6 cuidados com o mármore Travertino que prolongam a beleza 

pedra artemano saiba cuidados com o mármore travertino você precisa ter

Eis uma frase que resume muito bem como o Mármore Travertino é conhecido mundialmente: o revestimento natural sofisticado mais usado na história da arquitetura. Afinal, as características do Travertino conquistaram o coração de profissionais como arquitetos, designers de interiores e engenheiros nos mais diversos países. 

A pedra é realmente belíssima. No entanto, para que ela se mantenha resistente e esteticamente bonita mesmo com o passar do tempo, é essencial seguir seis cuidados principais com mármore Travertino. Ao longo deste artigo listamos cada um deles. 

1) IMPERMEABILIZE SE FOR ÁREA MOLHADA

Se o local revestido com mármore Travertino tiver contato direto com líquidos ou gorduras, é indispensável aplicar um impermeabilizante. Esse produto não altera a estética do Travertino e contribui para evitar que a pedra manche em função do derramamento de alguma substância. Esse cuidado contribui com a conservação da pedra. 

Dica extra: é importante que, na aplicação do impermeabilizante, o revestimento esteja totalmente seco, livre de qualquer umidade do assentamento ou rejunte.

2) LIMPE AS SUJEIRAS DA OBRA 

É comum durante uma obra ter ferramentas e diversos materiais de construção circulando no ambiente. Nesse sentido, um cuidado com o mármore Travertino envolve evitar o máximo possível de sujeira se as peças estiverem por perto ou já aplicadas no espaço. O risco de manchar esse revestimento é alto. 

No que envolve o rejunte usado no assentamento do Travertino, é importante seguir o tempo indicado pelos fabricantes para não comprometer a aplicação. Vale ressaltar que esse período não deve ser estendido, justamente para evitar que o produto provoque manchas nas pedras. 

3) SE SURGIREM MANCHAS ESBRANQUIÇADAS 

Quando o mármore Travertino é instalado em áreas molhadas, como por exemplo em piscinas, manchas esbranquiçadas nas pedras podem aparecer após a aplicação e enchimento do local com água. Essas manchas são facilmente removidas com escova de aço. 

4) EVITE DERRAMAR LÍQUIDOS ÁCIDOS

Comparado a outros produtos, o mármore Travertino está mais propenso a manchar caso fique em contato com fluidos ácidos, entre eles vinagre, café e suco de limão. Para minimizar o risco de que esses líquidos danifiquem as peças de revestimento, caso ocorra algum acidente é indispensável limpar imediatamente a superfície do Travertino. 

5) NÃO DEIXE MATERIAIS ABRASIVOS EM CIMA

Esponjas, palhas de aço e outros produtos que contenham material metálico não podem permanecer por muito tempo em contato com o mármore Travertino. Se molhadas, costumam enferrujar e podem soltar resquícios de ferrugem no revestimento, manchando e danificando as peças. 

6) USE MÁQUINAS E PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA LIMPEZA

Em locais externos, basta usar detergente alcalino e uma lavadora de alta pressão para fazer a limpeza. Esse detergente é excelente para remover fuligem, óleos vegetais e gorduras. É importante seguir as orientações presentes na embalagem e, jamais, deixar o detergente secar sobre o Travertino. Em espaços internos, basta usar detergente alcalino e uma esponja.

Agora que você já está por dentro dos principais cuidados que se deve ter com o mármore Travertino, aproveite para conferir todas as opções desse revestimento em na loja online da Artemano Revestimentos Naturais

Fernando Barboza

Fernando Barboza

Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também