Decoração Shabby Chic: conheça melhor essa tendência!

como criar uma decoracao shabby chic

Uma decoração shabby chic consegue transformar qualquer ambiente em um refúgio de paz e tranquilidade. O estilo mistura elementos de decoração rústicos, românticos e modernos, criando espaços únicos e extremamente elegantes. Por isso, tem se tornado a escolha de muitas pessoas e virou uma tendência bastante forte no setor de arquitetura e design de interiores.

Desse modo, é essencial que você esteja por dentro desse estilo. Com as dicas que apresentaremos neste post, você verá como é fácil aplicar a decoração shabby chic em seus projetos e se destacar em sua área. Acompanhe!

Afinal, o que é decoração shabby chic?

Em uma tradução livre, shabby chic pode ser interpretado como chique simples ou chique desgastado. Esse estilo é inspirado nas casas de campo da França e da Inglaterra. Ele ganhou muita força nos Estados Unidos em meados de 1990 e recentemente chegou ao Brasil, onde agradou inúmeras pessoas.

Esse décor harmoniza elementos antigos e modernos com toque suave e feminino. Assim, traz o encanto bucólico com um ar mais atual, elegante e bem iluminado. As características mais fortes são cores pastéis, rendas, flores, móveis vintage, pátina e metal levemente desgastado.

Esses itens têm muita presença, então é preciso cuidar para não exagerar e deixar o ambiente caricato demais. Para isso, é preciso equilibrar o antigo com o moderno. A parte contemporânea fica por conta de objetos decorativos mais atuais e sobriedade na medida certa.

Como aplicar o estilo em projetos decorativos?

decoracao shabby chic com estilo rustico simples

O estilo shabby chic é construído nos detalhes, como tecidos, texturas, cores e materiais. Para ajudar você a compor em seus projetos, nós explicamos melhor a seguir.

Cores

Tons suaves, claros e pastéis são o grande diferencial da decoração shabby chic. O branco deve predominar como base, sendo enriquecido com as chamadas candy colors, como rosa, azul, amarelo, lilás e verde o que dará um toque romântico à decoração. Aliás, o verde-água claro, ou verde-menta, é a cor chave para o próximo ano. Então, aposte nesses tons para paredes, cortinas, móveis, almofadas e tapetes.

Materiais

O estilo mescla o ferro, a madeira e o metal. No entanto, eles devem apresentar leves desgastes. Esse efeito é conseguido com a aplicação de pátina, que deixa os itens com um ar levemente gasto. Móveis vintage em madeira com aplicação de pátina, quadros e espelhos ovalados ou redondos com moldura em metal levemente desgastada não podem faltar para dar um aspecto rústico à decoração shabby chic.

Estampas

O floral e o xadrez reforçam a proposta de decoração romântica e vintage. Elas podem ser utilizadas em conjunto, desde que as cores sejam da mesma paleta. Utilize sem medo essas estampas no estofado de poltronas, mantas sobre o sofá, roupa de cama, toalha de mesa e onde mais sua criatividade mandar.

Complementos

Arranjos com flores em tons claros e em vasos ou jarros de vidro dão mais vida ao ambiente. Candelabros, porcelana, relógios antigos podem contrastar com luminárias com estilo mais moderno e minimalista e peças em inox, por exemplo. Lembre-se de que o passado e o presente devem estar marcando presença no mesmo ambiente.

Como combinar com os revestimentos?

decoracao shabby chic com estilo romantico

Como mencionamos, a decoração shabby chic tem elementos rústicos. Então, além da madeira, o revestimento com pedras naturais é o ideal, seja para a parte interna, seja para a externa. No entanto, cuide para que as cores das pedras estejam de acordo com a proposta. A acqua marine é uma opção excelente, pois é quase branca e tem aspecto clean e refinado. Como é bastante versátil, pode ser utilizada para revestir paredes ou pisos, o que dá um leque grande de opções.

Do mesmo modo, a pedra hijau é uma alternativa que casa muito bem com o estilo, pois apresenta nuances de verde azulado e também pode ser aplicada em pisos, paredes, ambientes internos e externos.

Agora que você já conhece melhor a decoração shabby chic, não deixe de incluí-la em seus projetos para encantar seus clientes. A mistura do revestimento natural equilibra a modernidade e sofisticação com os elementos vintage. Assim, o estilo pode ser utilizado em qualquer ambiente.Gostou de conhecer essa tendência? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas se inspirem com essa tendência encantadora!

artemano

artemano

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Vamos conversar sobre o seu projeto exclusivo?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreender você!

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

E-book

Conquiste mais clientes em seus projetos de arquitetura

Uma parceria entre a Artemano Revestimentos Naturais e Leandro Sumar, diretor criativo da Sumar Arquitetura & Design

Sua paixão é criar ambientes magníficos e com design de alto padrão?

Deixe a nossa maestria e produtos diferenciados surpreenderem você!

Veja também