Tudo sobre como assentar piscina com pedras Hitam e Hijau

Bastam alguns minutos em frente a uma piscina revestida com a pedra Hitam ou com a pedra Hijau para ficar maravilhado. As duas são pedras vulcânicas, extraídas de Ilhas na Indonésia, que apresentam características ligadas à exclusividade, sofisticação e contato intenso com a natureza. 

Para que o espaço revestido com essas pedras fique integralmente belo e com qualidade, é essencial que a equipe responsável pela obra primeiramente leia com ateçåo o manual técnico de instalaçåo da Artemano e tenha conhecimento profundo sobre como assentar pedras naturais em piscina com pedras Hitam e Hijau. Isso porque há especificidades bem significativas, capazes de impactar negativamente caso não sejam consideradas. 

Abaixo, separamos os principais cuidados de como fazer o assentamento de piscina com pedras Hitam e Hijau. 

CUIDADO 1: PREPARAÇÃO 

Quem conhece as pedras Hitam e Hijau sabe que elas apresentam variações de tonalidade e formato devido, justamente, à sua origem e por se tratar de um produto natural e cortado manualmente um a um. Nenhuma pedra é igual à outra. Nesse sentido, antes do assentamento faça o seguinte: 

– abra algumas caixas e  no chão, simule a parede ou piso da piscina que será assentado (esse passo te dará ideia de como ficará a superfície depois de pronta); 

– Durante a instalção, ao perceber diferenças relevantes na espessura das pastilhas, o instalador precisa nivelar com a ajuda da argamassa, apertando com maior intensidade as pastilhas mais grossas e deixando um espaço maior entre as pastilhas mais finas; 

– é fundamental fazer um gabarito e acertar as pedras usando uma máquina especializada

(serra mármore corte seco). 

Em relação à aderência, os cuidados necessários são os seguintes: 

– se o local do assentamento apresentar umidade, faça a impermeabilização usando um produto específico, ela deve ser realizada por profissionais com expertise nesse serviço; 

– remova toda a tinta, massa ou qualquer outro revestimento existente no local;

– por se tratar de uma área que ficará submersa, faça o assentamento sobre proteção mecânica, ou seja, execute uma camada de argamassa sobre a manta e depois assente o piso sobre essa camada; 

– limpe perfeitamente bem a superfície, sem deixar qualquer evidência de pó, partículas soltas ou gordura; 

– caso esses cuidados prévios não sejam adotados, problemas futuros tendem a aparecer, entre eles descolamento das pedras e eflorescência (depósitos cristalinos de cor branca na superfície do revestimento).

Dica importante: preveja um acréscimo de 5% a 10% na quantidade estimada de revestimento utilizado, considerando uma margem para recortes e reserva preventiva.

CUIDADO 2: ASSENTAMENTO 

Depois de colocar em prática todas as indicações ligadas ao preparo de como assentar piscina com pedras Hitam e Hijau, é hora do assentamento. Para isso, siga estas instruções: 

– molhe as pedras para eliminar o pó, sujeiras e resíduos que possam interferir na aderência da argamassa; 

– utilize argamassa colante para o assentamento das pedras, seguindo sempre as instruções do fabricante. Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, indicamos a arga super formatos e pedras especiais da Ceramfix

– umedeça a superfície da aplicação e as pedras antes da aplicação da argamassa; 

– estique a massa em uma área de no máximo 0,5m² por vez. Esse cuidado é essencial para que a massa não vitrifique, seque com sol e, por consequência, não cole corretamente;   

Dica importante: aplique a argamassa colante com uma desempenadeira dentada de 6mm, usando a parte lisa do equipamento, numa angulação de 30°. 

– espalhe uniformemente sobre a superfície, deixando uma camada com espessura de 4mm.

– passe a parte dentada da desempenadeira com uma angulação de 60° em um mesmo sentido, fazendo cordões uniformes de argamassa colante; 

– aplique também a argamassa no verso das pedras, no sentido contrário à aplicação

na superfície do assentamento, certificando-se de que toda a área da pedra foi coberta. Isso se chama de dupla colagem; 

Dica importante: este é um reforço sobre o fato de que a argamassa não deve ser esticada em um espaço maior que 0,5m², para não exceder o tempo exposto ao ar livre, que pode comprometer a capacidade adesiva.

