Artigos

07/04Fernando Barboza

8 tipos de revestimento para banheiro. Qual o ideal para você?

Escolher o melhor tipo de revestimento para banheiro é o segredo para que ele fique incrível. Afinal, esse é o elemento protagonista da decoração desse ambiente: é a primeira coisa que os usuários veem ao abrir a porta. Além disso, precisa se integrar perfeitamente aos demais elementos, como louças, bases das pias e acessórios.

Então, a decisão certa será responsável pelo sucesso do design do banheiro e seu efeito nas pessoas. Por isso, explicamos os principais tipos disponíveis no mercado. Ficou interessado? Continue a leitura!

1. Porcelanato

Uma das opções mais tradicionais para a cobertura dos banheiros e apresenta algumas vantagens que atraem muitos compradores, como:

  • boa resistência;
  • facilidade de instalação;
  • custo-benefício intermediário;
  • diversidade de estampas.

Inclusive, há porcelanatos que imitam as pedras naturais, como o mármore e o granito. Para isso, os fornecedores imprimem uma camada de esmalte colorido na superfície das peças.

No entanto, a popularidade se transformou também em desvantagem. Os ambientes com porcelanato se tornaram comuns e frequentemente sem graça. Por isso, quem quer um banheiro diferenciado deve evitá-los. Caso contrário, você corre o risco de encontrar diversos projetos de revestimento muito parecidos com o seu.

Já as pedras naturais são interessantíssimas nesse sentido. Apesar de terem padrões parecidos, cada peça é única em relação aos detalhes, pois são resultado de milhares de anos de trabalho da natureza. Por outro lado, as estampas dos porcelanatos são feitas em computador e mais previsíveis, sem criar uma impressão forte no visualizador.

2. Piso vinílico

Feito com o polímero plástico PVC (o mesmo utilizado nos canos), o piso vinílico foi pensado como uma alternativa mais barata para os porcelanatos. Como vantagens, apresenta:

  • elevada resistência antes e depois de instalado;
  • facilidade de instalação;
  • manutenção simplificada.

Entretanto, o baixo custo tem seu preço, pois esses revestimentos apresentam uma aparência inferior aos materiais mais tradicionais. Como é feito a partir de um plástico, ele não apresenta o brilho dos porcelanatos e das pedras naturais. Ademais, a menor qualidade da impressão das estampas deixa o ambiente bem artificial.

3. Cerâmicas

As cerâmicas são as “mães” do porcelanato, sendo uma das opções mais antigas para a cobertura dos banheiros. Elas se diferenciam dos seus “filhos” devido à menor espessura das peças, materiais de qualidade inferior e com um processos de fabricação mais simples. Por esses motivos, também são mais frágeis. Mesmo assim, apresentam a vantagem de um custo muito baixo.

A diversidade das estampas também é menor e, geralmente, as pessoas identificam rapidamente o material. Então, em projetos sofisticados, são totalmente não recomendadas.

Apesar de diversos porcelanatos, as cerâmicas e pisos vinílicos tentarem simular a aparência da pedra natural, os resultados não são tão esteticamente satisfatórios. Ao se aproximar do revestimento, as pessoas logo notam a artificialidade da estampa.

Nesse sentido, é mais vantajoso utilizar as matérias-primas originais nos projetos. Hoje em dia, há fornecedores que apresentam peças com altíssima qualidade e de fácil instalação.

4. Seixos

Os seixos não são exatamente um tipo de pedra, mas um recorte de diferentes rochas. São formados por meio da fragmentação de peças maiores e, por isso, os processos de erosão e lixamento naturais os deixam arredondados e lisos, sendo perfeitos para a decoração. Também apresentam formatos e tamanhos diferentes, deixando o ambiente com uma aparência muito mais personalizada.

Contudo, é preciso escolher seixos de materiais mais nobres e de locais diferenciados. Quanto mais exclusivo for o local de coleta, melhor será a impressão que causada. Alguns seixos, por exemplo, são obtidos nas montanhas de ilhas afastadas da Sumatra, na Indonésia. Com eles, você pode conquistar elegância e requinte no banheiro. Entre outras vantagens, estão:

  • resistência térmica;
  • superfície antiderrapante;
  • resistência à corrosão, à umidade e abrasão;
  • resistência aos raios UVA e UVB do sol;
  • propriedades terapêuticas;
  • inserção de seixos artesanal;
  • baixa demanda de manutenção;
  • alta durabilidade;
  • resistência a diversas intempéries.

5. Água marinha

Rocha muito utilizada na decoração devido à sua beleza, sendo também aplicada para a fabricação de joias. Seu principal diferencial é a mudança de cor em contato com a umidade. Quando seca, a água marinha é branca. Molhada, fica com um azul brilhante da cor do mar. Suas vantagens são:

  • resistência térmica;
  • superfície antiderrapante;
  • anticorrosiva;
  • resistência a umidade e abrasão;
  • resistência contra os raios UVA e UVB do sol;
  • além de benefícios para a pele e bem-estar.

6. Pedra Ferro

Também conhecida como Rust Stone, a Pedra Ferro é um revestimento diferenciado para os banheiros, pois seu padrão tridimensional se assemelha à ferrugem, dando um aspecto rústico ao ambiente. Pode ser trabalhada de diversas formas para criar uma cobertura moderna e incrível.

É possível, por exemplo, cortá-las e trabalhá-las em formato hexagonal, muito ligado à contemporaneidade e à inovação. Quando essa mensagem se junta ao aspecto rústico, o diálogo entre dois estilos aparentemente conflitantes traz uma sensação muito forte nos usuários do ambiente. No caso dos banheiros, deve ser utilizada como revestimento para as paredes.

7. Pedra São Tomé

Essa rocha é 100% brasileira e apresenta uma aparência sofisticada. As pedras São Tomé apresentam um padrão muito heterogêneo de cores, que vai desde o branco até o cinza escuro, passando pelo bege. O padrão é irregular, de forma que cada peça é realmente única, podendo ser utilizadas para revestir paredes de banheiros, banheiras e até pias embutidas.

8. Hijau

Por fim, temos outra pedra muito utilizada em ambientes úmidos, devido à semelhança de sua cor com o mar e os leitos de água. A hijau apresenta uma coloração com nuances de verde, que se intensifica à medida que a pedra é molhada, ficando mais delicada e bonita. Suas principais vantagens são:

  • resistência térmica;
  • superfície antiderrapante;
  • resistência à corrosão, à umidade e abrasão;
  • resistência conta os raios UVA e UVB do sol;
  • diversos benefícios para a pele e bem-estar.

Cada tipo de revestimento para banheiro apresenta características bem distintas. A escolha deve se basear no que você prioriza em seus projetos. Quando o assunto é sofisticação e beleza, certamente as pedras naturais se destacam.

Quando se trata de pedras naturais premium, a Artemano oferece os melhores produtos do mercado. Com mais de sete anos de experiência, trabalhamos com materiais de altíssima qualidade que passam pelos melhores processos para criar a cobertura mais impressionante para os seus ambientes.

Quer conhecer as pedras naturais mais bonitas para o revestimento dos mais diversos ambientes? Então, não deixe de acessar o nosso site Artemano! Lá, você poderá conferir imagens dos produtos, bem como suas características e especificações, além de entrar em contato com nossos consultores!

Compartilhar