Artigos

23/01Fernando Barboza

Decoração Shabby Chic: conheça melhor essa tendência!

Uma decoração shabby chic consegue transformar qualquer ambiente em um refúgio de paz e tranquilidade. O estilo mistura elementos rústicos, românticos e modernos, criando espaços únicos e extremamente elegantes. Por isso, tem se tornado a escolha de muitas pessoas e virou uma tendência bastante forte no setor de arquitetura e design de interiores.

Desse modo, é essencial que você esteja por dentro desse estilo. Com as dicas que apresentaremos neste post, você verá como é fácil aplicar a decoração shabby chic em seus projetos e se destacar em sua área. Acompanhe!

Afinal, o que é decoração shabby chic?

Em uma tradução livre, shabby chic pode ser interpretado como chique simples ou chique desgastado. Esse estilo é inspirado nas casas de campo da França e da Inglaterra. Ele ganhou muita força nos Estados Unidos em meados de 1990 e recentemente chegou ao Brasil, onde agradou inúmeras pessoas.

Esse décor harmoniza elementos antigos e modernos com toque suave e feminino. Assim, traz o encanto bucólico com um ar mais atual, elegante e bem iluminado. As características mais fortes são cores pastéis, rendas, flores, móveis vintage, pátina e metal levemente desgastado.

Esses itens têm muita presença, então é preciso cuidar para não exagerar e deixar o ambiente caricato demais. Para isso, é preciso equilibrar o antigo com o moderno. A parte contemporânea fica por conta de objetos decorativos mais atuais e sobriedade na medida certa.

Como aplicar o estilo em projetos decorativos?

O shabby chic é construído nos detalhes, como tecidos, texturas, cores e materiais. Para ajudar você a compor o estilo em seus projetos, nós explicamos melhor a seguir.

Cores

Tons suaves, claros e pastéis são o grande diferencial da decoração shabby chic. O branco deve predominar como base, sendo enriquecido com as chamadas candy colors, como rosa, azul, amarelo, lilás e verde. Aliás, o verde-água claro, ou verde-menta, é a cor chave para o próximo ano. Então, aposte nesses tons para paredes, cortinas, móveis, almofadas e tapetes.

Materiais

O estilo mescla o ferro, a madeira e o metal. No entanto, eles devem apresentar leves desgastes. Esse efeito é conseguido com a aplicação de pátina, que deixa os itens com um ar levemente gasto. Móveis vintage em madeira com aplicação de pátina, quadros e espelhos ovalados ou redondos com moldura em metal suavemente desgastada não podem faltar na decoração shabby chic.

Estampas

O floral e o xadrez reforçam a proposta romântica e vintage. Elas podem ser utilizadas em conjunto, desde que as cores sejam da mesma paleta. Utilize sem medo essas estampas no estofado de poltronas, mantas sobre o sofá, roupa de cama, toalha de mesa e onde mais sua criatividade mandar.

Complementos

Arranjos com flores em tons claros e em vasos ou jarros de vidro dão mais vida ao ambiente. Candelabros, porcelana, relógios antigos podem contrastar com luminárias com estilo mais moderno e minimalista e peças em inox, por exemplo. Lembre-se de que o passado e o presente devem estar marcando presença no mesmo ambiente.

Como combinar com os revestimentos?

Como mencionamos, a decoração shabby chic tem elementos rústicos. Então, além da madeira, o revestimento com pedras naturais é o ideal, seja para a parte interna, seja para a externa. No entanto, cuide para as cores das pedras estejam de acordo com a proposta. A acqua marine é uma opção excelente, pois é quase branca e tem aspecto clean e refinado. Como é bastante versátil, pode ser utilizada para revestir paredes ou pisos, o que dá um leque grande de opções.

Do mesmo modo, a pedra hijau é uma alternativa que casa muito bem com o estilo, pois apresenta nuances de verde azulado e também pode ser aplicada em pisos, paredes, ambientes internos e externos.

Agora que você já conhece melhor a decoração shabby chic, não deixe de incluí-la em seus projetos para encantar seus clientes. A mistura do revestimento natural equilibra a modernidade e sofisticação com os elementos vintage. Assim, o estilo pode ser utilizado em qualquer ambiente.Gostou de conhecer essa tendência? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas se inspirem com essa tendência encantadora!

Compartilhar