Quando o assunto envolve revestimentos naturais, uma das primeiras opções que vem à mente é a pedra Hitam, principalmente pela versátil aplicação que ela apresenta. Para falar mais sobre o assunto, conversamos com Bernardo Bahia, arquiteto com passagem pela Universidade de Arquitectura do Porto, Portugal, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre pela mesma instituição em Urbanismo, História e Arquitetura da cidade.
Bernardo é diretor e fundador da Blasi Bahia Arquitetos Associados, juntamente com sua sócia, Marina Blasi Bahia, desde 2012. Ele é apreciador de materiais e revestimentos naturais, pois acredita que é uma forma de aproximar a relação da arquitetura com o ambiente natural e a natureza.
ARTEMANO: O FATO DE SER CONSTITUÍDA DE LAVA VULC NICA TRAZ QUAIS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIADAS PARA A PEDRA HITAM?
Bernardo Bahia: Os revestimentos de pedra vulcânica além de características estéticas e funcionais para os projetos, possuem propriedades terapêuticas importantes para as pessoas.
ARTEMANO: POR QUE MUITOS ARQUITETOS TÊM OPTADO POR INDICAR A PEDRA HITAM EM SEUS PROJETOS?
Bernardo Bahia: Acredito que por se adaptarem bem a diferentes ambientes – internos, externos, molhados. São pedras com coloração e tonalidade variadas, uma diferente da outra, possibilitando diversos tipos de arranjos e paginação. Além disso, a variação de cores faz com que se mimetize no ambiente natural e na paisagem.
ARTEMANO: DEVIDO À COLORAÇÃO ESCURA, QUAIS OUTROS PROJETOS SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE BEM COM A HITAM?
Bernardo Bahia: Projetos em que a iluminação mais baixa, aconchegante e sem reflexão é uma diretriz importante. Nós adoramos a Hitam em ambientes internos para trazer um aspecto natural ao ambiente.
ARTEMANO: VOCÊ PODE DETALHAR ALGUM PROJETO QUE É SEU E QUE TENHA ENVOLVIDO O USO DA PEDRA HITAM?
Bernardo Bahia: Utilizamos em piscinas e áreas externas com certa frequência. Em uma aplicação menos comum, utilizamos nas paredes deste apartamento na praia.