Artigos

02/07Fernando Barboza

Pedra para piscina: conheça as melhores do mercado e seus benefícios

Bastam alguns minutos de pesquisa na internet, procurando por termos como “piscina de alto padrão” e “piscina em hotéis de luxo” para perceber que ambas possuem algo em comum: a presença de pedras naturais como revestimento. Isso explica porque a procura por pedra para piscina tem crescido exponencialmente nos últimos anos. 

Mas, no fim das contas, quais são os benefícios das opções em pedra para piscina? E mais, quais são os produtos com melhor custo-benefício no mercado? Acompanhe este artigo, confira as principais informações sobre o assunto e identifique qual pedra para piscina melhor se encaixa com o que você precisa. 

7 principais benefícios de pedra para piscina 

Se você está procurando um revestimento natural para revestir sua piscina, vai ficar ainda mais animado ao conhecer os benefícios que vão muito além dos aspectos estéticos. 

1) Robustez 

Para mergulhar, caminhar e se movimentar seguramente dentro da piscina, é estratégico considerar uma opção forte e resistente para revestir o local. Nesse sentido, em comparação a outros produtos comumente utilizados para revestir piscinas, os revestimentos naturais têm maior resistência à flexão e não deixam dúvidas quanto à segurança. 

No entanto, vale seguir todas as instruções e recomendações dos profissionais que atuam nesse mercado, principalmente no momento de selecionar qual pedra para piscina é mais adequada para cada área do local. 

2) Durabilidade 

As pedras naturais são duradouras em comparação a outros materiais fabricados utilizados na construção de piscinas, como os azulejos, por exemplo. Enquanto esses materiais duram apenas décadas, as pedras podem ser manter graciosas por séculos. Prova disso são as famosas construções históricas, existentes até os dias atuais e com milhares de anos, e que foram feitas de revestimentos naturais.  

Mesmo quando as pedras para piscina começam a mostrar algumas características de  desgaste ocasionadas pelo tempo, acabam sendo vistas como algo que faz parte da estética natural e permanecem gerando valor. 

3) Resistência ao calor

As pedras naturais estão entre os melhores materiais para fazer bancadas. Sabe por que? Pois elas possuem uma capacidade incrível de resistência ao calor, tornando-as um excelente material para áreas externas e internas onde o calor poderia danificar a construção.

Para ter ideia, alguns tipos de revestimentos naturais são “mágicos” e permitem caminhar com os pés descalços, mesmo se estivesse em áreas desérticas, pois são atérmicas, como a aquamarine, a hijau e a hitam

4) Facilidade para reparos e manutenção

Manchas em pedra para piscina são fáceis de remover contanto com os produtos certos. Danos mínimos na superfície da pedra dificilmente são visíveis, até porque as pessoas costumam vê-los como um aspecto natural. 

5) Produto ecológico

Estão cada vez mais presentes as discussões sobre produtos que fazem bem ou fazem mal ao nosso organismo. E isso se aplica também no mercado das piscinas. Existem produtos químicos perigosos que acompanham os revestimentos fabricados, como alérgenos e até mesmo substâncias contaminadas. 

A boa notícia é que as pedras são produtos completamente naturais e livres de qualquer substância que possa prejudicar o organismo direta ou indiretamente. 

6) Dupla finalidade 

Antigamente, as pedras costumavam ser utilizadas como elementos estruturais principais na construção de palácios e monumentos, tanto pela questão da robustez e durabilidade quanto pela veia decorativa. 

Sabe o que isso quer dizer? Que você pode usar os revestimentos naturais não apenas como revestimento para piscina, mas como pedra decorativa em meio à piscina. 

Ler artigo >>> Pedras decorativas para parede externa 

7) Produto artesanal

Cada peça de revestimento natural é algo único e exclusivo. Nenhum revestimento natural é igual ao outro, pois envolve algo produzido pela própria natureza. Na linha de lapidação são cortados e analisados um a um para garantir a qualidade e o alto padrão de cada peça. 

Além de tudo isso, há pedras para piscina nos mais variados tamanhos e formatos. Isso facilita para que você consiga encontrar a opção mais adequada de acordo com as suas necessidades. 

