Artigos

26/09 Fernando Barboza

Conheça 4 tipos de iluminação para corredor

Enquanto quartos, salas e outros ambientes da casa recebem toda a atenção durante a escolha dos itens de decoração, o corredor normalmente fica um pouco esquecido. No entanto, não é porque se trata de um local de passagem que ele merece ser sem graça, certo? Pensando nisso, mostramos, agora, como a iluminação para corredor pode fazer toda a diferença!

É importante lembrar que mesmo um ambiente simples, como o corredor, precisa combinar com o décor dos demais espaços, de modo a valorizar o projeto como um todo.

Então, inspire-se em 4 soluções de iluminação para corredor e deixe esse ambiente tão encantador quanto os outros espaços!

1. Use plafons

Plafons são excelentes para compor uma iluminação para corredor mais geral e homogênea. São modernos e elegantes em qualquer formato e material, além de serem grandes aliados de projetos de decoração.

Como os corredores não são ambientes muito grandes, é importante ficar atento ao tamanho dos modelos de plafon escolhidos. Afinal, o excesso de iluminação em um espaço de passagem pode ser tão incômodo quanto em qualquer outro local.

Existem plafons de embutir e de sobrepor, mais comumente em vidro ou acrílico, que podem fornecer luz direta ou indireta para o ambiente. Para escolher entre os diversos modelos, é essencial ter em mente o efeito que se deseja criar no projeto, o tipo de iluminação utilizada nos ambientes adjacentes e o tamanho do corredor.

2. Abuse dos spots de embutir

Spots de embutir são versáteis e permitem criar desde os efeitos mais dramáticos até os mais relaxantes na iluminação para corredor. Por isso, são perfeitos para arquitetos e designers que desejam enriquecer o projeto em sensações e valorização dos espaços.

Aqui, é imprescindível atentar para as características técnicas: tipo de lâmpada e seu fluxo luminoso, ângulo de abertura do facho e temperatura de cor e potência são os principais critérios para compor projetos que apresentem resultados bonitos, corretos e econômicos para o cliente.

Spots centralizados no corredor iluminam de maneira uniforme. Já se instalados bem próximos a uma das laterais — tanto no teto quanto no piso —, valorizam a textura da parede. Por outro lado, os spots direcionáveis são os mais indicados para iluminar quadros e murais de fotografia, por exemplo.

3. Aposte nas lâmpadas dicroicas

As dicroicas, sejam elas convencionais, sejam elas LEDs, proporcionam uma iluminação para corredor uniforme, mesmo com seu formato compacto. Sua aplicação é igualmente bem-vinda em corredores de extensão variada, mas costuma ficar especialmente encantadora naqueles mais compridos, ainda mais quando há diferença na altura do pé direito em relação aos demais espaços.

Isso porque as dicroicas, devido aos materiais incorporados e princípios internos, espalham a luz em todas as direções, fornecendo um brilho muito bonito ao ambiente.

Quando instaladas de maneira alinhada, reforçam a direção visual do corredor e podem até alongar sua extensão. Uma disposição alternada, por sua vez, pode valorizar objetos em ambas as paredes e criar um efeito quase que de luz indireta. Tudo depende dos objetivos do projeto!

4. Invista em luminárias criativas

Outros tipos de luminárias são as opções ideais para quem quer fugir do convencional na iluminação para corredor! De acordo com os modelos escolhidos, é possível seguir estilos variados: contemporâneo, romântico, industrial, rústico e muitos outros.

Em corredores com pé direito alto, é interessante fazer uso de pendentes — vazados, com cristais, em metal: tudo depende da sua criatividade!

Já apostar nas arandelas na iluminação para corredor permite fazer uma distribuição criativa, simulando a existência de texturas ou com fachos desenhando formas geométricas com a luz.

Para valorizar a decoração, além da iluminação para corredor, outras boas estratégias são: fixar quadros com fotografias ou pinturas nas paredes, distribuir souvenirs de viagem em nichos e prateleiras ou, ainda, instalar papéis de parede, espelhos ou revestimentos naturais. Essas soluções com certeza são capazes de deixar qualquer projeto ainda mais inspirador!

Agora que você já conheceu as nossas 4 dicas de iluminação para corredor, saiba agora mesmo tudo sobre iluminação para piscinas!

Compartilhar