Artigos

12/12Fernando Barboza

Durabilidade dos revestimentos naturais: 7 práticas ruins

Os revestimentos naturais de qualidade premium são capazes de durar por séculos. Então, se você já tomou o cuidado de adquirir esses produtos de um fornecedor de confiança, como a Artemano Revestimentos Naturais, o passo seguinte para garantir que as peças se mantenham esteticamente belas e inteiras vai depender muito dos cuidados que você adota. 

É normal que com o passar do tempo as pedras que revestem, principalmente, os espaços externos de um imóvel acumulem sujeira – óleos vegetais e minerais, gorduras, fuligens. Nesse sentido, existem práticas e produtos comuns utilizados para limpar azulejos que jamais devem ser usados, caso você queira estender o máximo possível a durabilidade dos revestimentos naturais. 

Ao longo deste artigo você descobrirá sete principais práticas ruins, bem como medidas que vão ao encontro do ideal para a manutenção dos revestimentos

AS 7 PRÁTICAS RUINS

Primeiramente, desmistifique a ideia de que basta seguir as orientações clássicas da limpeza doméstica. Há uma série de produtos, equipamentos e práticas não indicadas, entre as mais significativas estão estas sete: 

1) usar escovas de limpeza;  
2) usar jatos abrasivos; 
3) usar palha de aço;
4) usar objetos duros ou pontiagudos;
5) usar produtos abrasivos ou com princípio ativo forte – sapólio, água sanitária, amoníaco, hipoclorito de sódio, soda cáustica, querosene, ácidos cítrico;  
6) usar vinagre ou álcool; 
7) não fazer manutenção preventiva de rotina.

Ao adotar qualquer uma das ações acima, você coloca em risco a integridade das peças. Pode ser que momentaneamente você não perceba diferença, mas a médio e longo prazo há comprometimento da qualidade. 

AS BOAS PRÁTICAS 

E se você está se perguntando: “mas o que eu posso fazer para garantir a limpeza e, ao mesmo tempo, a durabilidade dos revestimentos naturais?”, saiba que existem algumas práticas simples e eficazes: 

  • usar sabāo em pedra, de preferência neutro; 
  • usar alvejante neutro;
  • usar detergente neutro; 
  • uma lavadora de pressão em conjunto com o sabão neutro; 
  • não deixar o sabão ou detergente secar na pedra; 
  • cumprir o prazo da manutenção preventiva. 

Leia também: Como fazer a limpeza correta de um ambiente com revestimento natural?

E então, qual das recomendações listadas aqui é nova para você? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco. 

Se você está na fase de escolher qual o melhor revestimento natural para o seu projeto, cadastre-se para receber uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas

Compartilhar