Pedras para piscina mais procuradas 

Agora que você está por dentro dos principais benefícios, é possível que esteja ansioso para saber quais as opções de pedra para piscina mais procuradas do mercado, certo? Abaixo fizemos uma seleção de produtos com base nesses mais de 10 anos comercializando revestimentos naturais. 

Hitam

Vamos começar com a pedra Hitam. Ela tem origem vulcânica, mais precisamente ela vem dos vulcões na Indonésia. Costuma ser usada em piscinas de modelos mais típicos, espelhos d’água e piscinas com bordas infinitas. Um dos principais motivos para isso envolve a coloração da Hitam, que permeia entre o acinzentado e o preto intenso. Algo que remete à sofisticação e, além disso, ajuda a manter a piscina aquecida. 

A variedade de formatos disponíveis permite os mais variados usos e aplicações. Na Artemano comercializamos Hitam em: 

Versão bruta 
10 x 10cm 
23 x 7,5cm 

Versão lisa 
10 x 10cm
20 x 20cm 
23 x 7,5cm 
40 x 20cm 
15 x 15cm (hexagon)

Ler artigo >>> Revestimento Hitam: conheça as vantagens e aplicações

Hijau 

É bem provável que você já tenha olhado algumas imagens relacionadas ao mar do Caribe e tenha ficado com uma vontade imensa de mergulhar nelas. E se te dissermos que é possível ter essa mesma sensação toda vez que você olhar para a piscina da sua casa? Seria incrível, não é? Uma pedra para piscina que proporciona justamente esse sentimento bom é a Hijau

A Hijau tem um tom verde cristalino, bem semelhante ao mar do caribe. Quando molhada a coloração esverdeada fica ainda mais intensa, o que dá vida a um tom vibrante, típico de fundo do mar. A aparência é tão maravilhosa que vários hotéis cinco estrelas no mundo têm Hijau em suas piscinas. 

Formatos de Hijau comercializados pela Artemano: 

Versão bruta 
10 x 10cm 
20 x 20cm 
23 x 7,5cm 
15 x 15cm (hexagon)

Versão lisa 
10 x 10cm 
20 x 20cm 
23 x 7,5cm 
15 x 15cm (hexagon)

Ler artigo >>> Hijau em hotéis cinco estrelas pelo mundo

Travertino 

Para revestir as bordas e laterais da piscina, outra maravilhosa opção de pedra para piscina é o mármore Travertino. Ele é formado por depósitos de carbonato de cálcio e apresenta cor bege. O fato de ser poroso faz com que o Travertino tenha uma superfície antiderrapante. 

Formatos e tipos de mármore Travertino comercializados pela Artemano: 

Anticato 23 x 7,5cm  
Anticato 40 x 40cm
Anticato 20 x 20cm
Anticato 10 x 10cm
Borda 30 x 60cm
Borda 20 x 40cm
Rockface 23 x 7,5cm  
Rockface 30 x 10cm

Água Marinha 

O aspecto mais encantador da Água Marinha diz respeito à cor. Quanto mais profundo o local, mais azulada a pedra vai ficando, quando mais raso, mais clara é a Água Marinha. Usando em espelhos d’água e degraus é possível criar um degradê que vai do branco ao azul.

Em relação à origem, a Água Marinha é uma rocha originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão extrema. Ela não absorve calor facilmente, pois é termicamente estável. Outra característica bem positiva para ambientes como piscinas, é o fato dessa pedra ser antiderrapante. 

Formatos de Água Marinha comercializados pela Artemano: 

10 x 10cm

Ler artigo >>> Vera Theodorico fala sobre pedra Aqua Marine

Fique atento aos fornecedores de pedra para piscina

É bem provável que você tenha se encantado com as vantagens das pedras para piscina e também com as características marcantes que elas possuem. No entanto, para que você realmente consiga desfrutar de tudo isso em seu projeto, é bem importante optar por um fornecedor confiável de revestimentos naturais. 

Uma empresa com experiência e reconhecida no mercado, como a Artemano Revestimentos Naturais, garantirá que você receba peças premium, devidamente selecionadas e com origem certificada. 

Caso você esteja em dúvida sobre qual ou quais pedras para piscina melhor se encaixam com o que você precisa, cadastre-se para conversar gratuitamente com um de nossos consultores. Eles estão disponíveis para tirar todas as dúvidas. 

Compartilhar