e energia;
  • inclusão de áreas verdes no projeto de arquitetura;
  • uso de materiais recicláveis (tijolos ecológicos, telhados verdes, revestimento de pedras naturais premium etc.);
  • limitação do uso de combustível na obra;
  • inspiração na natureza.

Dessa forma, é vital utilizar produtos de qualidade para fazer construções sustentáveis. Os revestimentos naturais premium, por exemplo, justamente por sua origem orgânica, oferecem uma sensação de bem-estar inigualável que se harmoniza perfeitamente com os ideais de sustentabilidade tão em evidência no momento.

Agora que você já sabe as melhores práticas para realizar construções sustentáveis, conheça os produtos da Artemano e escolha materiais de primeira linha para a sua obra!

Compartilhar