Artigos

03/03Fernando Barboza

Faça uma decoração zen em casa com estas 4 dicas!

Você conhece ou já ouviu falar do estilo de decoração zen? Esse estilo se caracteriza por elementos que conferem paz, tranquilidade e aconchego para os ambientes.

Em função dessas peculiaridades, esse tipo de decoração vem ganhando cada vez mais espaço, o que é super fácil de entender, afinal, criar um ambiente propício para o relaxamento e até mesmo para a meditação é uma estratégia incrível para combater o estresse do dia a dia.

Se você quer saber como fazer uma decoração zen na sua casa, continue a leitura e descubra 4 dicas essenciais para apostar nesse estilo!

1. Use cores que relaxam

Vários estudos, incluindo a psicologia das cores, comprovam que as cores exercem efeitos, provocam sensações e despertam reações sobre os seres humanos.

Sendo assim, vale muito a pena lançar mão desse conhecimento para usar tons que estimulam o descanso e a tranquilidade. As melhores opções para essa proposta são:

Branco

Cor clássica quando o assunto é ressaltar a paz, o equilíbrio e a harmonia.

Azul

A cor azul desperta a calma, a paz e a tranquilidade, sendo uma excelente opção para o espaço da casa que vai receber a decoração zen.

Verde

A cor verde evoca a cura, a generosidade e a calma, sendo outro excelente tom para ser utilizado.

Lilás

O lilás é uma cor muito associada à espiritualidade e às práticas de meditação e yoga, de modo que também funcionará bem se aplicado no ambiente zen.

Essas cores podem ser usadas juntas ou de forma individual. Tudo vai depender do gosto e da personalidade do dono da casa.

2. Invista em materiais naturais

Materiais naturais como madeira, revestimentos naturais, algodão e linho evocam uma atmosfera convidativa para o repouso, relaxamento e reflexão.

Dessa maneira, vale a pena apostar nesses materiais para que a decoração zen fique harmoniosa, bonita e bem enfatizada por esses elementos.

A madeira, por exemplo, pode estar presente em um tapume no chão, recoberto por almofadas de linho e algodão ou outras texturas, como crochê e sisal.

3. Aposte em objetos zen

Os objetos de decoração que vão compor o ambiente também precisam estar alinhados com a proposta zen, a fim de ressaltar o clima do local.

Como a proposta de decoração zen tende a ressaltar os elementos naturais, uma boa ideia é investir em fontes de água (que remetem ao elemento água), plantas e folhagens para um paisagismo temático e velas aromáticas (que remetem aos elementos fogo e ar), que também são boas opções de ornamentação.

4. Abuse da luz natural

Outra sugestão para você ser bem-sucedido na hora de aderir à decoração zen é montar uma organização do espaço que privilegie o uso da luz natural.

Espaços claros e arejados são mais confortáveis e aconchegantes que ambientes escuros e com pouca circulação de ar. Portanto, uma maneira de montar um cantinho agradável em casa é estruturar o local perto de uma janela grande ou até mesmo na varanda de casa.

Seja qual for o lugar que você eleger para fazer seu espaço de decoração zen, saiba que essa é uma tendência que combina com pessoas que buscam uma casa tranquila e confortável com ambientes propícios para relaxar e descansar.

Agora que você já sabe as 4 dicas sobre como fazer uma decoração zen em casa, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com nossas ideias!

Compartilhar