Artigos

10/03Fernando Barboza

Saiba como escolher os móveis certos para piscina e jardim!

A área externa é um dos espaços mais gostosos de uma casa, principalmente quando há uma bela piscina, pois isso faz com que passemos momentos bons e longos junto a pessoas que gostamos. Para que essas ocasiões se tornem ainda mais especiais e confortáveis, é preciso escolher com atenção e carinho os móveis para piscina e jardim.

Afinal, planejar a decoração é fundamental para que o lugar fique do jeitinho que você deseja e evitar surpresas desagradáveis pelo caminho. Pensando nisso, separamos dicas incríveis para criar um espaço convidativo e aconchegante para você e seus convidados. Acompanhe!

Decida sobre o objetivo do jardim

O primeiro passo é definir qual será a finalidade principal da área externa. Há diversas formas de explorar o ambiente, como criar um espaço para relaxar, um lugar para festividades e comemorações, um local para cultivar plantas e praticar jardinagem, entre tantos outras. Com isso em mente, pode-se definir quais serão os móveis para piscina e jardim mais adequados ao seu propósito.

Se você quer um lugar mais íntimo para descansar e ler ao ar livre, por exemplo, invista em poltronas, sofás, almofadas, futtons e mesas de apoio para suco, chá e aperitivos. Caso a ideia seja receber convidados, não pode faltar uma mesa grande, cadeiras e bancos para que todos possam se acomodar com conforto.

Se você tem uma área gourmet que seja junto ao jardim, é uma ótima oportunidade para explorar ainda mais o local. Para curtir a piscina, aposte em móveis para curtir a água e os dias quentes, como espreguiçadeiras, redes, mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Se você tem a jardinagem como hobby, o melhor é optar por móveis funcionais, como mesas, cadeiras e peças como cômodas ou pequenos armários para armazenar os equipamentos utilizados e cuidar das suas plantinhas.

Escolha um estilo de decoração

Lembre-se de que o jardim é uma extensão do interior da sua casa, então, deve-se manter a harmonia. Para isso, escolha os móveis para piscina e jardim que sigam o mesmo padrão do seu lar. Confira as dicas de acordo com os principais estilos da atualidade.

Boho-chic

Para fazer referência ao look boêmio contemporâneo, utilize móveis com formas arredondadas e aproveite peças antigas ou com visual vintage para dar um ar rústico ao ambiente, como racks, aparadores e cadeiras.

Para ressaltar o estilo, inclua almofadas, estofados e futtons coloridos e com estampas nas tonalidades terrosas, como marrom, bege, verde-oliva, terracota, mostarda, cáqui e preto.

Moderno

Se a sua casa conta com uma decoração moderna, leve esse estilo também para o jardim. A proposta é criar áreas de socialização com itens simples e minimalistas, mas que destaquem o ambiente. Decks de madeira, caminhos com pedras e móveis com vidro e estrutura em tons claros como o branco, off-white e palha dão sofisticação e modernidade ao jardim.

Outra dica é preferir peças com linhas geométricas e dispor a mobília de modo a facilitar a circulação e ter pouca informação visual.

Industrial

Esse estilo virou uma verdadeira febre na área de decoração. Ele mistura elementos rústicos, modernos e escandinavos que buscam referência em armazéns antigos. Para aplicá-lo em seu jardim, concreto, madeira e metal são os materiais corretos. O cimento queimado pode estar presente em vasos e bancos, por exemplo.

Banquetas e mesas com tampo de madeira e base reta em metal pintado de preto são características marcantes do estilo industrial, então não deixe de tê-las em seu jardim.

Romântico

Um jardim romântico é convidativo e delicado. Móveis brancos e com curvas dão um charme todo especial. O toque fica por conta de mantas, almofadas e futtons em tons claros e estampas leves como o floral.

Para aproveitar a noite em sua área externa, use pendentes com luzes suaves e indiretas para criar um clima intimista e acolhedor. Gazebos com tule ou voil ou, ainda, pergolados com folhagens e flores pequenas são a maneira ideal de se aconchegar de maneira mais reservada e confortável junto ao jardim.

Acerte nos materiais

Agora que você já definiu como utilizará seu jardim e decidiu sobre o estilo que ele terá, é hora de conhecer sobre os materiais mais adequados. Como os móveis para jardim e piscina ficam em área descoberta, enfrentam constantemente as várias condições climáticas, tanto no verão quanto no inverno.

Por isso, é preciso escolher materiais que suportem tais variações sem sofrer danos. A seguir, saiba quais são os materiais mais indicados.

Tecidos

Para as almofadas, futtons e estofados, esqueça tecidos como algodão, veludo e seda e opte pelos sintéticos, como vinil, couro náutico ou outros modelos de acrílico. Mesmo que sejam impermeáveis, o melhor é guardá-los quando não estiverem em uso, pois a sujeira tende a acumular nas dobras. Assim, eles estarão sempre limpinhos para o momento de acomodar as pessoas.

Madeira

É um dos principais materiais utilizados em móveis para área externa. No entanto, é preciso que a madeira tenha recebido tratamento específico para protegê-la da ação do tempo, caso contrário, poderá apodrecer ou sofrer com rachaduras e ressecamento. O MDF, por exemplo, não é indicado, visto que é poroso e se danifica facilmente em contato com a água.

Alumínio

É uma excelente opção para os móveis do jardim com piscina, pois tem uma alta resistência ao sol e chuva e não sofre com corrosão. Outra vantagem é o fato de que as peças em alumínio são bastante leves, podendo ser dispostas de acordo com a ocasião com bastante facilidade.

Plástico

Peças de plástico são leves, práticas de limpar e secar e suportam as variações do clima. No mercado, há uma infinidade de designs e peças com aparência refinada que combinam até mesmo com uma decoração mais sofisticada.

Fibras

Móveis feitos de fibra sintética, natural ou tela resistem muito às variações de temperatura. As cores variam nas diversas nuances de bege e marrom, que combinam com tudo. Há designers variados, permitindo que se façam peças para todos os estilos de decoração.

Há várias formas de aproveitar melhor a sua área externa e criar um ambiente extremamente funcional, bonito e convidativo para passar momentos incríveis junto às pessoas que você gosta. Para isso, a escolha dos móveis para piscina e jardim deve estar alinhada ao propósito do espaço e harmonizar com o restante da decoração da sua casa.

Gostou das dicas sobre como decorar seu jardim com piscina? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, você ajudará seus amigos a se inspirarem também!


Compartilhar