Os arquitetos famosos do Brasil influenciam a linguagem utilizada em projeto e são referências como tendências arquitetônicas de seu período e das décadas seguintes. Os jovens iniciantes na profissão de arquiteto buscam referências nessas figuras de renome.
Os profissionais premiados e com reconhecimento internacional podem estimular a criatividade de quem atua no segmento e ser fonte de inspiração para ousar nos projetos. Se você está procurando inspirações e fontes de conteúdos, confira, aqui, 6 arquitetos famosos para adotar como referência! Boa leitura!
1. Márcio Kogan
O arquiteto de personalidade brilhante é uma referência da arquitetura contemporânea e foi ganhador de diversos prêmios, tendo obras espalhadas nos mais diversos países do mundo. Filho de engenheiro e com uma forte veia artística, o arquiteto expressa sua arte também por meio da cinematografia.
As obras de Kogan são destaque em muitos países e em mostras de arquitetura. Suas produções com linhas retas e grandes balanços nas estruturas são encantadoras!
2. Isay Weinfeld
Suas obras são ligadas à liberdade criativa, característica marcante do arquiteto que atua também como cineasta e professor. Seus projetos são distintos e com assinatura perceptível.
São marcados por linhas esbeltas e traços definidos. O arquiteto brasileiro não gosta de rótulos e opta por caracterizar seu trabalho como livre. Vale lembrar que Isay tem obras em diversos países e já recebeu vários prêmios internacionais.
3. Rosa Kliass
Rosa é pioneira do paisagismo no Brasil, de modo que a arquiteta e paisagista é referência na área. Autora de diversos projetos de intervenção paisagística no cenário urbano, a arquiteta é também fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.
A profissional adota linhas orgânicas e mescla, em seus projetos, elementos construídos com plantas.
4. Paulo Mendes da Rocha
Arquiteto integrante da escola paulistana de arquitetura, Paulo fez de suas obras experimentos. Sua própria casa tornou-se referência arquitetônica, vindo a ser objeto de estudo para muitos profissionais.
Os traços adotados pelo arquiteto podem ser classificados como modernistas. Paulo gosta de integrar questões ambientais e sociais a seus projetos.
5. Roberto Burle Marx
O artista plástico talvez seja a maior referência quando falamos em paisagismo. Suas obras demonstram a fluidez e a leveza da natureza. O profissional usou linhas orgânicas em suas composições. A ligação entre áreas verdes e urbanizadas é marca de seus projetos.
Burle Marx teve algumas obras tombadas como patrimônio histórico, então, vale a pena conferir os trabalhos!
6. Felipe Diniz
O arquiteto e administrador prioriza o conceito de “menos é mais”, e seus projetos têm como marcas o conforto, a funcionalidade e o uso apenas dos itens necessários. Ele internacionalizou seu trabalho no ano de 2017, ao abrir um escritório em Nova Iorque.
Seus projetos são marcados por linhas clássicas e que remetem muito ao aconchego. Seu escritório realiza concepções para obras residenciais, comerciais e também de design de interiores.
O Brasil tem uma gama enorme com alguns dos maiores arquitetos do mundo, reconhecidos a nível global. Se você tiver oportunidade, viaje para conhecer as edificações mais de perto. Visitar as obras permite observar com mais atenção os detalhes e os elementos construtivos.
Gostou de conhecer mais sobre arquitetos famosos e suas obras? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais! Seus amigos também gostarão de saber mais!