Artigos

22/12Fernando Barboza

Como cuidar de sua piscina com hijau?

Se você chegou a esse artigo, muito provavelmente já se deparou com a maravilhosa impressão que uma piscina com pedra hijau gera. Não é por acaso que diversos projetos de alto padrão envolvendo SPAs, piscinas e espaços de relaxamento em geral possuam a pedra hijau como protagonista. Esse revestimento natural também é conhecido como green bali e é uma opção perfeita para quem busca requinte, exclusividade e conforto. 

Mas, algo muito importante e que deve ser levado em consideração no momento de planejar uma piscina com hijau envolve os cuidados relacionados à manutenção. Eles são essenciais para preservar o máximo possível as características da hijau. Ao longo desse artigo você confere as principais recomendações. 

Como cuidar da pedra hijau na sua piscina?

Não precisa ficar preocupado, a lista de recomendações é enxuta e fácil de aplicar.

Atenção para os produtos de limpeza 

Sabe aqueles produtos que costumam ser usados para limpar tudo? Exemplo: sabão em pó, sapólio e multiuso. Eles não devem de maneira alguma ser usados na limpeza da piscina com pedra hijau, pois apresentam risco de causar manchas, encardir o revestimento natural e, até mesmo, trazer consequências estéticamente irreparáveis. 

O segredo é simples: usar detergente neutro para remover a gordura, fuligem, além de óleos vegetais e minerais que se acumulam ao longo do tempo na piscina. Basta apenas se atentar às instruções do fabricante e não deixar o detergente secar sobre a pedra hijau. 

Atenção para a água da piscina

Existem alguns parâmetros envolvendo o equilíbrio da água da piscina que exigem monitoramento periódico – pH, cloro livre, alcalinidade e dureza cálcica. Eles devem seguir estes parâmetros: 

  • pH – entre 7,2 e 7,6.
  • Cloro livre – entre 1,0 e 3,0 ppm. 
  • Alcalinidade – entre 80 e 120 ppm. 
  • Dureza cálcica – entre 200 e 400 ppm.

Tanto a questão dos produtos de limpeza quanto os parâmetros relativos à água são capazes de colocar em risco a durabilidade do rejuntamento, do revestimento e dos equipamentos existentes na piscina. Em relação ao equilíbrio dos parâmetros, se ele não estiver de acordo com os números acima pode causar irritação nos olhos. 

Leia também: Manutenção de revestimentos naturais: entenda como funciona

Características comuns envolvendo a pedra hijau na piscina

A pedra hijau é um revestimento natural, por isso cada pedra é única. Com isso em mente, é preciso entender que algumas características podem variar:

  • Existe a possibilidade da pedra hijau ficar com aspecto acobreado em algumas peças, isso acontece por conta do hidróxido de ferro presente na composição.
  • Algumas peças de hijau possuem mais ferro em comparação às outras, por isso pequenos pontos de ferrugem são normais.
  •  Pedacinhos de pedra podem se soltar, mas isso costuma diminuir com o passar do tempo. 

Diferenciais da pedra hijau comercializada pela Artemano

Aqui, na Artemano Revestimentos Naturais, contamos com peças minimamente selecionadas oriundas da Indonésia e de outras regiões asiáticas. Um produto verdadeiramente premium. É possível encontrar hijau nos seguintes formatos: 

  • 10x10cm 
  • 20x20cm
  • 23×7,5cm
  • 15x15cm (hexagonal)

Acesse a nossa loja online e confira todos os detalhes sobre cada um dos formatos da pedra hijau, inclusive a hijau bruta

Compartilhar