Artigos

04/08Fernando Barboza

Tijolo inglês: saiba como incorporar o revestimento na decoração

Se você já esteve em um ambiente revestido com tijolo inglês, muito provavelmente notou assim que entrou no local, pois ele costuma protagonizar em meio ao restante da decoração. Não é por acaso que esse tipo de revestimento vem ganhando cada vez mais espaço em casas, apartamentos e escritórios no mundo todo. 

O tijolo inglês, chamado às vezes de tijolinho,  pode ser encontrado em diferentes tonalidades. Isso possibilita que o revestimento seja incorporado com tranquilidade nos mais diversos ambientes de um imóvel, independentemente do estilo decorativo – rústico, moderno, contemporâneo. 

Se você está curioso para saber mais sobre esse revestimento, continue atento a este artigo. Separamos inspirações e dicas para usar da melhor maneira o tijolo inglês. 

Como usar o tijolo inglês na decoração?

Primeiramente, é bem importante saber que o tijolo inglês é um produto cerâmico, produzido com argila, água e, em alguns casos, aditivos. As peças devem ser aplicadas somente com finalidade decorativa, pois as características técnicas não permitem utilizá-lo com função estrutural. Vale usar em pisos, bem como paredes internas e externas.

A aplicação dos tijolinhos remete muito a ambientes da antiga Inglaterra, o que proporciona 

personalidade a qualquer construção. O segredo envolve pensar no ambiente com um todo.

Nesse sentido entre as dicas que arquitetos e decoradores costumam ressaltar quando o assunto envolve tijolo inglês estão:

  • procure contrastar os pisos e paredes revestidos de tijolinhos com outros elementos, entre eles plantas, espelhos, ornamentos metálicos, estantes, e quadros; 
  • dê atenção à iluminação para valorizar ainda mais os tijolinhos. Vale usar luminárias, lâmpadas com tonalidade amarelada e lustres. 

Inspirações de ambientes com Tijolo Inglês 

Como você pode perceber, a ideia de usar o tijolo inglês como revestimento de ambientes tem tudo a ver com quem quer criar ambientes especiais, que causam uma excelente primeira impressão e trazem, até mesmo, um ar de exclusividade. 

Por isso, separamos vários projetos com toque Artemano que possuem o tijolo inglês da linha Premium África compondo o conjunto da obra. Inspire-se! 

Sala de estar 

O projeto acima envolve uma sala de estar revestida com Tijolo Inglês do tipo Marfim, o qual possui tons de cinza. O contraste ficou por conta das plantas e dos móveis com detalhes em madeira. 

Área gourmet

Nesta área gourmet com churrasqueira, o Tijolo Inglês escolhido também foi o Marfim. Todos os objetos e móveis escolhidos combinam com o cinza dos tijolinhos, dando a impressão de um ambiente que usa do tom sobre tom. 

Cozinha 

A cozinha acima remete ao típico estilo industrial. Aqui o tipo escolhido de Tijolo Inglês é o Madagascar. A luz amarelada dá um toque bem especial ao ambiente. 

Garagem 

Outro local que pode também ter um charme a mais é a garagem. Acima vemos o Tijolo Inglês Namíbia revestindo a parede do espaço. 

Piso em área externa 

Também temos um projeto com Tijolo Inglês Madagascar revestindo o piso, de um espaço decorado também com plantas. O contraste entre o verde e o marrom escuro fica belíssimo. 

Conheça os produtos da Artemano Premium linha África

A Artemano Revestimentos Naturais conta com quatro tipos de Tijolo Inglês em sua loja online.  

Tijolo Inglês Madagascar

Tijolo Inglês Marfim 

Tijolo Inglês Namíbia 

Tijolo Inglês Tanzânia 

Compartilhar