Construções Sustentáveis: Como Fazer e Melhores Práticas!

Uma parede ecológica de um prédio cheia de vegetações verdes

Já pensou na importância de o arquiteto realizar construções sustentáveis como uma maneira de se diferenciar da concorrência? Caso nunca tenha parado para refletir sobre esse assunto, é bom saber que cada vez mais estes modelos de construções se firmam como uma tendência no universo da arquitetura.

Mas Afinal, O Que São Construções Sustentáveis?

Construções sustentáveis são aquelas que se preocupam com o meio ambiente e com a eficiência energética. Podemos dizer que são aquelas que pensam no presente e no futuro.

As construções sustentáveis têm como objetivo minimizar o impacto ambiental e aumentar a eficiência energética. Isso é possível através da utilização de materiais recicláveis, da reutilização de água, da iluminação natural e da ventilação adequada.

Além disso, as construções sustentáveis devem ser projetadas de forma a minimizar o consumo de energia. Isso é possível através da utilização de materiais isolantes, da instalação de sistemas de aquecimento e de refrigeração eficientes e da utilização de fontes de energia renováveis.

As construções sustentáveis são importantes não só para o meio ambiente, mas também para o bolso dos proprietários. Isso porque, como são mais eficientes, acabam gerando economia de energia e, consequentemente, de dinheiro.

Benefícios Das Construções Sustentáveis!

As construções sustentáveis têm se mostrado cada vez mais eficientes e benéficas para o meio ambiente. Isso porque elas utilizam materiais que são ecologicamente corretos, como a madeira certificada, por exemplo, e têm um menor impacto ambiental.

Além disso, as construções sustentáveis costumam ser mais bem isoladas, o que significa que elas mantêm o ambiente interno mais fresco no verão e mais quente no inverno, reduzindo o consumo de energia.

Por fim, as construções sustentáveis também são mais valorizadas no mercado imobiliário, o que significa que elas podem se tornar um investimento mais rentável a longo prazo.

Agora que você já sabe o que é e os benefícios, vamos apresentar a você as melhores práticas para saber exatamente como realizar construções sustentáveis. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Faça um planejamento eficiente

Já que estamos falando de uma prática com a qual não há muita familiaridade, é indicado que se faça um planejamento detalhado para estabelecer as etapas do projeto e as maneiras de como torná-lo, de fato, uma construção sustentável.

Tenha em mente que uma construção sustentável é aquela que se preocupa com os impactos ambientais ao longo de todo o projeto, tanto na obra em si, quanto na construção que fica.

Algumas questões que precisam ser consideradas na hora de um planejamento realmente eficiente são:

  • Definição acerca da gestão e eliminação dos resíduos;
  • Busca por fornecedores de materiais sustentáveis;
  • Formas de conscientizar os envolvidos na obra;
  • Comunicação clara e eficaz para implementar as metodologias de sustentabilidade;
  • Sinalização objetiva sobre os materiais que serão descartados;
  • Atenção com a poluição gerada no canteiro de obras.

Priorize a qualidade dos materiais

Um dos pilares da sustentabilidade é o econômico. Logo, faz parte desse conceito a ideia de desenvolver construções sustentáveis que se preocupem com a qualidade dos materiais a fim de não tornar a obra onerosa.

Talvez esse entendimento não seja tão evidente em um primeiro momento, mas com um pouco de reflexão é possível compreender que obras que utilizam itens de baixa qualidade acabam se tornando mais caras, uma vez que resultam em retrabalho, perda de tempo e prejuízos desnecessários.

Diminua a quantidade de resíduos

Os resíduos de um canteiro de obras precisam ser diminuídos e descartados corretamente a fim de que essa questão não gere um impacto ambiental durante e depois da construção.

Por essa razão, é interessante implementar a separação dos entulhos de modo que alguns itens possam ser reaproveitados e, o que não puder servir para novas obras, descartado com responsabilidade e critério, levando essa nova mentalidade até todos os trabalhadores e contribuindo, até mesmo, para a economia de materiais.

Busque por soluções sustentáveis

Para realizar construções sustentáveis de verdade é preciso implementar algumas soluções de extrema importância para o meio ambiente. Alguns exemplos disso são:

  • prioridade para uso da luz natural;
  • prioridade para a ventilação natural;
  • construção de um sistema de reaproveitamento de água;
  • estratégias para reduzir consumo de água e energia;
  • inclusão de áreas verdes no projeto de arquitetura;
  • uso de materiais recicláveis (tijolos ecológicos, telhados verdes, revestimento de pedras naturais premium etc.);
  • limitação do uso de combustível na obra;
  • inspiração na natureza.

Conclusão Sobre Construções Sustentáveis

Dessa forma, é vital utilizar produtos de qualidade para fazer construções sustentáveis. Os revestimentos naturais premium, por exemplo, justamente por sua origem orgânica, oferecem uma sensação de bem-estar inigualável que se harmoniza perfeitamente com os ideais de sustentabilidade tão em evidência no momento.

Agora que você já sabe as melhores práticas para realizar construções sustentáveis, conheça os produtos da Artemano e escolha materiais de primeira linha para a sua obra!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também