Artigos

07/04Fernando Barboza

Revestimento para espelho d’água: como criar um ambiente incrível

Se você não tem um espelho d’água em casa, provavelmente já viu alguns deles presentes em cenários de novelas, revistas, e espaços comerciais, certo? Embora num primeiro momento pareça somente um elemento estético na arquitetura, o espelho d’água é bastante funcional, impactando, por exemplo, no melhor aproveitamento de um ambiente. 

Algo bem importante de ter em mente é que os espelhos d’água são diferentes dos lagos ornamentais. É como se um espelho d’água fosse uma piscina com pouca profundidade, pois é projetado em uma área rasa e não conta com peixes ou plantas. 

Ao longo deste artigo traremos dicas inspiradoras sobre o uso desse recurso arquitetônico nos mais variados ambientes da casa, além de mostrar as melhores opções de revestimento natural para espelho d’água. 

Como usar os espelhos d’água para criar ambientes incríveis 

Aqui, na Artemano, já participamos da criação de uma série de projetos envolvendo revestimento natural e espelho d’água. Entre as principais intenções esperadas em cada projeto estavam as seguintes: 

Deixar o jardim mais interessante: afinal, um espelho d’água tem tudo a ver com a ideia de natureza que um jardim representa. É a presença da água é o item perfeito para tornar o espaço verdadeiramente completo em meio às plantas. 

Separar um ambiente do outro: um espelho d’água pode atuar também como divisória entre um ambiente e outro. Exemplo: entre a casa e o jardim; entre o salão de festas e a casa. 

Trazer mais umidade: a presença de água contribui para aumentar a umidade relativa do ar. Isso é bem estratégico em locais secos. Além do mais, proporciona uma sensação de calmaria e bem-estar, principalmente se o imóvel estiver localizado em áreas urbanas.

Dar mais destaque à área de entrada: colocar na entrada da casa um espelho d’água costuma gerar uma sensação de imponência. 

Aproveitar as laterais da casa: quando não há algo específico nas laterais do imóvel, como um jardim, por exemplo, um espelho d’água é capaz de dar um toque especial, fazendo com que aquele espaço seja melhor aproveitado. 

Revestimentos naturais Artemano: mais requinte e sofisticação para os espelhos d’água

Trabalhamos somente com revestimentos premium. Entre as opções de pedras naturais mais escolhidas por arquitetos e profissionais da área para revestir espelhos d’água estão:

Hitam lisa – se você quer um revestimento sem saliências e tonalidade escura. 

Hitam bruta – se você busca por um revestimento com ondulações saliências e tonalidade escura. 

Hijau lisa – se você procura um revestimento sem saliências e tonalidade clara, que permeia entre o verde e o azul. 

Hijau bruta – se você procura um revestimento com ondulações e tonalidade clara, que permeia entre o verde e o azul. 

Pedra Água-marinha – se você prefere um revestimento sem saliências e que permite dar vida a um degradê que vai do branco ao azul, pois quanto mais profunfo, mais azulada ela fica, quanto mais raso o local, mais próxima à cor branca. 

E então, você já conhecia essas opções? Na loja online da Artemano é possível conferir todos os detalhes sobre cada um desses revestimentos para espelho d’água. 

Compartilhar