– as pedras devem ser colocadas próximas da posição final; 

– o posicionamento da peça pode ser ajustado e a pedra fixada, pressionando até à posição final; 

– após assentar a primeira pedra, as demais devem seguir o mesmo padrão, seguindo a modulação previamente planejada.

ASSENTAMENTO COM JUNTA SECA

Quando se trata de como assentar piscina com pedras Hitam e Hijau, recomendamos que 

seja feito em junta seca, ou seja, sem rejunte. 

Caso os revestimentos naturais de versão lisa forem assentados em um local em que

não ficarão submersos (bordas, banheiros, saunas, etc.), deixe um espaço de 2mm entre elas a fim de promover uma mínima junta de dilatação térmica e evitar quebras e descolamentos.

ASSENTAMENTO COM REJUNTE 

O revestimento Hitam é altamente poroso e mancha com facilidade. Caso o cliente queira aplicar rejunte, reforce sobre essa características e riscos. Pode ocorrer casos em que o cliente insista em rejuntar o local, diante dessa situação, aplique os seguintes cuidados tanto com a Hitam quanto com a Hijau: 

– rejunte as pedras somente após o tempo recomendado pelo fabricante da argamassa; 

– deixe a superfície das pedras totalmente limpa, livre de pó e gorduras; 

– prepare o rejunte em um recipiente limpo, adicionando a quantidade de água de

acordo com as instruções da embalagem. Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, indicamos o rejunte fácil da Ceramfix

Dica importante: proteja a face da pedra e, caso haja contato do rejunte com o revestimento, limpe o mais rápido possível, para que o produto não entre nos poros da pedra e cause manchas. Evite rejuntar sob o sol. 

 – aplique o rejunte com uma desempenadeira ou com uma espátula pressionando-o

contra as juntas, para que proporcione um preenchimento uniforme; 

– deixe descansar durante o tempo especificado pelo fabricante do rejunte; 

– para fazer o acabamento, passe uma esponja limpa e umedecida em água sobre as juntas

das pedras; 

– para executar a limpeza final, inclusive da obra como um todo, espere o tempo especificado pelo fabricante do rejunte para não comprometer a aplicação. Utilize estopa limpa e umedecida em água. 

CUIDADO 3: PÓS-ASSENTAMENTO 

Como mencionado no tópico anterior, tanto a Hitam quanto a Hijau são pedras porosas (principalmente a Hitam). Diante disso, são necessários cuidados também após o assentamento: 

– jamais deixe deixe a argamassa ou o rejunte secar sobre as pedras; 

– após o assentamento das pedras em piscinas ou espelhos d’água, é necessário enchê-los o mais breve possível, respeitando o tempo de cura indicado pelo fabricante da argamassa. Esse procedimento evita possíveis descolamentos das pedras e descamações causadas pela dilatação térmica, manchas e oxidação excessiva das peças; 

– ao colocar água na piscina ou no espelho d’água, podem aparecer cristais de cor

branca entre as pedras. Esses cristais são comuns e surgem muitas vezes nos primeiros contatos da água com a argamassa e o material recém instalado ( flores de obra nova). Tendência a sair naturalmente com o uso e manutenções de limpeza de rotina, mas também podem surgir pela falta de cálcio na água ( baixo equilíbrio de dureza cálcica), vazamentos ou erros na etapa de impermeabilização. Remova os cristais à medida em que forem surgindo, utilizando uma escova de aço. A permanência prolongada pode manchar a pedra.

Dica importante: esses depósitos de cálcio podem aparecer também ao redor da borda. Fique atento e remova sempre que necessário para que as pedras não manchem. 

DÚVIDAS SOBRE COMO ASSENTAR PISCINA COM PEDRAS HITAM E HIJAU?

Pelo fato do assentamento de piscina com pedras Hitam e Hijau ser um assunto altamente técnico, é compreensível que, mesmo após ler com atenção este artigo, você ainda possa ter dúvidas. Por isso, os consultores técnicos da Artemano Revestimentos Naturais estão disponíveis para conversar e esclarecer pontos. Cadastre-se para uma consultoria gratuita ou envie uma mensagem via Whatsapp

Fernando Barboza

Fernando Barboza

Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também