Decoração Shabby Chic: conheça melhor essa tendência!
Uma decoração shabby chic consegue transformar qualquer ambiente em um refúgio de paz e tranquilidade. O estilo misturaelementos rústicos, românticos e modernos, criando espaços únicos e extremamente elegantes. Por isso, tem se tornado a escolha de muitas pessoas e virou uma tendência bastante forte no setor de arquitetura e design de interiores.
Desse modo, é essencial que você esteja por dentro desse estilo. Com as dicas que apresentaremos neste post, você verá como é fácil aplicar a decoração shabby chic em seus projetos e se destacar em sua área. Acompanhe!
Afinal, o que é decoração shabby chic?
Em uma tradução livre, shabby chic pode ser interpretado como chique simples ou chique desgastado. Esse estilo é inspirado nas casas de campo da França e da Inglaterra. Ele ganhou muita força nos Estados Unidos em meados de 1990 e recentemente chegou ao Brasil, onde agradou inúmeras pessoas.
Esse décor harmoniza elementos antigos e modernos com toque suave e feminino. Assim, traz o encanto bucólico com um ar mais atual, elegante ebem iluminado. As características mais fortes são cores pastéis, rendas, flores, móveis vintage, pátina e metal levemente desgastado.
Esses itens têm muita presença, então é preciso cuidar para não exagerar e deixar o ambiente caricato demais. Para isso, é preciso equilibrar o antigo com o moderno. A parte contemporânea fica por conta de objetos decorativos mais atuais e sobriedade na medida certa.
Como aplicar o estilo em projetos decorativos?
O shabby chic é construído nos detalhes, como tecidos, texturas, cores e materiais. Para ajudar você a compor o estilo em seus projetos, nós explicamos melhor a seguir.
Cores
Tons suaves, claros e pastéis são o grande diferencial da decoração shabby chic. O branco deve predominar como base, sendo enriquecido com as chamadas candy colors, como rosa, azul, amarelo, lilás e verde. Aliás, o verde-água claro, ou verde-menta, é a cor chave para o próximo ano. Então, aposte nesses tons para paredes, cortinas, móveis, almofadas e tapetes.
Materiais
O estilo mescla o ferro, a madeira e o metal. No entanto, eles devem apresentar leves desgastes. Esse efeito é conseguido com a aplicação de pátina, que deixa os itens com um ar levemente gasto. Móveis vintage em madeira com aplicação de pátina, quadros e espelhos ovalados ou redondos com moldura em metal suavemente desgastada não podem faltar na decoração shabby chic.
Estampas
O floral e o xadrez reforçam a proposta romântica e vintage. Elas podem ser utilizadas em conjunto, desde que as cores sejam da mesma paleta. Utilize sem medo essas estampas no estofado de poltronas, mantas sobre o sofá, roupa de cama, toalha de mesa e onde mais sua criatividade mandar.
Complementos
Arranjos com flores em tons claros e em vasos ou jarros de vidro dão mais vida ao ambiente. Candelabros, porcelana, relógios antigos podem contrastar com luminárias com estilo mais moderno e minimalista e peças em inox, por exemplo. Lembre-se de que o passado e o presente devem estar marcando presença no mesmo ambiente.
Como combinar com os revestimentos?
Como mencionamos, a decoração shabby chic tem elementos rústicos. Então, além da madeira, orevestimento com pedras naturais é o ideal, seja para a parte interna, seja para a externa. No entanto, cuide para as cores das pedras estejam de acordo com a proposta. A acqua marine é uma opção excelente, pois é quase branca e tem aspecto clean e refinado. Como é bastante versátil, pode ser utilizada para revestir paredes ou pisos, o que dá um leque grande de opções.
Do mesmo modo, a pedra hijau é uma alternativa que casa muito bem com o estilo, pois apresenta nuances de verde azulado e também pode ser aplicada em pisos, paredes, ambientes internos e externos.
Agora que você já conhece melhor a decoração shabby chic, não deixe de incluí-la em seus projetos para encantar seus clientes. A mistura do revestimento natural equilibra a modernidade e sofisticação com os elementos vintage. Assim, o estilo pode ser utilizado em qualquer ambiente.Gostou de conhecer essa tendência? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas se inspirem com essa tendência encantadora!
Arquiteto Fernando Barboza. Especialista em importação, comércio e logística de revestimentos naturais. Construtor e gestor de projetos urbanos, corporativos, paisagistas e residenciais.