Aprenda a fazer uma decoração de cozinha rústica incrível

decoração de cozinha rústica

A decoração de cozinha rústica é um estilo que oferece bastante personalidade e charme para os ambientes e, por esse motivo, vem sendo muito adotada por aqueles que adoram ter a casa arrumada e em dia com as principais tendências de arquitetura e design.

O estilo rústico confere aos espaços um charme todo especial devido a utilização de materiais orgânicos que evocam a natureza e aquecem na medida os ambientes. Nesse sentido, a paleta de cores acompanha a proposta e costuma ser neutra, com tons de bege e marrom, e quente com pitadas de cor em vermelho.

Pensando em ajudar você a saber mais sobre esse estilo, criando uma decoração de cozinha rústica incrível para seus ambientes, selecionamos algumas dicas para evitar que a decoração do local fique muito “pesada”. Confira!

Planeje a decoração de cozinha rústica

Planejamento é a palavra essencial para quem deseja ter sucesso na reforma dos ambientes da casa. Afinal, na hora de personalizar um espaço é preciso saber exatamente o que se deseja do projeto e ter em mente todos os detalhes envolvidos para que a obra saia exatamente como se deseja.

Sendo assim, é interessante procurar por um arquiteto ou designer de interiores de confiança que esteja habituado com essa proposta. Além disso, é vital conversar com o profissional a fim de esclarecer dúvidas, relatar expectativas e alinhar o que será possível esperar como resultado. Essa é a melhor maneira de ficar completamente satisfeito com a decoração de cozinha rústica.

Aposte na mistura de texturas

A melhor ideia para quem deseja mudar a “cara” do ambiente e rapidamente transformá-lo em uma cozinha rústica é apostar na mistura de texturas, já que a decoração nesse estilo é muito caracterizada por elementos naturais como a madeira, o ferro, as pedras e os revestimentos brutos.

Essa mistura proporciona um aspecto visual bastante interessante e nada monótono, resultando em muito aconchego nos espaços em que é utilizada. Nesse caso, o recomendado é que se inclua na proposta de decoração tecidos igualmente rústicos e naturais como algodão, crochê e linho que podem ser usados nos detalhes dos tapetes, cortinas e toalhas de prato.

Use contraste de cores

Ainda com o objetivo de criar um ambiente harmônico e que não seja visualmente pesado, o contraste de cores vai funcionar como ponto de equilíbrio na decoração. Logo, a sugestão é que os tecidos sejam de cores neutras como branco e bege, ou cores mais quentes, como vermelho e laranja, para levar para o espaço um clima de conforto e bem-estar.

Nesse sentido, as folhagens e os elementos decorativos em verde também podem contribuir para criar uma atmosfera campestre muito interessante para a decoração rústica. Para complementar, papel de parede na cozinha também pode ajudar.

Invista na iluminação natural

Já a iluminação natural é um elemento muito importante para que o ambiente não fique excessivamente escuro por conta da cor dos materiais utilizados, já que a madeira e o ferro são itens de cor mais fechada e densa.

Com o uso adequado da luz natural é possível balancear os materiais usados e conquistar um ambiente muito agradável, daquele tipo que dá vontade de ficar bastante tempo conversando com a família ou com os amigos. Para lançar mão desse recurso a ideia é investir em janelas grandes e espaçosas ou claraboias estrategicamente posicionadas no meio da cozinha.

Com tudo o que citamos ao longo do texto, esperamos que seja mais fácil tomar as decisões certas para tornar sua cozinha muito mais aconchegante e agradável com a utilização da decoração rústica.

Agora que você já aprendeu a fazer uma decoração de cozinha rústica incrível, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com as nossas dicas!


artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também