Não há como negar, o piso é capaz de transformar as impressões sobre a decoração de qualquer ambiente. Quando se trata de construir espaços com estilo rústico, o piso ganha ainda mais importância. Além de estar atento à escolha de um piso rústico (que transpareça essa característica), é essencial saber sobre as características técnicas ligadas à segurança.
Separamos uma série de informações para você escolher o melhor piso rústico, tanto para ambientes internos quanto externos. Você também terá acesso a imagens de projetos que podem te inspirar.
PRINCIPAIS CUIDADOS AO ESCOLHER UM PISO RÚSTICO
A circulação de pessoas é o primeiro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de decidir sobre o piso rústico. Com isso em mente, três principais características técnicas devem fazer parte do checklist que levará à decisão.
É ANTIDERRAPANTE?
O piso rústico precisa ser antiderrapante, independentemente de estar revestindo um espaço interno ou externo. Assim, mesmo o local estando exposto à água (seja da chuva ou por causa da limpeza) são reduzidos os riscos de que alguém escorregue ou caia.
É ATÉRMICO?
Principalmente no caso do piso rústico externo, é bem importante que ele seja atérmico, pois se ele não for, em dias de sol intenso há riscos de gerar queimaduras e desconfortos térmicos em quem estiver circulando sem proteção nos pés.
TEM ALTA RESISTÊNCIA?
Piso é sinônimo de pessoas circulando pelo local. Em áreas de garagem haverá também carros circulando. Nesse sentido, o piso rústico precisa ser resistente a impactos e a diferentes pesos que passem pelo espaço.
REVESTIMENTOS NATURAIS COMO PISO RÚSTICO
Os três pontos acima citados têm tudo a ver com os revestimentos naturais – produtos extraídos diretamente da natureza e indicados por arquitetos, engenheiros e designers de interiores para revestir paredes e pisos.
Há diversas cores, cortes e tamanhos de revestimentos naturais. Justamente pelo fato de serem extraídos da natureza, potencializam a ideia de trazer rusticidade aos ambientes. Inclusive, um dos principais benefícios de cada uma dessas opções é o visual atemporal, ou seja, resiste à passagem do tempo sem parecer que “saiu de moda”.
PISO RÚSTICO PARA ÁREA INTERNA
Conforto e bem-estar estão entre as características positivas do piso rústico feito com revestimento natural. Quando se trata de piso para área interna, ele é capaz de melhorar o desempenho térmico (mantendo a temperatura sempre agradável) e amenizar sons indesejados (pois absorvem parte do som). Acusticamente é um excelente ganho.
Entre as sugestões de piso rústico para área interna estão:
MICROSSEIXOS
SEIXO TELADO
MÁRMORE TRAVERTINO
PISO RÚSTICO PARA ÁREA EXTERNA
Garagens, escadarias, trilhos para passagem de carros, calçadas, etc. Esses são alguns dos ambientes mais corriqueiros para aplicação de piso rústico.
Entre as sugestões de piso rústico para área externa estão:
MICROSSEIXOS
MÁRMORE TRAVERTINO
HITAM LISA
E então, qual das opções você gostou mais? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco. Todos os produtos estão disponíveis para compra na loja online da Artemano Revestimentos Naturais.