Artigos

09/01Fernando Barboza

Decoração para piscina: 8 dicas para criar um espaço bonito!

Uma área de lazer com piscina valoriza qualquer imóvel e projeto, afinal, esse é um sonho de grande parte das pessoas. Porém, criar uma boa decoração para piscina, ao contrário do que muitos pensam, não é uma tarefa fácil.

Essa decoração deve tanto ter a ver com os moradores e seus desejos, como também ser harmoniosa com as características do espaço, tamanho e também funcional, uma vez que se trata de uma área externa, úmida e bem específica. Quer conferir dicas de como decorar esse ambiente? Então não perca este texto! 

A importância de investir na decoração da piscina

Investir na decoração da piscina é importante para obter um espaço que seja realmente especial, aconchegante, relaxante e bonito. São vários os elementos que podem estar presentes e essa escolha deve ser feita de forma harmônica. 

É importante destacar que um grande desafio nesse momento é fazer algo que não seja “mais do mesmo”, proporcionando um diferencial para cada local e cliente, em vez de replicar a mesma ideia e o mesmo efeito.

A forma de solucionar esse desafio é justamente pelo investimento na decoração, no paisagismo, na iluminação, no mobiliário e, principalmente, na escolha dos revestimentos

As nossas 8 dicas de decoração para piscina

Para obter uma área de piscina decorada, divertida, aconchegante e agradável, existem alguns aspectos que fazem toda a diferença, como a presença de planta, iluminação, móveis, e a aplicação da criatividade e de diferentes efeitos que podem ser obtidos por meio da escolha de revestimentos. 

Em primeiro lugar, é essencial analisar o perfil do cliente, seu estilo e também o que ele deseja, quais seus objetivos, como será o uso da piscina, quem irá utilizá-la. A partir desse conhecimento prévio, as dicas a seguir poderão ser aplicadas de forma mais objetiva e direta, e o resultado final proporcionará a tão desejada satisfação e alegria do cliente. Veja!

1. Inclua plantas no espaço

O paisagismo proporciona que o ambiente da piscina se torne harmonioso, relaxante, mais agradável e bonito. Ele pode ser feito por meio de jardins ou utilizando vasos com diferentes plantas. Esses vasos podem ser de cimento, cerâmica, madeira e demais acabamentos que combinem com o efeito desejado para a área de lazer.

É importante optar por plantas que não soltem muitas folhas para não dificultar a manutenção e limpeza da piscina e do ambiente. Além disso, também é importante escolher plantas que podem ficar expostas ao sol e água, para que se mantenham bonitas e saudáveis.

2. Projete cascatas

As cascatas são uma tendência muito presente em designs criativos e modernos, pois valorizam a arquitetura do ambiente e o som da água proporciona uma experiência relaxante, além da sensação de maior proximidade com a natureza, por remeter a nascentes, por exemplo. Por isso, é possível encontrar diversos modelos de cascata para piscinas, assim como incorporar efeitos de iluminação. 

3. Invista em iluminação

A iluminação é um aspecto que faz toda a diferença em uma área de piscina, tornando-a mais bonita, sofisticada, aconchegante, reduzindo o risco de acidentes e facilitando o uso da área de lazer em ambientes noturnos e inclusive para eventos. 

4. Escolha os móveis com atenção

Os móveis são um diferencial e tanto em relação à beleza quanto ao conforto em um ambiente de piscina. Justamente por isso, atualmente, existem diversas opções de móveis, em diferentes formatos, estilos e materiais — plástico, madeira, alvenaria, alumínio, fibras sintéticas e naturais, impermeáveis, entre outros. Ao escolher o mobiliário, é importante levar em consideração a durabilidade, praticidade e funcionalidade.

5. Coloque um deck

O deck é uma opção relativamente simples e que proporciona uma sofisticação considerável para a área de piscina. Ele pode ser feito em madeira — que é a forma mais conhecida — ou também em outros revestimentos. Uma ideia diferente e que proporciona um lindo efeito é utilizar revestimentos naturais, como pedras e seixos

6. Crie proteções contra o sol

Para áreas que são muito utilizadas, principalmente para reuniões e eventos entre família e amigos, é importante contar com proteções para períodos em que o sol está muito forte e deseja-se descansar, relaxar, conversar ou fazer alguma refeição. Uma opção, além das coberturas tradicionais utilizadas, são os ombrelones, gazebos, pergolados, entre outras. É importante que a escolha seja pensada de forma a valorizar o ambiente também visualmente.

7. Integre ambientes

A integração entre ambientes é uma tendência amada por muitos arquitetos, designers, engenheiros e amantes de decoração. Uma forma de usar essa tendência na área de piscina é incorporar nesse ambiente a área gourmet. Essa opção pode ser adaptada a diversas dimensões e estilos de ambientes, além de ser uma otimização desses espaços, permitindo um uso ainda melhor, inclusive para reuniões e eventos com a família e amigos. 

8. Invista em revestimentos

A escolha dos revestimentos, por si só, já proporciona um grande impacto para a decoração de uma área de lazer e da piscina em si. Por exemplo, eles podem ser escolhidos tanto para a piscina, quanto para decks e para compor a área gourmet e todos os demais componentes do espaço da piscina. Existem diversas opções, como cerâmica, porcelanatos, madeira, cimento, pedras, seixos e demais revestimentos naturais.

A escolha dos revestimentos pode proporcionar diferentes efeitos, uma vez que existe uma grande variedade de revestimentos e que esse podem ser combinados e conjugados entre si, além de também ter influência, inclusive, no relaxamento e uso do ambiente. Isso é possível uma vez que alguns revestimentos naturais são conhecidos por suas propriedades terapêuticas

Um aspecto que não pode ser esquecido ao projetar a decoração para piscina é a segurança e qualidade dos materiais que serão utilizados. Os materiais devem ser próprios para área externa e úmida, sendo resistentes, duráveis e os pisos também devem ser antiderrapantes — evitando acidentes.

Viu só como que por meio dessas dicas de decoração para piscina o resultado será um ambiente harmonioso? Além disso, a qualidade, a beleza, a segurança e o conforto estarão alinhados, assim como o custo-benefício, uma vez que a escolha de produtos adequados é essencial para reduzir despesas com manutenção, limpeza e trocas. 

Então, se gostou desse texto e das dicas, aproveite a visita ao blog e confira o serviço de consultoria gratuita da Artemano sobre revestimentos naturais. Assim, você poderá conhecer opções diferenciadas e implementá-las em projetos e decorações para diversos ambientes, obtendo um resultado totalmente diferenciado e inesquecível. 

Compartilhar